Mapa Pergaminho

E-BAY - Plataforma pioneira na intermediação de compra e venda de produtos na internet, o eBay foi fundado em 1995. No ano passado o faturamento ultrapassou os 17 bilhões de dólares.

BEST BUY - A Best Buy, maior rede de varejo de eletrônicos do mundo, é também um gigante no e-commerce. Cerca de 13% das vendas da marca são feitas pela internet, o que resulta em um faturamento de mais de 5 bilhões de dólares por ano, só com a loja virtual.

TERRA DOS GIGANTES DESBRAVADORES - Não existe definição melhor para eles do que gigantes. Pioneiros no e-commerce, eles desbravaram o mercado e são referências mundiais até hoje. Embora esteja em vias de ser superado pela China, o mercado norte-americano ainda é líder nas vendas globais pela internet, tendo faturado 238 bilhões de dólares em 2014, segundo a AT Kearney.

AMAZON - Aos 30 anos, Jeff Bezos percebeu que o futuro do comércio estava na internet. Largou seu emprego e, em 1994, abriu a Amazon. Ela se tornaria uma das maiores empresas do planeta, faturando 88 bilhões de dólares em 2014. Está no Brasil desde dezembro de 2012.

RAKUTEN - A Rakuten é uma empresa de e-commerce de origem japonesa que vende de tudo, de alimentos a roupas de bebê. Em 2014, a marca faturou 598 bilhões de ienes, cerca de 4,8 bilhões de dólares. Inaugurada em 1997, chegou ao Brasil oficialmente em 2011. Estima-se que 80% dos internautas japoneses sejam clientes da Rakuten.

FLIPKART - O e-commerce foi fundado em 2007, em Cingapura, mas opera em Bangalore, na Índia. A marca, que segue a tendência de vender de tudo, chamou a atenção de fundos de investimentos como Naspers e Tiger Global, e em pouco tempo já se tornou o maior e-commerce da Índia, faturando 1 bilhão de dólares no último ano.

TRIÂNGULO INDIANO - A Índia vem crescendo no mundo do varejo digital. Apesar das limitações tecnológicas que fazem com que apenas 69% da população tenha acesso ilimitado à internet, o país já tem cerca de 39 milhões de e-consumidores. No ano passado o faturamento do e-commerce indiano cresceu 27%, chegando aos 3,8 bilhões de dólares, de acordo com levantamento da AT Kearney.

SNAPDEAL - Com matriz em Nova Délhi, a SnapDeal começou a operar em 2010 e hoje já é considerada uma das maiores lojas virtuais da Índia, tendo um catálogo de 10 milhões de produtos nas mais variadas categorias, de eletrônicos a roupas. Em 2014, a meta da empresa era atingir a receita de 1 bilhão de dólares.

JABONG - E-commerce indiano focado em produtos de beleza, moda e lifestyle. Tem apenas 3 anos de vida, mas já chega à marca impressionante de 7 mil pedidos por dia e está em busca do seu primeiro bilhão em faturamento. É uma das empresas do Grupo Rocket, que ajudou a criar grandes e-commerces no Brasil, como Mobly, Dafiti e Westwing.

GROUPON - Fundado em 2008, o Groupon liderou o mercado de compras coletivas em diversos países. Ao abrir seu capital em 2011, a empresa foi avaliada em 13 bilhões de dólares. Mas desde então, a trajetória da empresa na bolsa é de declínio. Suas ações, que chegaram a valer mais de 26 dólares, hoje estão na casa dos 5 dólares.

DESERTO DAS COMPRAS COLETIVAS - Em meados do ano de 2010, a onda das compras coletivas chegou com força total no Brasil. Na época, foram contabilizadas mais de 2 mil empresas atuando no segmento. Porém, a febre passou e os poucos players que restaram no mercado tiveram que reinventar seu modelo de negócio para sobreviver.

PEIXE URBANO - Pioneiro no modelo de compras coletivas no Brasil, o Peixe Urbano chegou a ter mais de mil funcionários e faturar mais de 350 milhões de reais ao ano. Passada a moda, teve que reestruturar sua operação, demitir funcionários e mudar seu leque de ofertas.

JINGDONG - Mais conhecida como JD.com, a Jingdong é um varejo online chinês que vende artigos variados, de moda e beleza a artigos de tecnologia e eletrodomésticos. Criada em 1998, passou a atender o mundo todo em 2012. No ano passado, suas vendas cresceram 73%, registrando receita líquida de 5,6 bilhões de dólares.

ALIBABA - Dono de alguns dos sites que mais faturam no mundo, como Aliexpress e Taobao, o grupo Alibaba nasceu em 1999, já com foco nas vendas online. Hoje tem 279 milhões de compradores ativos, faturou 12 bilhões de dólares em 2014 e ainda protagonizou o maior IPO da história. O grupo chinês levantou mais de 25 bilhões de dólares em sua abertura de capital na bolsa em setembro do ano passado.

IMPÉRIO ASIÁTICO - Os asiáticos vêm cada vez mais dominando o e-commerce. Segundo o relatório Global Retail E-commerce Index, da AT Kearney, em 2014 a China já era o 2º maior mercado de e-commerce do planeta, enquanto o Japão ocupa o 4º lugar no ranking. A Índia ainda galga seu espaço, mas já tem alguns e-commerces bilionários em seu território.

AMERICANAS - A marca foi fundada em 1929 e, em 1999, computou o seu primeiro pedido online. Hoje vende para mais de 10 milhões de clientes e tem um portfólio de 500 mil produtos. Em 2014, a receita da empresa, somando vendas físicas e virtuais, foi de 18,5 bilhões de reais.

B2W - Líder no varejo online no Brasil, a B2W nasceu em 2006, da fusão entre a Americanas e o Submarino. Em março de 2007, foi a vez do Shoptime se unir à empresa. Em 2014 a B2W teve receita superior a 9,1 bilhões de reais.

SUBMARINO - Um dos pioneiros do e-commerce no Brasil, o Submarino foi criado em 1999. Em novembro de 2006, anunciou a fusão com a até então concorrente Americanas.com e constituiu o império B2W. No momento da fusão, a nova empresa foi avaliada em 8 bilhões de reais.

SHOPTIME - O Shoptime começou como um canal de televendas da Globosat, que estreou em 1995. Em 1999, passou a atuar também na internet, tornando-se a terceira grande potência do e-commerce a atuar no Brasil. Em 2007 a marca foi comprada pela B2W por 126,7 milhões de reais.

NOVA PONTOCOM - Quando o Grupo Pão de Açúcar (GPA) se uniu às Casas Bahia em 2009, a Nova Pontocom foi criada para concentrar as operações online dos grupos, incluindo sites do Pontofrio, Extra e Casas Bahia, entre outros. Em maio de 2014, a Nova Pontocom se fundiu com o grupo francês Cdiscount, criando a Cnova, que faturou 5,5 bilhões de reais em 2014.

EXTRA - Nascida em 1989 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a marca começou apenas como uma rede de supermercados, expandindo suas áreas de atuação ao inaugurar a bandeira Extra Eletro, de eletrônicos. Em 2013 foi inaugurado o marketplace online da rede.

PONTOFRIO - A marca nasceu em 1946 no Rio de Janeiro e foi uma das pioneiras na internet brasileira. Em 1996, lançou seu primeiro site que, inicialmente, servia apenas para consulta de produtos.

CASAS BAHIA - As Casas Bahia estão no mercado há mais de 60 anos, mas a rede demorou para entrar no e-commerce, lançando suas operações online apenas em 2008. Apesar da entrada tardia, é um dos maiores players do seu nicho.

MAGAZINE LUIZA - Fundada no interior de São Paulo, em 1957, a Magazine Luiza foi uma das pioneiras a desbravar o e-commerce brasileiro, em 1999. Famosa por suas iniciativas inovadoras no Facebook e Twitter, faturou 11,5 bilhões de reais em 2014, sendo que quase 20% correspondem a vendas pela internet.

WALMART - Tradicional marca de varejo americana, o Walmart chegou ao Brasil apenas em 1995. No mundo todo, a estimativa de faturamento do e-commerce chega aos 12,5 bilhões de dólares. Em 2013, a rede reforçou investimentos no Brasil para ganhar espaço no mercado online latino-americano.

KABUM - E-commerce especializado em materiais de informática e eletrônicos, foi criado em 2003. Tem 15 mil produtos em seu portfólio e, de acordo com o CEO Leandro Ramos, vem crescendo 100% ao ano.

TERRITÓRIO HIGH TECH - Juntas, as categorias de eletrônicos e informática representam 9,9% das compras online dos brasileiros, segundo pesquisa do E-bit. Esse volume aumenta quando se fala em sites internacionais: 31% das compras dos brasileiros em sites estrangeiros são de eletrônicos, o que torna essa modalidade de produtos a segunda mais procurada em lojas de fora do país.

RICARDO ELETRO - Ricardo Nunes inaugurou a marca em 1989, aos 18 anos de idade, já com a proposta que mantém até hoje: lutar pelo preço mais baixo. A política se mantém na internet. O Ricardo Eletro faz parte da holding chamada Máquina de Vendas que, em 2013, faturou 7,5 bilhões de reais.

FAST SHOP - A FastShop começou em 1986, como uma concessionária da Yamaha que vendia motos, peças e outros produtos. Só em 1991 é que a marca se reinventou para se tornar uma varejista de eletrodomésticos. Em 2000, inaugurou seu e-commerce, que está entre os maiores da categoria.

SHOP FÁCIL - O ShopFácil é um e-commerce criado em 2000 e mantido pelo Bradesco. A plataforma reúne ofertas de outras grandes lojas, como Walmart, PontoFrio, Casas Bahia e Extra. Seu tráfego é alimentado pelos clientes do internet banking do banco.

COMÉRCIO ELETRÔNICO - O Brasil ocupa atualmente a 21ª posição no ranking de maiores mercados de e-commerce, segundo o levantamento do Global Retail E-commerce Index. No ano passado, o faturamento chegou a 35,8 bilhões de reais, de acordo com dados do E-bit. A estimativa é que neste ano a receita seja de 43 bilhões de reais.

SARAIVA - Fundada em 1914, pelo imigrante português Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, a rede comprou a rival Siciliano em 2008, por 60 milhões de reais. Em 2014, a livraria divulgou faturamento de 561 milhões de reais só no e-commerce.

ESTADOS UNIDOS DA LEITURA - Os livros estão em 5º lugar entre os produtos mais buscados em lojas virtuais, representando 7,7% das compras dos brasileiros, segundo o E-Bit.

KALUNGA - A Kalunga começou como uma papelaria na Vila Mariana, em São Paulo, em 1972. A loja virtual hoje é a maior fonte do faturamento da empresa, que totaliza 1,7 bilhão de reais. A loja tem cerca de 11 mil itens e 11 milhões de usuários cadastrados.

LIVRARIA CULTURA - Fundada por Eva Herz, a Livraria Cultura abriu as portas em 1947. A estimativa para 2014 era alcançar os 500 milhões de reais em faturamento, juntando as vendas do mundo físico e virtual.

FEDERAÇÃO DOS MÓVEIS E DECORAÇÃO - O Ebit estima que 7,8% das compras realizadas no país são de itens para mobiliar e decorar a casa, o que torna a categoria a 4º mais popular no país.

LEROY MERLIN - A Leroy Merlin comercializa desde materiais para construção até decoração. Foi fundada em 1923, na França, e em 1998 chegou ao Brasil. Apenas em 2014 começou a vender pela internet no país, mas já se destaca no seu nicho.

MOBLY - Fundado em 2011, o e-commerce de móveis e decoração recebeu mais de 80 milhões de reais em investimentos e hoje é avaliado em mais de 500 milhões de reais. O faturamento mensal no ano passado chegava a 15 milhões de reais.

TOKSTOK - Especialista no ramo de construção e decoração, nasceu em 1987. Em 2012, o grupo americano Carlyle comprou 60% da empresa, por um valor estimado em 700 milhões de reais. A previsão para 2014 era de um faturamento em torno de 1,5 bilhão de reais.

NETSHOES - Quando foi fundada em 2000, as lojas eram estritamente físicas, apesar do nome “net”. Em 2002 a Netshoes entrou no e-commerce e cinco anos depois passou a atuar somente na internet. No ano passado, seu faturamento foi estimado em 1,2 bilhão de reais.

REINO DA MODA - De acordo com o E-bit, as roupas e acessórios ficaram em segundo lugar na preferência do e-consumidor, com 14,4% das compras, perdendo apenas para o setor de cosméticos. Os brasileiros também consomem em peso os itens de moda em sites estrangeiros, principalmente nos chineses. Dos brasileiros que compram produtos da China, 52% procuram produtos relacionados a moda.

ENJOEI - O Enjoei nasceu em 2009 como um brechó online em formato de blog. Em 2014, negócio faturou 30 milhões de reais. A previsão para 2015 é que o faturamento fique entre 80 e 100 milhões de reais.

KANUI - Focada em artigos de esporte, a Kanui faturou 202 milhões de reais em 2014 e atingiu seu ponto de equilíbrio. Em 2015, a previsão é de crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Em julho de 2014, a Dafiti anunciou a aquisição da Kanui, juntamente com a Tricae, loja de produtos para bebê. Ambas já faziam parte do Grupo Rocket.

CENTAURO - A marca faz parte do grupo SBF e foi fundada em 1981, ainda no meio offline. Hoje é uma das maiores no segmento de artigos esportivos e seu faturamento é estimado em 2,4 bilhões de reais. Em 2014, a empresa divulgou que o e-commerce da marca cresceu mais de 80%, o que influenciou diretamente o aumento da receita.

ELO 7 - Principal site de compra e venda de artesanato do país, a Elo 7 tem 2,5 milhões de produtos cadastrados na plataforma e 9 milhões de visitas mensais.

DAFITI - Com quatro anos de vida, a empresa recebeu 50 milhões em aporte do Grupo Rocket, um dos maiores grupos de investimento em e-commerce no mundo. De acordo com a Exame, no ano passado a loja teve receita de 592 milhões de reais e recebeu cerca de 9 milhões de visitas por mês.

COMPARAÇÃO DE PREÇO - Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 56% das pessoas que compram na internet utilizam plataformas de comparação de preço. Esse dado revela a importância que essas ferramentas têm na decisão de compra do cliente.

MERCADO LIVRE - Com sede em Buenos Aires, Argentina, é uma das mais utilizadas plataformas de compra e venda de produtos na América Latina. Em 2014, sua receita foi de 556,5 milhões de dólares, resultado de 46,3 milhões de transações realizadas nos seus domínios.

OLX - Fundada na Argentina em 2008, a OLX é uma empresa de publicação de anúncios online que atua em 118 países. O grupo Naspers, que administra a OLX, anunciou ano passado a compra do concorrente brasileiro Bom Negócio.

BUSCAPÉ - Um dos serviços pioneiros da internet brasileira, o comparador de preços foi aberto ao público em junho de 1999. Em 2009, a Naspers, grupo sul-africano que investe em negócios de tecnologia, adquiriu a empresa por 342 milhões de dólares.

ZOOM - O Zoom é outra ferramenta que ajuda o consumidor na hora de pesquisar preços e lojas. Lançado em 2010, no ano passado registrava 15 milhões de visitas por mês. Para se destacar do maior rival, Buscapé, mantém uma ouvidoria que atende os clientes em caso de problemas com pedidos feitos por meio do site.

DECOLAR - A Decolar.com é um braço da argentina Despegar.com. A empresa recebeu investimento da Tiger Global Management, um dos mais importantes fundos de capital de risco do mundo. Este ano a Expedia Inc. anunciou um investimento de 270 milhões de dólares na gigante do turismo online.

ILHA DAS PASSAGENS AÉREAS - De acordo com pesquisa da E-consulting, o turismo online movimentou 13,6 bilhões de reais em 2014. A expectativa para esse ano é que o montante chegue a 17,6 bilhões de reais.

TRIPADVISOR - Site que compila informações, comentários e opiniões sobre viagens e turismo e compara preços para que o cliente encontre a opção mais barata para viajar. Foi lançado em 2000 e, no ano passado, ultrapassou 1,2 bilhão de reais em faturamento.

TAM - Empresa brasileira de linhas aéreas que nasceu em 1961 em Marília, no interior de São Paulo. Em 2012, a marca se tornou propriedade da chilena LAN Airlines, que anunciou ter faturado 12,4 bilhões de dólares no ano passado.

SUBMARINO VIAGENS - O canal de turismo do Submarino nasceu em 2006. Em maio de 2015, a CVC anunciou a compra da rival por até 80 milhões reais - a conclusão da aquisição, bem como o valor total da operação, estão sujeitos a trâmites da negociação ainda em curso.

Fontes:

Marketwatch (Amazon) | Marketwatch (Ebay) | Fobes (Best Buy) | Rakuten | Rakuten | JD | Marketwatch (Alibaba) | The Wall Street Journal (Flipkart) | Business Today (Snapdeal) | The Hindu Business Line (Jabong) | AT Kearney | B2W | Lojas Americanas | Folha de S. Paulo (Fusão Americanas e Submarino) | Folha de S. Paulo (B2W compra Shoptime) | Nova Pontocom | Via Varejo (Grupo Pão de Açúcar) | Ecommerce Brasil (Marketplace do Extra) | Exame (Casas Bahia, Pão de Açúcar e Magazine Luiza) | Ecommerce News (Magazine Luiza) | Magazine Luiza | ZD Net (Walmart) | Estadão (Aliexpress) | No minuto (Fastshop) | Exame (Ricardo Eletro) | Diário Industria, Comércio e Serviços (Kabum!) | Brasilpost (KaBum!) | Saraiva | Exame (Saraiva) | Época Negócio (Livraria Cultura) | Kalunga | Kalunga | Exame (Dafiti) | PEGN (Elo 7) | Exame (Kanui) | PEGN (Tricace) | G1 (Enjoei) | Centauro | Exame (Dafiti e Netshoes) | E-mobile (E-commerce de móveis) | E-bit | O povo (Leroy Merlin) | Exame (Mobly) | Felsberg (Tokstok) | Gazeta do Povo (TOKSTOK ) | E-consulting (Movimentação do varejo online 2015) | Panrotas (E-commerce de turismo) | Época Negócio (Decolar.com) | Isto é Dinheiro (Submarino Viagens) | G1 (Submarino Viagens) | Submarino Viagens | Marketwatch (Tripadvisor) | TAM | SPC (dados sobre departamentos) | Isto é Dinheiro (Mercado Livre) | Exame (OLX) | OLX | Exame (Zoom) | O Globo (Buscapé) | Valor (Buscapé) | IDG Now (compras coletivas) | Bolsa de Ofertas (compras coletivas) | Exame (Peixe Urbano) | Peixe Urbano | No Varejo (Groupon) | Reuters (Groupon)