Janeiro - Balanço e métricas

Confira as principais lições que fizeram a loja do Neto crescer 20% em um ano de crise

Você já sabe: Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer, foi o protagonista do Impulso Digital nos últimos dez meses. Ele recebeu consultoria de especialistas de várias áreas – de tecnologia a e-commerce, de design a finanças – que o ajudou a melhorar sua loja e a criar uma experiência mais completa para seus clientes.

Neto passou por muitos desafios e, com isso, cresceu bastante! E ninguém melhor que ele mesmo para contar mais sobre isso. Descubra, lendo abaixo, quais foram seus maiores desafios e quais as maiores lições que ele tirou do projeto. E, claro, aproveite tudo isso para começar a transformar seu negócio hoje!

Aceitar os consultores

“É muito difícil, no começo, aceitar um consultor colocar o dedo na sua cara e dizer que você está errado, que não é a forma certa de fazer. Afinal, você já faz isso há muito tempo”, confessou Neto. De fato, não é nada fácil ter alguém apontando seus erros e querendo que você faça tudo de forma diferente, mas ele acabou percebendo que ser cabeça-dura não era uma boa e que não adianta fazer a mesma coisa sempre e esperar um resultado diferente.

Com a mudança de atitude, ele ouviu os especialistas e começou a trabalhar para melhorar a sua loja. Os resultados não demoraram a aparecer, e vieram em economia de gastos, mais vendas e maior visibilidade para a loja. Por isso a gente tem certeza de que o Neto não vai mais parar!

Pensar nos números (e nas planilhas) como amigos

Muitas das falhas do Neto estavam relacionadas à aversão que ele tinha aos números. Ele, como muitos outros empreendedores, queria saber de vender, de falar com o cliente, mas nada de colocar os resultados na ponta do lápis (ou do mouse). O planejamento anual também ficava para o Dia de São Nunca.

Com o passar do tempo, Neto foi percebendo que as planilhas, métricas e índices são seus melhores amigos, porque mostram como está o desempenho real do Empório e o que realmente pode ser feito para melhorar.

Condições especiais

O Neto é bem competitivo e gosta de ganhar dos seus concorrentes. Para isso, ele não parava para pensar e oferecia várias condições especiais – descontos, frete grátis etc. E, sem as planilhas, ele achava que estava tudo certo. Afinal, as vendas entravam. Mas o problema era outro: ele estava vendendo e perdendo dinheiro. Tinha bastante prejuízo e não tinha ideia disso.

Depois de calcular muito bem o custo de cada produto e entender todos os fatores que tinha de levar em conta, ele percebeu que existem situações em que simplesmente não vale a pena vender e, às vezes, perder alguns clientes é a chave para parar de ter prejuízo! O caixa do Empório agradece!

Não precisa fazer, mas contrate quem faça!

O empreendedor não é super-herói. Ele não consegue cuidar de todas as áreas da empresa e nem deve. Há muitos setores que ele não vai conhecer bem nem vai gostar, mas alguém precisa cuidar deles.

Hoje, o Neto tem gente dedicada a cuidar das finanças e da área de TI do Empório do Lazer. Com esses funcionários, ele garante que essas áreas não ficam abandonadas e que pode fazer o que ele mais gosta: vender. E, claro, planejar as ações da empresa e tomar as decisões mais importantes com base nas informações que esses profissionais apresentam a ele.

E se compensa ter mais funcionários? O Neto responde: “O custo extra dos funcionários compensa porque, graças a eles, a gente consegue identificar onde está errando, corrigir e economizar”.

Quem tem de gostar é o cliente

O Neto admitiu: “Nosso site era muito bagunçado. Eu não tinha ideia de que estava errado, eu achava o site legal”. Muitos empreendedores também caem nessa armadilha de achar que, já que eles gostam do site, os clientes também vão gostar.

Depois de receber as dicas dos consultores e de mudar radicalmente a identidade visual, o resultado foi um site muito mais fácil de navegar, bonito e dentro das tendências de mercado. E isso vale para qualquer segmento, da arrumação das prateleiras até os posts no Facebook, tudo é feito para agradar ao cliente, não ao dono.

“Graças às mudanças no site, os clientes vieram elogiar, falaram que o site é bem fácil de navegar, legal e prático. Isso faz a gente se encher de orgulho e satisfação”, contou.

Essas são só algumas das lições que o Neto aprendeu durante o Impulso Digital, mas tem muitas outras! Acesse nosso acervo e acompanhe, passo a passo, como foi esse processo e tudo o que ele tirou dessa experiência.