Quem tem loja virtual, provavelmente, já se deparou com o seguinte cenário: o cliente encontra seu site por meio de uma busca por produto, clica, escolhe o item, coloca no carrinho e, no momento de confirmar o pagamento, desiste.
Esta ação é conhecida como abandono de carrinho e coloca um monte de dúvidas na cabeça do empreendedor. Afinal, por que o consumidor desistiria da compra no instante final? Será que o site não está bom o suficiente? Será que o produto não agradou a ele? Estou cobrando muito caro?
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Alcyr Neto se preocupava bastante com isso e tinha suas próprias teorias sobre por que o abandono poderia estar acontecendo. O único problema é que elas estavam embasadas em opiniões, e não em números reais.
Conversando com os especialistas de
PagSeguro, ferramenta de pagamentos do UOL, Neto teve algumas surpresas agradáveis. Em primeiro lugar, o abandono era bem menor do que ele imaginava – em um mês, foram apenas dois casos.
Em segundo lugar, ele aprendeu que poderia – e deveria – entrar em contato com esses clientes para recuperar as vendas perdidas. O próprio PagSeguro tem um sistema que envia automaticamente e-mails para os clientes sugerindo que eles finalizem a compra.
Mas Luiz Paulo Dantas, coordenador de grandes contas do PagSeguro, recomendou ao Neto entrar sempre em contato com os consumidores, mesmo assim. “Conversando, você pode entender melhor o que levou o cliente a interromper o processo. Talvez tenha sido o preço do frete; talvez ele quisesse mais informações sobre o produto; ou talvez tenha mudado de ideia mesmo. O importante é identificar essas razões”, destacou.
Confira, a seguir, alguns motivos comuns para o abandono de carrinho e aprenda a evitá-los em sua loja:
Frete alto
De acordo com uma pesquisa feita pela Statista, a razão mais recorrente para o abandono de carrinhos é encontrar custos inesperados. Um dos custos que o cliente só descobre perto do pagamento é o frete, e, se encarecer muito a compra, ele pode acabar não fechando.
Como evitar:
Ofereça ferramentas que calculem o frete ainda na página do produto e simulem o resultado final da compra, assim o cliente já tem ideia de quanto vai gastar. Isso também vale para outros custos que precisam ser adicionados ao valor do produto, como taxas, impostos e despesas com embalagem e instalação, por exemplo.
Checkout cansativo
Preencher mil formulários e passar por várias etapas até concluir a compra também cansa o cliente e pode fazê-lo deixar a compra para outro momento ou nem comprar. “A navegação era muito complicada” e “o processo demorava muito tempo” também foram respostas que os usuários deram como motivo da desistência na pesquisa da Statista.
Como evitar:
Simplifique ao máximo a operação. Se possível, crie um processo em abas ou com etapas numeradas que mostrem quantas fases existem até o pagamento. Dessa forma, o cliente vê que está se aproximando da confirmação final.
Impossibilidade de salvar o produto
Muitos clientes também usam o carrinho como forma de salvar o produto para uma compra posterior. Isso cria uma ideia errada do volume de abandono e é um fator que deve ser considerado.
Como evitar:
Crie uma wishlist, uma seção de favoritos ou equivalente, onde o cliente possa salvar os produtos que pretende comprar no futuro sem que seja necessário colocá-los no carrinho.
Prazo de entrega
Talvez você já tenha comprado algo na internet, que precisava para “ontem”, e deparou com um prazo de entrega muito longo. Esse é outro fator que só é sinalizado nos momentos finais da compra e pode fazer o cliente desistir.
Como evitar:
Pesquise opções de transporte que possam diminuir o prazo. Também é importante, mais uma vez, manter as informações sobre o período de entrega em uma seção onde o cliente possa consultar antes de colocar o item no carrinho.
Poucas formas de pagamento
Imagine-se no lugar do cliente. Ele desejou o produto, escolheu cuidadosamente, decidiu comprar e, na hora do pagamento, não pôde parcelar, seu cartão não era aceito, ou não pôde pagar com boleto. Essas restrições de pagamento diminuem o público que pode comprar no site e também geram compras não finalizadas.
Como evitar:
Busque oferecer a maior variedade possível de formas de pagamento – o PagSeguro ajuda nessa tarefa, já que traz diversas bandeiras de cartão de crédito, além de boleto e débito em conta. Coloque, também, a informação sobre as formas de pagamento em uma área bem visível no site, para que o cliente que chegue até o carrinho já saiba como pode fazer para pagar.
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