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Da dificuldade para a oportunidade: como a Artgraf aproveitou uma crise econômica para dar uma guinada e ganhar dinheiro
A Artgraf nasceu entre São Paulo e Minas, aproveitando as dezenas de malharias que se espalhavam pela região. O ano era 1985 e a empresa era especializada em atuar no atacado, atendendo essas confecções.
“Na época, nosso foco era produzir etiquetas de tecido para confecções e etiquetas adesivas, principalmente, para lojas comerciais, chamadas, então, de etiquetas de presente”, afirma Diego Turole, filho de um dos fundadores da marca, Laércio Turole.
E esse modelo funcionou por duas décadas. Vendendo para as confecções da região, a Artgraf conseguiu crescer mesmo com o país enfrentando uma inflação de 3% ao dia durante o Plano Cruzado. Durante os anos seguintes, a empresa se estabilizou e ficou em uma situação confortável.
Perigos (e oportunidades) na crise
Esse foi o cenário até 2008, no ano da crise econômica mundial. Com o fechamento de várias confecções, a Artgraf viu o modelo com foco no atacado se esgotar. Ou a empresa familiar dava uma virada radical na maneira de atuar no mercado ou corria o risco de fechar as portas.
Foi aí que, durante a crise, a empresa familiar encontrou um caminho: vender no varejo. Diego aproveitou sua experiência da graduação em Marketing e começou a construir uma loja virtual para Artgraf passar a vender na internet. Em pouco tempo, as operações online já superavam as vendas da empresa no modelo antigo. A dupla de sócios percebeu, rapidamente, que o futuro estava na loja online.
Mas isso não significa que tudo foram flores. “O e-commerce é outro mundo. Engana-se quem pensa que é a mesma coisa que gerir uma empresa qualquer. É preciso estudar muito, já que tudo evolui muito rápido e quem não está atento às novidades corre muitos riscos”, conta Diego. Ele completa: “É um grande desafio para a gente”.
Mesmo desafiador, a Artgraf colheu frutos da sua guinada online. A dupla de empreendedores afirma que dobrou seu faturamento por conta da loja online.
Abrindo caminho via conteúdo
Isso não significa que eles pararam no tempo. Recentemente, Diego inovou novamente e criou um blog para a Artgraf, seguindo uma tendência muito popular e eficiente para o e-commerce: o marketing de conteúdo, que é um dos assuntos do mês do Impulso Digital.
Depois de mudar de plataforma e perder posicionamento nos resultados de busca, o empreendedor descobriu que oferecendo conteúdo de qualidade poderia trazer mais clientes para o seu site e ainda fortalecer a imagem da companhia. “Estudando sobre o assunto, tomei ciência da importância de ter um blog para trazer visitas qualificadas ao site. Ao mesmo tempo que você gera conteúdo interessante para o seu cliente, o atrai para conhecer seu portfólio de produtos”, diz.
Este ano a Artgraf deve alcançar 1,8 milhão de reais em faturamento, e a empresa planeja crescer 20%.
“Não temos planos agressivos de expansão. Focamos muito em qualidade e bom atendimento e para sermos ‘a mais completa loja de etiquetas da internet’, aumentaremos constantemente nossa linha de produtos”, lembra Diego e finaliza: “Cada pessoa, cada negociação, cada tropeço, cada acerto, tudo serviu de aprendizado e foi muito importante nesses 30 anos de existência”.