Outubro - Redes sociais e SEO

SEO: o que funciona e o que não funciona

Por ser uma área um pouco mais técnica, o SEO costuma assustar os pequenos empreendedores. Para agravar o problema, existem vários mitos que cercam essa metodologia.

Para ajudar a desvendar o Search Engine Optimization – ou otimização em mecanismos de buscas, em português – separamos algumas dicas do que você deve e não deve fazer quando o assunto é melhorar a posição do seu site nas ferramentas de busca.

O que não fazer

1 – Achar que tem um “jeitinho”

Talvez alguém já tenha dito a você que existe algum macete para ficar bem com os buscadores sem ter de fazer o trabalho da forma certa. Vamos ao ponto: não existe. Essas tentativas de manipulação são chamadas de Black SEO, ou black hats, e o Google afirma identificar a maioria delas, então não se arrisque. Se mantenha sempre com estratégias White SEO, ou white hats, que são aquelas que obedecem as diretrizes dos buscadores.

E se você for tentar algo, como copiar o conteúdo do cara que está em primeiro ou procurar algum código inovador que faça com que seu posicionamento melhore, pode ter certeza de que os robôs responsáveis por indexar e posicionar o seu site vão perceber que você está agindo contra as diretrizes deles.

E isso pode render graves consequências ao seu site, como a sua retirada dos resultados de busca. Já pensou em estar fora do Google, por exemplo? Não vale a pena arriscar, não é?

2 – Copiar material

Vale reforçar que material copiado de outros sites não vai melhorar sua posição. O que os buscadores valorizam é informação nova e relevante, e eles vão identificar se você estiver plagiando algo para se dar bem.

Mais do que isso, conteúdo também tem dono, e quando você reproduz um material que não é seu sem dar os devidos créditos a quem o produziu está praticando um crime. Não vai querer que sua empresa fique conhecida por não ter capacidade de criar conteúdo com qualidade. Não caia nessa!

3 – URL não amigável

Além do seu site, todas as páginas da sua loja virtual devem ser fáceis de escrever e entender.

O ideal é que as palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio apareçam no URL. Quer ver um exemplo? O Empório do Lazer tem uma categoria de churrasqueiras. Se o desenvolvedor não tomasse cuidado, o URL desta seção poderia acabar sendo http://www.emporiodolazer.com.br/category/1, por exemplo, por ser a primeira categoria do menu do site.

Isso não ajuda em nada a identificar o Empório do Lazer como uma empresa que vende churrasqueiras. O mesmo acontece com os produtos. Muitas vezes, o link automático gerado para um novo item cadastrado no site é uma série de números, e não o nome do produto em si. Verifique se isso acontece no seu site e converse com a pessoa responsável pela área de tecnologia da sua loja.

4 – Exagerar nas palavras-chave

Sim, ter palavras-chave no seu site é essencial, mas exagerar nelas pode fazer os buscadores pensarem que você está tentando manipular seu posicionamento. Tenha o cuidado de incluí-las, mas só quando couberem no conteúdo. Forçar o texto ou o código do site para enchê-lo de termos de busca faz os robôs ficar desconfiados e não traz bons resultados para sua loja.

5 – Não faça SEO só por fazer

É bom que você produza conteúdo pensando nas técnicas de SEO, mas não adianta produzir só para ter uma boa posição no ranking. Até porque você depende de outros fatores, como a reação dos usuários e a reputação que vai construir.

De que adianta sua página ser a primeira, se ela não atende às necessidades do seu consumidor? Ele vai continuar sem clicar no seu site, e logo seu e-commerce cairá na lista de buscas. O SEO deve permear o conteúdo, mas a prioridade é a qualidade e pontualidade da sua produção.

O que fazer em SEO

1 – Caprichar no planejamento

Conhecer seus clientes, entender o mercado, saber o que seus concorrentes estão fazendo e descobrir quais assuntos podem cativar o público vai resultar, provavelmente, em um conteúdo de qualidade. E esse bom conteúdo é uma das melhores armas que você, empreendedor, tem para fazer sua estratégia de SEO dar bons frutos.

O bom conteúdo desencadeia cliques, compartilhamentos, citações e diferencia você da massa de concorrentes que ainda está fazendo o “feijão com arroz” e pensando só em vender, em vez de resolver os problemas e conquistar o usuário. Quando for desenvolver conteúdo pensando em SEO, é preciso caprichar no tema e na escolha das palavras. Isso deve render uma melhora no seu posicionamento.

2 – Conheça a estratégia

Mesmo que você não atue diretamente com o SEO, não produza conteúdo, nem cuide da programação, é bom saber o que o SEO pode fazer por você e o que sua empresa pode fazer com ele. Conhecendo isso, você já sabe o que pode pedir para o seu produtor de conteúdo e o programador, e descobre até onde pode ir com esta ferramenta.

3 – Contar com a ajuda de outras pessoas

Quando falamos das técnicas de SEO on page, ou seja, de otimização dentro do site, muitas vezes vemos dicas que tratam especificamente de códigos. Se os termos title, head e meta tags não fazem muito sentido para você, e dificilmente você vai conseguir ter tempo de estudá-los, conte com a ajuda de um profissional.

Além do desenvolvedor que criou o seu e-commerce, do suporte do seu host e do pessoal de tecnologia do seu site, existem muitos profissionais especializados em otimização com SEO. Não deixe de pedir uma mãozinha a eles, se achar necessário.

4 – Invista em link building

Uma das atitudes que podem ajudar a melhorar seu posicionamento são os backlinks, ou seja, outro site publicar um material seu ou citar você, colocando um link para a sua página. Isso mostra para os mecanismos de busca que você deve ter certa relevância, já que outras pessoas estão recomendando o seu material, mais ou menos como se um outro site atestasse que você publica material relevante, ou votasse em você.

Mas, mais do que isso, é uma chance de apresentar sua marca para outra audiência (que não é a sua, mas a do site que está falando sobre você), o que pode trazer potenciais clientes que já vão te conhecer como uma referência. Afinal, a primeira vez que ouviram falar de você foi lendo um conteúdo (de qualidade) e entenderam que você conhece, mesmo, o seu mercado. Quer coisa melhor?

Ah, e vale a pena lembrar, mesmo com os links, não adianta querer trapacear criando páginas falsas para divulgar links do seu site principal. Isso é uma estratégia Black SEO e você não quer isso!

5 – Analisar os resultados

Afinal, como você vai saber se está fazendo do modo certo e se o SEO está dando resultados, se não analisar? Acompanhe sua posição no ranking para os termos de busca que julgar mais interessantes, mantenha um controle específico para cada um deles e procure sempre melhorar.

O SEO é o tema da vez no Impulso Digital. Assista ao episódio do mês e veja as dicas brilhantes que os consultores deram ao Neto. Ah, eles também falam sobre redes e conteúdo. Não vai perder, não é?