Junho - Finanças e meios de pagamento

6 atitudes que vão ajudar a reduzir despesas na sua empresa

Quem não sonha em ter um dinheiro extra no fim do mês para investir mais na loja ou até economizar para aquelas sonhadas e merecidas férias? 
 
Cortar algumas despesas pode ser a chave para gerar uma economia que vai tornar seus projetos realidade, e isso sem fazer grandes sacrifícios nem abrir mão das suas necessidades. 
 
 
O Alcyr Neto, empreendedor que comanda o Empório do Lazer, aprendeu com os consultores do Impulso Digital a reduzir seus gastos. O primeiro passo foi colocar tudo na planilha para ter uma visão melhor das despesas. 
 
E só com essa mudança simples ele identificou possíveis fontes de corte, e hoje ele economiza 1 mil reais por mês na loja e cerca de 500 reais mensais em suas contas pessoais. Tudo isso sem abrir mão do próprio conforto e do bem-estar dos funcionários, ele garante.
 
Gostou da ideia? Então vamos ver algumas atitudes que você pode tomar para cortar despesas e economizar.
 

Abrace as planilhas

 
Para cortar despesas, você vai precisar estar por dentro do cenário financeiro real da sua empresa. E quando falamos em cenário real, trata-se de uma análise feita com base em números levantados cuidadosamente – nada de “achismo”.
 
Portanto, o primeiro passo é perder o medo das planilhas e fazer um levantamento bem-feito dos seus gastos.
 
 “Só com a planilha comecei a ver que não sabia o quanto gastava. Passei a identificar os gastos e reduzi-los, tudo isso sem afetar a produtividade da empresa”, conta Neto. 
 
Algumas medidas que o Neto tomou para reduzir os gastos foram cortar uma das linhas de telefone e centralizar as transações bancárias em um só banco, o que diminuiu as taxas.
 

Seja disciplinado

 
Essa, talvez, seja a tarefa mais difícil, mas também a mais importante. É preciso disciplina para manter os registros financeiros bem atualizados; é preciso disciplina para não cair na tentação de gastar além da conta; e é preciso disciplina para definir prioridades e levá-las a sério. 
 
Não é fácil, mas para quem valoriza o dinheiro da sua empresa e quer saber exatamente para onde ele está indo, ser disciplinado é fundamental.
 

Tente adiantar os pagamentos

 
Pagamentos a prazo, geralmente, tendem a vir com juros e outros acréscimos, por isso, sempre que possível, faça pagamentos à vista. Pagando tudo de uma vez, você ainda tem a possibilidade de negociar valores menores e economizar na hora de comprar com o fornecedor.
 

Trabalhe junto com a equipe

 
Não dá para fazer tudo sozinho. Sua equipe será fundamental na hora de poupar recursos. Converse com os funcionários e explique a importância de economizar. 
 
Busque destacar que a economia não beneficiará apenas a própria empresa e a você, como dono. Mas tendo mais dinheiro para investir e mantendo as contas sempre em dia, a loja poderá prosperar e a equipe vai crescer com ela.
 
Só não esqueça de dar o exemplo. Seja o primeiro a economizar e a mostrar um uso consciente dos recursos.
 

Busque formas alternativas de remuneração

 
Se seu problema está na folha de pagamento, os cortes e ajustes têm de ser feitos com cautela para não afetar a produtividade e a motivação dos funcionários. 
 
Se as bonificações tiverem de ser sacrificadas porque a empresa não vai bem, invista em premiações alternativas. Algumas empresas premiam com ingressos para o cinema, folgas e outros brindes que, na prática, saem muito mais barato para o dono e mostram reconhecimento em relação ao trabalho desempenhado. 
 

Procure ajuda gratuita

 
Pode ser que você não tenha verba para contratar um consultor, um profissional especializado para trabalhar com você ou pagar um curso para fazer uma gestão apropriada da sua empresa, mas há alguns caminhos que você pode seguir sem gastar muito.
 
Existem muitos cursos online por preços baixos e até gratuitos que podem ajudá-lo com isso. O Sebrae-SP tem minicursos riquíssimos, que abrangem todas as áreas do empreendedorismo, e que são totalmente gratuitos. 
 
Entrevistas, livros e palestras também são excelentes ferramentas que custam pouco e têm informações preciosas sobre economia. E, claro, acompanhando o Impulso Digital, você aprende com as experiências do Neto, fica por dentro das dicas dos gurus do e-commerce no país e ainda tem um acervo recheado com muito material bacana.