Boutique do Papel de Parede: como empreender pode melhorar sua qualidade de vida
O empreendedorismo, muitas vezes, se apresenta como uma oportunidade de ter mais autonomia profissional e pessoal. Ter maior flexibilidade de tempo, poder definir sua rotina de trabalho e ter a chance de passar mais tempo com a família e os amigos são algumas das razões que motivam a empreender.
Com Camila Serrano, dona da Boutique do Papel de Parede, não foi diferente.
“Antes de abrir a loja, nunca tinha tempo, apesar de já trabalhar por conta. O que eu queria, mesmo, era trabalhar com algo em que eu pudesse ter mais tempo para mim e para os meus filhos”, conta. Na época, Camila tinha apenas um filho de 4 anos, mas uma segunda gravidez já estava nos planos, e ela sabia que iria querer dedicar mais tempo à família que estava crescendo.
Formada em Design de Interiores e Arquitetura, Camila não teve dúvidas. Seu empreendimento seria voltado para algo dentro de sua área de atuação. Da união entre o desejo de aumentar a família e a vontade de ter mais tempo livre e qualidade de vida nasceu, em 2011, a Boutique do Papel de Parede.
Apesar de sempre ter sido muito independente como profissional, ela conta que abrir e manter a loja nos primeiros meses foi complicado. “O início não foi nada fácil. Muitas vezes pensei: ‘isso não vai funcionar’”, conta.
“Aprender sobre estratégias de vendas online é um caminho longo. Apesar de não ter chefe, a gente se cobra muito, e o mundo virtual também precisa de investimento e conhecimento”, diz. “Até achar a direção e fazer a loja vender, cogitei desistir.”
Mas Camila não desistiu e o esforço rendeu frutos. Segundo dados da consultoria E-Bit, divulgados em maio deste ano, 100% dos consumidores da loja entrevistados receberam os produtos no prazo e voltariam a comprar na Boutique do Papel de Parede, além de indicar a loja para os amigos. Tudo o que um empreendedor quer, não é mesmo?
Os elogios de consumidores não são poucos. Um deles elogiou, inclusive, as dicas que Camila dá para a aplicação dos papéis de parede: “Os produtos são bem apresentados, com dicas de como colocá-los. O passo a passo da compra te direciona com facilidade para as próximas etapas a serem preenchidas. Aprovadíssimo”, diz o depoimento.
De acordo com Camila, o objetivo de conseguir ter mais tempo para aproveitar com a família foi alcançado. Mas ela faz questão de destacar que o trabalho continua presente na sua rotina e deve ser encarado sempre com seriedade e disciplina, mesmo que você seja dono do seu próprio negócio.
O conselho de Camila para quem quer se aventurar no e-commerce é encontrar seu nicho. “Procure uma demanda legal de mercado, mas também por algo com que você goste de trabalhar. Isso torna o trabalho mais prazeroso e, por consequência, mais produtivo.”
Para o próximo ano, Camila quer aumentar o ticket médio da loja, ou seja, o valor de cada compra, e melhorar a visibilidade da loja, tornando-a uma das referências no segmento. Para isso, ela já vem investindo em diferentes tipos de mídia para tornar sua marca mais conhecida.
Mas ela ainda tem uma dúvida: como fazer para medir os resultados financeiros das campanhas. O consultor do Impulso e sócio da Blue Numbers Márcio Iavelberg, que apoia pequenas e médias empresas na profissionalização do negócio, responde:
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