Outubro - Redes sociais e SEO

Ainda não está nas redes sociais? Entenda por que está perdendo tempo

Já ouviu a canção que diz que o artista tem que ir atrás do público? Pois o empreendedor deve fazer a mesma coisa. E se considerarmos que, hoje, 9 em cada 10 brasileiros acessam frequentemente pelo menos uma rede social, e isso significa que existem boas chances de que seus consumidores façam parte deste grupo, onde o empreendedor deve estar? Nas mídias sociais, ora!

“As redes sociais são a segunda maior mídia de massa depois da TV e a maior mídia dentro da internet. E você tem a possibilidade de estar nesse espaço e trazer reconhecimento para sua marca com investimento muito menor.” A declaração (em tom de convite) é de Edney Souza, fundador do site Interney, um dos grandes especialistas brasileiros quando se fala em comportamento na internet.

Mesmo com um potencial incrível para aproveitar, ainda há empreendedor que tem certo receio e não acredita muito que uma fan page no Facebook ou um perfil no Twitter pode realmente ser útil. Por isso, separamos mais alguns motivos para você mudar de ideia e criar o perfil da sua empresa já!

•    São fáceis de administrar e baratas: “Em comparação com outros tipos de investimento em marketing, a rede social continua sendo a mais fácil de trabalhar”, explica Edney. Criar um perfil, mesmo corporativo, é grátis nas grandes redes, e você só paga se desejar investir em publicidade ou posts patrocinados. O gerenciamento também costuma ser bem intuitivo e simples e, em pouco tempo, você vai estar dominando a administração delas. Não precisa ter medo!

•    Quem não é visto não é lembrado: já falamos no capítulo de e-mail marketing e promoções que o comércio eletrônico não se resume apenas a converter uma venda. No e-commerce você tem a possibilidade de gerar interesse, captar contatos, oferecer vantagens, acompanhar o cliente e criar um bom relacionamento com ele, que pode durar anos. E isso antes, durante e depois da venda. Estar onde o consumidor está, que é nas mídias sociais, ajuda o público a lembrar de você, acessar suas novidades e simpatizar com sua marca a ponto de desejar te seguir e fazer novas compras. “Manter o público interessado vai ajudar suas redes sociais a crescer e, quanto mais pessoas conhecem você, mais negócios poderão surgir”, reforça Edney.

•    Pode conhecer melhor seu público: pense que nas redes sociais nós criamos um perfil, colocamos nossos dados, mostramos nossas opiniões e preferências. Isso significa que Facebook, Twitter, Instagram e todas as outras redes sociais sabem exatamente quem somos e do que gostamos. Essas informações são muito valiosas para você e vão ajudá-lo a criar uma identidade para sua página, definir a linguagem, assuntos e direcionar o conteúdo certo para o público certo.

•    Você tem um canal a mais para vender: você sempre almejou um espacinho comercial no intervalo da novela das oito ou mesmo um anúncio de página inteira no jornal mais popular da cidade. E por que você queria isso? Provavelmente por uma questão de alcance. Pois bem, cerca de 93 milhões de brasileiros já estavam na internet até o ano passado, de acordo com pesquisa da F/Nazca. Do público conectado, 94% têm, pelo menos, uma rede social. Ou seja, estamos falando de um canal com mais de 87,4 milhões de consumidores que não fica devendo nada para os veículos mais tradicionais. 

•    Os resultados são fáceis de medir: outra coisa que afasta o empreendedor das redes sociais é imaginar que gerenciar e medir os resultados é extremamente difícil. Esse é um grande mito. As grandes redes sociais, como Facebook e Twitter, fornecem dados bem completos, tabelas e gráficos que são bem fáceis de entender. Se você acha que não dá conta ou não tem tempo, existem muitos profissionais e agências especializados nisso!

•    Possibilidade de resolver problemas e sanar dúvidas rapidamente: já tem muita gente que perdeu o hábito de ligar ou enviar e-mails graças às respostas na internet, que são muito mais imediatas. Já existe até uma cultura de que reclamar na internet dá muito mais resultado e criou-se até o termo SAC 2.0 para o atendimento ao consumidor nas redes. A possibilidade de ter que resolver problemas na internet preocupa alguns empreendedores, mas deve ser vista como uma oportunidade de entender melhor as necessidades do público, resolver problemas de forma rápida e efetiva e estar sempre melhorando.

Convencido a apostar nas redes sociais? Então fique de olho no Impulso Digital, porque este é o tema do mês! Vamos falar, ainda, de SEO e conteúdo e revelar todos os passos para sua empresa ganhar reconhecimento no mundo virtual. Aproveite para assistir ao episódio sobre o tema!