Outubro - Redes sociais e SEO
5 exemplos de marketing de conteúdo que fazem a diferença
Talvez você não saiba, mas o marketing de conteúdo é conhecido de longa data das grandes marcas. E não por algum motivo mágico, mas por dar resultados impressionantes – tanto em conversão de vendas quanto na interação com os clientes.
A boa notícia é que o marketing de conteúdo, da mesma forma que dá ótimos resultados para os gigantes do varejo, pode ajudar (e muito) a sua loja virtual. Para inspirar sua criatividade e mostrar como algumas empresas investem em conteúdo, dependendo do seu ramo de atuação, elegemos cinco exemplos, olha só:
#1 Red Bull
Ué, mas os produtos da Red Bull não são os energéticos? Do que mais eles poderiam falar? Daquilo que interessa a quem consome o Red Bull. A marca percebeu que o estilo de vida do seu público envolve esportes radicais, natureza e cultura. Por isso, o site deles está recheado de notícias e conteúdo divididos em seções de bike, skate, surfe, motor, aventura, games, músicas e artes.
Esta é uma boa dica para quem acha que todo conteúdo tem de falar apenas do produto que vende ou está em um setor em que é muito difícil produzir material falando da mercadoria em si.
#2 Magazine Luiza
O Magazine Luiza, gigante do varejo, encontrou uma forma de criar um espaço com personalidade e informação. O Blog da Lu reúne novidades sobre produtos, guias e notícias sobre comportamento e tecnologia. A Lu também marca presença nas redes sociais e nos vídeos da marca. Com uma linguagem informal em primeira pessoa, a comunicação parece mais ser de pessoa para pessoa do que de empresa para pessoa.
#3 Hellmann’s
Nas propagandas que vemos na televisão, a Hellmann’s tem apostado em receitas rápidas que usam o produto, e na internet não poderia ser diferente. O site da marca tem uma seção específica com receitas que utilizam os produtos Hellmann’s.
Isso não significa que quem for tentar fazer a receita vai, necessariamente, usar a maionese da marca, por exemplo, mas essa atitude aproxima os clientes e se diferencia dos outros concorrentes. É uma excelente ideia para quem vende produtos relacionados à alimentação.
#4 Editora Intrínseca
Muito mais que leitores, existem fãs que são totalmente apaixonados por algumas sagas literárias e querem saber tudo sobre os livros de que gostam. A Intrínseca apostou em um blog que publica novidades e tem colunistas que abordam temas que têm a ver com literatura.
Procurar pessoas influentes para contribuir com o conteúdo do seu blog é uma excelente maneira de trazer mais relevância e até conseguir citações em outros sites, o que pode melhorar seu posicionamento nas buscas.
#5 Nestlé
É uma das marcas que fazem marketing de conteúdo há mais tempo e sempre serve como exemplo quando falamos dessa estratégia. Há alguns anos, quando a internet ainda não era tão popular aqui no Brasil, a Nestlé enviava revistas de receitas para a casa dos clientes que as solicitassem. A qualidade do material e o fato de não haver nenhum custo para o consumidor conquistaram o público.
Na internet, a empresa mantém uma área de conteúdo voltado para a nutrição, o meio ambiente, o relacionamento familiar, lazer e viagens e o bem-estar. Outro exemplo de produção de conteúdo que não está diretamente ligado ao produto, ou às vendas, mas trata de assuntos que permeiam a vida do consumidor e também agregam status de responsabilidade social e preocupação com o público.
E então? Inspirou-se nesses modelos? Está pronto para fazer seu próprio conteúdo? Então acesse o acervo do Impulso Digital e assista ao episódio deste mês para descobrir como implantar essa estratégia e ter os melhores resultados!