Junho - Finanças e meios de pagamento

Como saber se sua empresa está dando lucro

A situação é comum: muitos empreendedores abrem suas empresas sem saber nada sobre finanças e vão tocando o negócio na base da intuição.
 
O problema é que sem muita técnica, ferramentas e profissionais que estejam habituados a lidar com números, fica difícil saber se o negócio dá lucro de verdade.
 
 
E vale lembrar: dinheiro girando não é sinônimo de lucratividade. Só porque sua empresa fatura muito não quer dizer que o seu retorno valha a pena.
 
Para que isso não aconteça com você vamos ver algumas dicas para organizar suas finanças e saber se a sua loja está dando lucro, de verdade, ou não.
 

Organize as despesas

 
O primeiro passo é descobrir quanto sua operação custa. Essa tarefa parece simples, mas acaba enganando muita gente. Além das despesas que acabamos esquecendo de calcular, como água, luz, internet, etc., ainda tem aquelas que são compartilhadas.
 
Se você tem loja física e virtual, isso representa um problema extra. No caso dos funcionários, por exemplo, como dividir a despesa, já que a equipe trabalha no endereço físico, mas também atende as encomendas que chegam pela internet? 
 
Escolher uma das duas para lançar o valor não é o melhor caminho. Se você colocar os custos na loja física, por exemplo, vai dar a impressão que a online lucra muito mais, já que não terá praticamente despesas operacionais.
 
O que fazer nesse caso?  Segundo Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers, o melhor caminho é calcular a parte do tempo que os funcionários atuam em cada uma das empresas. 
 
Por exemplo, se 30% da jornada de oito horas da equipe é dedicada à loja virtual, logo, o mesmo total, ou seja 30% do salário de cada um, deve ser custo do e-commerce. Essa é uma boa estratégia para todas as despesas conjuntas. É o que o Márcio chama de “rateio”.
 
Esse era um problema sério para o Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer. Veja no vídeo como ele trabalhou para resolver isso.
 
 

Categorize

 
Também é importante saber categorizar os gatos. Além de saber a diferença entre as despesas fixas (que independem do volume de vendas, como aluguel, folha de pagamento, luz e água), e as variáveis (que mudam de um mês para o outro, tais como embalagem e frete), é preciso ter bem claro o que é um investimento e o que é um custo.
 
O marketing pode ser um bom investimento para uma empresa, abrindo espaço para crescer e atingir novos públicos. Mas Iavelberg alerta: “se o marketing se transformar em venda, valeu o investimento. Mas até então é um gasto. Você não sabe se vai ter retorno ou não”. E se você não tiver retorno? Seu caixa é suficiente para bancar esse investimento? 
 
Categorizar corretamente os gastos ajuda, também, a tomar decisões e considerar se seu orçamento permite um investimento dessa natureza ou não.  
 

Faturamento não é dinheiro no caixa (nem no bolso)

 
A loja vendeu bem esse mês? Que ótimo! Mas isso não é o mais importante. O que vale mesmo é receber bem. Afinal, pode haver clientes inadimplentes, taxas altas de cartão de crédito ou de frete que acabem “corroendo” seus lucros e transformando um monte vendas em um caminhão de prejuízo.
 
Confira sempre o quanto sua loja está recebendo dos clientes e o quanto está ficando no caixa. Outra dica é fazer uso da Curva ABC, que você já aprendeu a fazer aqui. Ela vai te ajudar a descobrir quais são os produtos que realmente trazem retorno financeiro para o seu negócio e quais estão só ocupando espaço no seu estoque. Vale a pena consulta-lá.
 
Outro ponto fundamental é saber calcular sua margem corretamente. Muita gente acha que a margem é a diferença entre o preço de compra e venda de um produto. Ledo engano. Todos os custos – de armazenamento e embalagem a frete e até pós-venda – precisam entrar na conta. Só assim você poderá saber se um produto traz retorno de fato ou não.
 

Falando em planilha...

 
Quer fazer um controle financeiro de qualidade? Então está na hora de conhecer o Demonstrativo de Resultados de Exercício (DRE)
 
“Parece uma coisa contábil, muito difícil, mas é possível fazer de uma maneira bem simples. Começamos com a receita, tiramos os impostos e os custos variáveis, isso vai gerar uma margem de contribuição. Depois relacionamos todas as despesas operacionais, e o que resultar é o lucro ou o prejuízo”, esclarece Márcio. 
 
Com a DRE, é possível ter uma visão bem clara das movimentações financeiras que aconteceram na empresa e tomar decisões com mais facilidade.
 
Criando um histórico dá para analisar com precisão como se comporta o mercado durante o ano todo e descobrir que práticas você pode adotar para lidar com a sazonalidade, por exemplo.
 
Apurando cuidadosamente de onde o dinheiro vem, para onde ele vai e planilhando tudo com cuidado, fica muito mais fácil saber se a loja realmente está lucrando, ou o dinheiro até entra, mas sai na mesma velocidade.
 
Agora você já tem uma ideia melhor do seu lucro, que tal aprender mais sobre finanças? Assista o episódio do Impulso Digital sobre Finanças e fique por dentro de todas as dicas dos melhores especialistas em e-commerce do mercado.