Julho - Concorrência, preços e produtos
Consultor do Sebrae mostra 5 formas de conquistar o cliente sem diminuir o preço
Todo mundo sabe que preço baixo é um dos atributos que mais chamam a atenção de quem está interessado em comprar algo. Mas essa não é a única ferramenta que você, empreendedor, tem nas mãos para chamar a atenção do público e sair na frente da concorrência.
O Adriano Campos, consultor do Sebrae-SP, que é expert em ajudar pequenos empreendedores a crescer de forma saudável, vai dividir com você algumas técnicas para vender mais sem mexer no preço. Estude seu concorrente, avalie quais dessas ferramentas podem te diferenciar dele e quais são viáveis para execução dentro da loja.
Monte kits
Sabe uma coisa que todo mundo gosta? Brindes, presentes e descontos. Montando kits com produtos que são relacionados, têm baixa margem de contribuição ou que estão encalhados no estoque, você cria no cliente uma sensação de vantagem.
Quer um exemplo? Vamos supor que sua loja esteja vendendo uma pasta organizadora por 10 reais, e a loja ao lado por 9 reais. Você pode somar a esta pasta um pacote de folhas de papel como brinde. Ou oferecer um desconto na venda casada dos dois produtos. Ainda que seu preço seja um pouco superior ao do concorrente, você tem um diferencial que deverá chamar a atenção do público.
“Você dá uma sensação de vantagem para o cliente, que vê que o preço é o mesmo, são as mesmas condições, mas comprando com você ele tem algo a mais”, explica Adriano.
Ofereça conteúdo
O que mais pode interessar ao cliente além do produto? Um tutorial? Um e-book? Um curso? Existem diversos formatos de conteúdo que você pode vender junto com o material para chamar a atenção do consumidor e tornar seu produto uma escolha mais interessante. Aposte neles!
Invista nas parcerias
Procurar outras pessoas que produzam conteúdo ou, de alguma forma, possam gerar interesse em seu cliente também é uma boa estratégia.
O dono do Empório do Lazer, Alcyr Neto, por exemplo, que vende lareiras e churrasqueiras, entre outros itens para o lar, foi orientado pelo Adriano a procurar alguém que faça cursos de churrasqueiro ou que tenha escrito um livro sobre o assunto. Dessa forma, ele pode fazer uma parceria, oferecer mais conteúdo relacionado à compra para o cliente e deixar a concorrência para trás.
Mas Adriano alerta: “Só é importante tomar cuidado para fazer a associação com uma marca ou personalidade boa, que vai trazer coisas positivas para a sua loja. Isso torna menos relevante a disputa de preços”.
Atendimento especializado
Pode ser que você venda itens que não sejam muito conhecidos do público ou demandem um atendimento mais especializado que possa tirar todas as dúvidas, orientar a utilização e até oferecer uma consultoria, dependendo da necessidade do cliente.
Adriano explica a importância que um bom atendimento tem: “Ajudar a pessoa a compreender o produto e sugerir como ela pode usá-lo, como ele vai ficar na casa dela... Tudo isso gera uma experiência diferente para o consumidor”.
Diversifique as condições de pagamento
Pode ser que o concorrente consiga um preço melhor à vista, mas, dependendo do valor de compra e das características do público do segmento, muita gente vai preferir o pagamento a prazo, mesmo que o valor final seja um pouco maior.
Faça uma sondagem com seus concorrentes. Se eles oferecem parcelamento em até 6 vezes, estude fazer em 10 ou 12. Se aceitam um número limitado de cartões de crédito, procure oferecer a possibilidade de pagar com outras bandeiras.
Abrindo novas possibilidades de pagamento, você tem mais chances de conquistar compras que o concorrente está deixando de converter.
Todas essas dicas convertem para uma única máxima: estude o que seu concorrente não tem e transforme essas faltas em oportunidade para crescer. Essas e outras dicas para lidar com a concorrência estão no episódio deste mês do Impulso Digital. Confira abaixo: