Setembro - E-mail marketing e promoções

5 promoções criativas para você se inspirar

O básico de fazer uma promoção todo mundo conhece: oferecer produtos por preços menores ou com condições interessantes – frete grátis, brindes, pague um leve dois, e por aí vai.

Mas se você quer fazer diferente e realmente surpreender o seu público, que tal pensar um pouco além?

Com um pouco de criatividade é possível criar promoções que fogem às clássicas liquidações e atrair a atenção para sua marca. Para inspirá-lo, selecionamos cinco promoções criativas. Confira!

#1 Downtown Ithaca

A Downtown Ithaca Alliance, organização que reúne bares, restaurantes, lojas e hotéis de Ithaca, em Nova York, tem uma ação bem interessante, que já ficou conhecida entre moradores e turistas. Toda semana um gnomo é escondido nas redondezas e uma pista do paradeiro dele é divulgada no Facebook. O primeiro a enviar uma mensagem com a localização do gnomo é presenteado em seu escritório com biscoitos e café.

Como e por que usar no meu negócio: esse tipo de ação promocional cria uma relação bem próxima entre empresa e público. Primeiro, porque os seguidores ficam esperando o dia da semana em que a pista será divulgada, e todos ficam curiosos e mais atentos para tentar descobrir onde está o gnomo.

Segundo, porque o prêmio é um presente gentil e simpático, que mostra que não é preciso investir alto, mas entender o que seu público gostaria de ganhar e como isso pode entrar no seu orçamento.

Você pode criar uma promoção semelhante “escondendo” uma peça na sua loja virtual e dando pistas nas redes sociais.

A premiação pode ser um mimo, como o café com biscoitos da Downtown Ithaca, ou um cupom de desconto, um almoço pago pela loja ou até algum produto que esteja encalhado no estoque. 

#2 Corda na Rua Coca-Cola

Esta promoção aconteceu em junho de 2008 e funcionava assim: juntando 5 pontos (que poderiam ser adquiridos com lacres de latinhas de refrigerante, tampinhas e códigos de barras das caixas), mais 4 reais, o consumidor poderia trocar por uma corda para pular. Para 5 mil dos participantes, ainda havia mais uma surpresa, eles seriam premiados com um MP3 com função de contar os pulos e cronometrar.

Como e por que usar no meu negócio: A Coca-Cola sempre faz promoções nesse formato: você compra um número de produtos, adiciona um pequeno valor e troca por um brinde. É um modelo bastante usado pelas marcas de alimentação para incentivar o consumo de seus produtos e criar uma “moda”.

Para produtos que ficam nas mãos do consumidor por pouco tempo, como uma latinha de refrigerante, o prêmio ainda funciona como uma lembrança menos perecível da sua marca, que vai acompanhar o cliente por mais tempo que o produto em si.

Essa mecânica também pode ser usada no seu e-commerce. Que tal oferecer selos, em cada compra do cliente, que podem ser trocados por brindes exclusivos?

#3 Mitsubishi Colt

No lançamento do modelo Colt, a Mitsubishi promoveu uma ação em que as partes do carro estavam espalhadas em banners. Bastava, então, entrar no site da promoção, baixar o widget da marca e começar a procurar. A primeira pessoa que fosse capaz de juntar todas as peças seria premiada com o carro.

Como e por que usar no meu negócio: esta é mais uma campanha que cria engajamento e que, rapidamente, cai no gosto popular.

As pessoas gostam de comparar seu progresso com o das outras, gostam de falar sobre o assunto, então essa já é uma promoção que, por si só, atrai a atenção para sua marca.

O prêmio também é bem desejado, ainda mais por ser um lançamento, o que faz com que a ação seja, ainda, uma excelente forma de divulgar um produto novo.

A lógica do quebra-cabeça virtual também pode ser usada no seu e-commerce.

#4 Shopping Iguatemi

Para o Dia das Mães, o Shopping Iguatemi, em São Paulo, quis oferecer um presente diferente. A partir de um valor de compra, era oferecido um cupom de sorteio, que iria levar duas pessoas para um dos seis roteiros exóticos escolhidos pelo shopping: um passeio de balão na Capadócia, passeio de veleiro na Grécia, Nova York com personal stylist, alguns dias no hotel de gelo no Canadá, Austrália no hotel Versace ou uma festa viking na Islândia. Quem não gostasse de nenhuma das opções poderia ainda ser premiado com 40 mil reais para montar sua própria viagem.

Como e por que usar no meu negócio: dá para reparar que os destinos e os passeios são bem diferentes entre si. Isso porque o shopping fez uma árdua pesquisa para encontrar destinos que combinassem com seu público. Fazer uma pesquisa dessas vai ajudá-lo a entender melhor que tipo de presente mais combina com seu cliente.

O grande gol da promoção do Iguatemi foi se diferenciar dos outros e presentear os clientes com experiências, e não com coisas. Se sua loja não tem caixa para bancar uma viagem como prêmio, aposte em um jantar, um dia no spa ou um tratamento de beleza, por exemplo. Com certeza, as clientes vão adorar.

#5 Doritos Uncut

Há cerca de quatro anos, a marca de salgadinhos Doritos fez uma promoção para engajar os seguidores nas redes sociais. Denominada Uncut, a ação convidava a entrar na fan page da marca e começar a contar uma história com a ajuda de amigos. O conto precisava ser concluído em até 15 posts, cada um com, no máximo, 140 caracteres. No fim de cada dia de promoção vigente, o melhor conto era eleito e sua história ganhava um storyboard animado. No término da promoção, um dos mais criativos ganharia uma viagem para Hollywood.

Como e por que usar no meu negócio: Doritos poderia, simplesmente, eleger a melhor história contada no Facebook? Sim. Mas exigir a participação dos amigos ajuda a engajar ainda mais gente. Promoções que inspiram a criatividade já são bem populares, mas incluir outras pessoas pode ser o diferencial que sua marca precisa para atrair um novo público.

Fazer uma segunda fase da promoção, como a Doritos fez, em que os finalistas iriam concorrer a um prêmio final, também ajuda a manter o engajamento por mais tempo.

Ainda vamos falar bastante sobre promoções neste mês, e você não pode perder! Confira o episódio do mês do Impulso Digital sobre e-mail marketing e promoções e veja mais dicas para fazer promoções de sucesso.