Junho - Finanças e meios de pagamento

Como garantir uma compra mais simples para o cliente

De acordo com dados da Nextopia a navegação complicada de uma loja virtual é um dos motivos mais populares para o cliente se irritar e desistir da compra. 
 
O Alcyr Neto, dono da Empório do Lazer, já recebeu algumas ligações de clientes que demonstravam ter dificuldade em fazer compras pelo site e ele não sabia muito bem como reverter essa situação. Muitas vezes por falta de conhecimento, experiência ou vontade de criar um site mais completo, empreendedores acabam tornando o processo de compra na sua loja virtual muito difícil e demorado. Quando o usuário tem que dar muitos cliques e passar por várias telas para concluir uma ação, como chegar até o produto que deseja ou finalizar a compra, é sinal de que há algo errado. Mas tem alguns passos bem simples para contornar essa situação e deixar a experiência do consumidor muito mais agradável. Para todos eles a palavra é simplificar!
 
 

Pesquisa

 
Quando entrar na sua loja virtual o que o cliente vai fazer? Talvez ele já tenha algum produto em mente e vai tentar encontrá-lo. Essa é a primeira tarefa a ser simplificada. Tornar a pesquisa de produtos o mais simples possível, a começar pela própria barra de busca. Ela deve estar logo no topo de site e bem sinalizada.
 
Garanta que o nome do produto anunciado seja bem objetivo e que o sistema de busca seja eficiente em encontrá-lo. Se o cliente procurar o fogão da marca X, faça com que ele consiga localizar uma variedade de fogões da marca sem ter que necessariamente colocar o modelo ou a cor, por exemplo.
 

Organização

 
Só a busca não é o suficiente. Talvez o consumidor não tenha uma ideia muito clara do que quer ou só tenha descoberto sua loja e quer ver o que você tem a oferecer. Nesse cenário, a barra de pesquisa não vai ajudar muito. Um menu de categorias é essencial e ele precisa estar muito bem organizado. Vamos considerar uma loja de bijuterias. Ela pode ter seções de colares, anéis, brincos, gargantilhas, pulseiras e cintos, e essas categorias podem se dividir em outras subcategorias. 
 
As pulseiras podem ser de metal ou de couro, os colares podem ser folheados a prata ou ouro e por ai vai. Essas subseções podem variar de acordo com o tema que o lojista achar que mais atrai seus clientes. Ao invés de materiais ele pode criar um menu de brincos de festa, brincos de argola, casuais, joias e etc. O importante ai é que os produtos sejam agrupados em páginas do menu e fique mais fácil localizá-los.  
 

Forneça informações adicionais 

 
Tem coisa mais desagradável do que encontrar algo que você adorou, a um preço bom e não descobrir informações essenciais sobre o produto? Não ter uma boa descrição com detalhes técnicos como dimensões, peso e material do que você está vendendo com certeza irão deixar seus clientes bem longe do carrinho de compras.
 
Por isso, fique atento. Sempre que um novo produto for incluído é preciso que sejam inseridos também todos os dados que podem nortear seu cliente. Se você também puder incluir uma seção de comentários e depoimentos é ainda melhor. Além das informações técnicas experiências de quem já comprou são sempre bem vindas e facilitam a vida do cliente que não vai ter que pesquisar informações sobre o produto em nenhum outro site além do seu.
 

O que mais o cliente deve saber?

 
Agora tudo que o consumidor precisa saber sobre os produtos está online, o que mais é necessário antes de comprar? Se você trabalha com produtos importados talvez tenha um prazo de entrega diferenciado, ou talvez a política da loja seja entregar somente para uma região.
 
Tudo que diz respeito a loja, a política de compras e a entrega deve estar em local de fácil acesso e muito bem sinalizado. Assim o cliente não descobre esses detalhes só na hora de fechar a compra e aumenta seu índice de carrinhos abandonados.
 
Além disso, é importante manter os contatos sempre atualizados. Inserir canais para o público se comunicar pode fazer a diferença entre uma compra realizada ou não, mas não basta só disponibilizar os canais é preciso monitorar telefonemas e mensagens recebidas.
 

Checkout descomplicado

 
Você pode ter feito tudo certo, mas se a tela de pagamento for muito complicada e levar muito tempo para ser preenchida há grandes chances da compra ser abandonada. Por isso, busque simplificar ao máximo o checkout e reduzir os passos que o cliente deve dar para concluir a compra.
 
Se ele já tem cadastro na loja, evite fazê-lo preencher novamente telas de informações pessoais e busque só confirmar os contatos e endereço de entrega. É ideal também armazenar formas de pagamento que ele já utilizou para agilizar o processo.
 
Uma ótima tática é fazer um sistema de checkout em abas, assim dá para ver em qual etapa da conclusão se está e quanto falta para o pedido ser finalizado. Você pode usar, por exemplo, um esquema de login, outra tela para a confirmação do carrinho, uma terceira para conferir os dados e uma quarta para autorizar o pagamento.
 
Assim seu cliente não se cansa, vê como está progredindo no processo de compra e você tem mais chances de receber uma confirmação de pedido da loja virtual.