Janeiro - Balanço e métricas
6 erros que sua loja não deve mais cometer em 2016
O Impulso Digital passou o ano todo dando dicas para você transformar sua loja online em um sucesso absoluto. Mas como um ano todo é muita coisa, vamos relembrar alguns errinhos básicos que você não deve cometer e começar 2016 com o pé direito.
#1 Calcular seu preço de venda sem incluir todas as despesas
Este é clássico. O cálculo errado de preço de venda engana muita gente, e o empreendedor sente o peso da gafe no bolso. O primeiro passo para determinar o valor de um produto é somar todas as despesas, que vão muito além do preço que o fornecedor cobrou e a comissão do funcionário.
Existem, ainda, todos os encargos tributários da folha de pagamento, despesas de luz, água, internet, telefone, seguro, estacionamento, impostos, preço de embalagem, marketing, estrutura da loja, e por aí vai.
E sim, isso vale para loja online. Wilson Giglio, consultor em gestão empresarial com 25 anos de carreira, reforça: “A estrutura da sua loja online é feita na sua loja física. Se você não incluir esses gastos, e daqui a três anos seu computador quebrar, como vai repor?”. É aí que você acaba tirando dinheiro do seu bolso. Mas neste ano não!
#2 Não ter uma poupança
“Uma coisa que a maioria dos empresários não observa, infelizmente, é que teoricamente deveriam ter poupança, porque os encargos sociais, por exemplo, são recebidos imediatamente pelo funcionário”, destaca Wilson.
Entram nessa conta o fundo de garantia, férias, décimo terceiro, multa por rescisão de contrato... Você tem esse valor para ser pago hoje, sem prejudicar sua operação? Então chega de cometer esse erro!
#3 Pagar contas pessoais com dinheiro da empresa
Wilson contou que já conheceu vários empreendedores que acabavam tirando dinheiro da empresa para pagar suas contas ou estipulavam pró-labores altíssimos para bancar suas despesas pessoais.
É o caso do Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer, que não separava a conta de pessoa física da jurídica. Como resultado, não sabia, ao certo, qual era o lucro da empresa e ainda tinha problemas de fluxo de caixa.
Não precisa nem falar que essa é uma atitude que pode afundar sua empresa, né? Risque da sua lista este hábito ruim.
#4 Não saber como definir as metas da empresa
Este é um erro grave. Muitas empresas trabalham sem saber o quanto precisam faturar, ao certo, para manter uma operação saudável. Ou seja, não sabem como definir suas metas. Wilson define: “A meta deve ser o ponto de equilíbrio, com mais 10% ou 20% de lucro”. O ponto de equilíbrio é o valor que precisa ser atingido para que a empresa arque com todas as suas despesas.
A meta, segundo o especialista, deve ser aquele valor que paga as contas e faz sobrar dinheiro no caixa. Entendeu, agora, a importância dela? Sem ter uma meta para alcançar fica muito mais difícil descobrir quando você vendeu o que precisava ter vendido.
#5 Antecipar recebíveis
Chega de fazer a festa das operadoras de cartão. Cada vez que você antecipa seus recebíveis de vendas, suas despesas sobem, e muito! Os juros são altíssimos. Sempre que possível, programe seus pagamentos para depois que você tiver recebido as vendas de cartão.
Quando a situação apertar, realmente, você pode até considerar se desfazer de um bem ou fazer uma grande liquidação. Mas, antecipar recebíveis, só em último caso!
#6 Parar de ouvir o cliente
Nunca ache que você sabe tudo sobre o seu cliente. O seu erro pode estar justamente aí: em achar. Wilson afirma: “Pesquisa não serve só para saber como foi o atendimento, mas também para descobrir o que os clientes gostam e, com isso, poder direcionar sua compra com os fornecedores”.
Uma dica do especialista é criar formulários com campos específicos em que o consumidor pode marcar suas preferências, como novidades, ofertas, importados, e por aí vai.
Agora que você já sabe o que fazer e não fazer para começar 2016 com o pé direito, que tal acompanhar tudo o que o Neto está fazendo neste começo de ano? Assista ao episódio deste mês e descubra como o Empório do Lazer está implantando as métricas também.