Janeiro - Balanço e métricas

Os indicadores financeiros que você não pode deixar de acompanhar

Na hora de mensurar os resultados do desempenho do seu e-commerce, o empreendedor precisa estar atento a vários indicadores, índices que refletem a situação da sua empresa de diferentes perspectivas. Com eles você pode descobrir de tudo, desde quanto está faturando até se está valendo a pena vender um produto ou não.

Márcio Iavelberg, CEO da Blue Numbers Consultoria Empresarial, tem experiência de sobra no assunto e deu algumas dicas para você caprichar na análise dos indicadores mais importantes.

Margem de contribuição

“A análise de margem do produto é muito importante e tem de ser feita montando uma planilha com os custos e o preço de venda”, Márcio ensina. A margem de contribuição é o resultado das vendas menos as despesas variáveis, e representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e ainda ter lucro.

“Com isso, antes de sair vendendo, no próximo dia, você já vai identificar que produto deve mudar de preço por ter uma margem muito grande ou muito pequena”, finaliza.

Receita

O quanto você recebe antes de subtrair os custos e as despesas. É importante não só apurar sua receita, mas começar a criar um planejamento de quanto você vai receber nos próximos meses. Se você arrecadou 20 mil reais em fevereiro do ano passado, deve receber algo em torno disso no mesmo mês de 2016 – considerando condições econômicas semelhantes.

Criar essas perspectivas permite entender melhor como o mercado e o seu negócio funcionam e criar estratégias melhores para sobreviver nos meses de baixo recebimento, por exemplo.

Custos variáveis

“São aqueles que variam conforme o faturamento; quanto mais eu vendo, mais eu gasto”, explica o consultor. Comissão para os vendedores, compras com fornecedores e frete são alguns deles.

É extremamente importante prestar atenção nos custos para que eles não ultrapassem sua margem de lucro e consumam o seu faturamento por completo. Também vale lembrar que muitos desses custos são negociáveis, e você deve tentar baixá-los para aumentar a margem de um produto ou gerar mais lucro.

Custos fixos

Independem da produção e, vendendo ou não, o empreendedor será obrigado a pagá-los. Márcio exemplifica: “Aqui entram, por exemplo, água, luz, impostos e estacionamento”. Os custos fixos devem ser estar incluídos no seu planejamento. Geralmente, são elementos sem os quais você não pode operar, então vale a pena prestar atenção neles.

Tíquete médio

É o que revela quanto o consumidor está gastando em uma única compra. Para aumentar o tíquete médio, uma boa estratégia é mostrar produtos relacionados no momento em que o cliente visualiza o produto desejado. Você pode até oferecer um desconto ou frete grátis a quem gastar mais com você.

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