Outubro - Redes sociais e SEO

6 exemplos de marketing de conteúdo para você colocar em prática já!

Quando falamos em produzir conteúdo, é natural pensar imediatamente em texto. Afinal de contas, você está lendo este post! Mas conteúdo vai muito além disso. É claro que o texto é um dos modelos mais tradicionais, mas existem várias outras formas de transmitir informação de qualidade aos seus clientes e utilizá-la para converter mais.

Daniela Moreira, sócia-diretora da Naluvara Comunicação, resume: “Conteúdo é todo material relevante que você vai produzir e que tenha a ver com o universo dos seus produtos”. Deu para entender? E você pode apresentar isso de várias maneiras.

Vamos ver alguns desses tipos de conteúdo e como usá-los?

Posts

Um dos exemplos mais clássicos de marketing de conteúdo, os posts são textos breves que buscam esclarecer alguma dúvida ou educar de forma objetiva e fácil de entender. Uma boa maneira de definir temas para os seus posts é descobrir quais são as dúvidas dos seus clientes. Sabendo disso, você cria material que responde exatamente a essas dúvidas.

Se o seu negócio é vender óculos, você pode descobrir que seus clientes têm dúvidas sobre qual é o tipo de armação ideal para cada tipo de rosto, quais modelos estão na moda, como combinar a cor dos óculos com roupas e como escolher bons óculos escuros etc. A partir daí, você pode criar textos bem informativos que respondam a essas questões. Com o texto, podem vir os links da loja virtual para quem quiser comprar os modelos citados, e você já engata uma venda!

E-books

Os e-books são livros virtuais criados com o intuito de oferecer uma visão mais profunda sobre um tema. Eles têm uma linguagem bem didática, mas se diferenciam por características estéticas, como uma diagramação menos formal e mais leve, ilustrações e outros recursos gráficos que deixam a leitura mais prazerosa. Geralmente são arquivos em PDF que devem ser baixados e, por isso, é comum que sejam usados como forma de captar leads.

Funciona assim: você cria o e-book e o disponibiliza para download mediante uma condição: o interessado deve deixar alguns dados para ter acesso ao material. Esse novo contato é incluído na sua base de e-mails e você tem a oportunidade de criar um relacionamento com essa pessoa e converter no processo. É claro que para que o visitante aceitar deixar suas informações é preciso que o material seja atraente. Então capriche!

Em cada capítulo, o Impulso Digital sempre produz um e-book completo relacionado ao tema.

Infográfico

É um compilado de dados e estatísticas relevantes sobre um tema específico, representado com a ajuda de vários elementos gráficos, como ilustrações, diagramas etc. Um bom trabalho de design garante que todas as informações se reúnam em uma imagem interessante e bonita, e faz com que um monte de dados se transforme em algo mais fácil de entender. Usando o mesmo exemplo da venda de óculos, você pode criar um infográfico que fala sobre o crescimento das franquias de óticas, por exemplo, juntando dados do número de pessoas que usam óculos no Brasil, qual a média de “vida útil” dos acessórios, quanto o mercado fatura por ano, e por aí vai. Confira, aqui, um dos infográficos produzido pelo Impulso Digital.

Apresentações

Também com o intuito de transmitir informações de forma mais didática e prática, as apresentações em slides são bem populares. Elas, geralmente, apresentam um resumo em tópicos e podem ser usadas para explicar praticamente qualquer assunto. As apresentações são bem versáteis e têm a possibilidade de incluir imagens, vídeos e áudios no arquivo. Você pode usar esse modelo de conteúdo para resumir algum material que seria mais extenso, como um mídia kit ou uma apresentação institucional da empresa.

O Impulso Digital produz, também, apresentações em slides, como esta sobre concorrência, preços e produtos.

Newsletter

A newsletter é o e-mail que você envia aos clientes cadastrados em sua base de e-mails. Elas devem conter novidades, promoções e também, claro, conteúdo informativo. A newsletter garante que o cliente saiba, pelo menos uma vez por semana, tudo de novo que acontece na sua empresa e, assim, não se esqueça que você existe. Aproveite o espaço para resumir os conteúdos mais importantes que você publicou.

Em todos os capítulos, o Impulso Digital envia uma newsletter com os principais conteúdos sobre o tema em questão. Abaixo, você confere a newsletter sobre Finanças e meios de pagamento.

Vídeos

Ter só texto é pouco, ter imagens é bom, mas ter vídeos é ótimo. Só o YouTube conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, e o número de pessoas que assistem ao YouTube cresceu 40% de março de 2014 para cá. Isso está criando uma cultura em que os vídeos são cada vez mais populares (e você não pode ficar de fora). Se não tiver possibilidade de contratar uma produtora, um investimento relativamente pequeno em equipamento de imagem, som e iluminação pode servir para aumentar muito sua audiência e suas vendas. Você pode criar vídeos institucionais, que mostram o funcionamento dos produtos, e vídeos com dicas para comprar melhor. É só soltar a criatividade.

Mas é claro que não basta só produzir e publicar, é preciso ser relevante. “Você precisa criar conteúdo que seja útil para o seu cliente em potencial, para que ele fique ligado no que você está escrevendo, interaja e acabe gerando uma venda lá na frente”, ressalta Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL.

Além dos episódios, o Impulso Digital grava vídeos de dicas e de cases de outros lojistas.

Se você quer descobrir todo o processo de criação de conteúdo e conferir as dicas que os especialistas têm para você, fique por dentro das novidades do Impulso Digital.