Janeiro - Balanço e métricas

5 dicas para adotar gestão por métricas na sua loja

Chegou 2016. E, a partir de agora, é ano novo, vida nova... E por isso não dá para ficar no mesmo esquema de gestão pelo feeling, não é? Este é o ano para você se tornar um empreendedor melhor e pôr em prática todas as lições que aprendeu aqui no Impulso Digital. E uma delas é usar as métricas para pilotar seu negócio.

As métricas funcionam como bússolas para o empreendedor, oferecem dados certeiros que ajudam você a tomar decisões melhores para o seu negócio, e é por isso que precisam começar a fazer parte da sua vida agora.

Só que, para quem nunca ouviu falar em métricas ou nunca as usou no dia a dia, fica um pouco complicado começar. Marcelo Nakagawa, professor no Insper e na Fiap, deu algumas dicas preciosas para implantar as métricas no seu negócio e potencializar seus resultados:

#1 Aceite os números como seus melhores amigos

“Empreendedor brasileiro, normalmente, tem certa aflição em lidar com números e metas numéricas, porque, no fundo, não foi treinado para isso. Ele começa um negócio, gosta do produto ou serviço e é um bom vendedor, mas não é um bom gestor”, diz Marcelo.

Isso acontece com você, empreendedor, que ama seu negócio, vende bem, sabe expor seu produto, mas se enrola com a parte administrativa e financeira, por achar, muitas vezes, que se trata de algo muito chato para se fazer.

Claro que, como empreendedor, você tem de estar envolvido com seus produtos, seus clientes, suas estratégias, mas se você não cuidar da estrutura da sua empresa, do que você recebe, do que gasta e do que traz mais clientes, seu negócio não tem como ir para a frente.

#2 Tenha mais de um objetivo

Quando alguém pergunta qual é o objetivo da sua empresa, é possível que rapidamente você responda que é aumentar as vendas. Mas não precisa ter só um. Na verdade, você deve ter mais de um objetivo. “Você pode ter objetivos associados à venda, à lucratividade, à fidelidade do cliente”, exemplifica o professor.

Tendo seus objetivos definidos, fica mais fácil estabelecer estratégias para chegar até eles e criar campanhas que tenham esse foco.

#3 Defina seus indicadores e suas metas

Cada objetivo tem um indicador, que você deve avaliar, e uma meta a ser alcançada. De acordo com Marcelo: “Se o seu objetivo é aumentar as vendas, o indicador é o faturamento e a meta é um número”. Se você pretende vender mais neste mês, precisa ficar de olho no seu faturamento, e a sua meta deve superar o que você vendeu no mesmo mês do ano passado, por exemplo.

Tendo esses parâmetros, você já consegue, depois de colher os resultados, descobrir se atingiu ou não seu objetivo.

#4 Busque a planilha certa

Cada modelo de métrica tem uma planilha correspondente, como as de Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) e as de Fluxo de Caixa, que disponibilizamos aqui no Impulso.

E elas nem precisam ser complicadas: “Você pode começar com uma planilha bem simples e até, se entender um pouco de planilhas, criar a sua própria. Primeiro com projeções que você faz pensando nos próximos 12 meses, depois alimentando com dados históricos”, conta. “O fato de você alimentar com dados históricos faz perceber se sua planilha é boa ou não.”

#5 Reajuste as previsões

“Talvez, nos primeiros meses, você tenha de ajustar o que considerou como metas, mas faz parte, ainda mais no Brasil em que a gente vive, o fato de você querer ou precisar ajustar o seu número”, diz Marcelo.

Mas, conforme você vai conhecendo melhor seu negócio e percebendo os movimentos do mercado, vai determinar metas mais realistas. “Você vai pegar aquele lema ‘meta dada é meta cumprida’”, finaliza.

Este é o mês das métricas no Impulso Digital. Se você quer implantar um modelo de gestão mais completo e eficiente no seu negócio, esta é a hora! Acompanhe nosso acervo e não perca nenhum conteúdo!