Outubro - Redes sociais e SEO
Marketing de conteúdo também vende! 5 razões para apostar nele
Você já percebeu como o processo de compra mudou de alguns anos para cá? Antes da web, o caminho para comprar qualquer coisa era visitar algumas lojas e pedir indicação a parentes e amigos. Só de falar isso parece que estamos discutindo outra era perdida no passado.
Hoje, essa experiência mudou muito. Quem está em dúvida entre um modelo e outro faz uma bela busca na internet, compara preços e lê os comentários que desconhecidos fizeram sobre o produto. Prova disso é que uma pesquisa da F/Nazca revelou que 58% dos consumidores fazem uma boa pesquisa antes de comprar pela internet.
Você já pensou se, nessa hora da pesquisa, sua loja aparecesse em destaque? Seria ótimo, não? O caminho para isso pode ser o conteúdo. Enquanto seus concorrentes buscam investir apenas em anúncios, que trazem poucas informações e repetem uma mesma mensagem (compre, compre, compre), com o conteúdo você passa a contribuir muito mais com o consumidor, podendo oferecer as informações que ele está procurando.
“O conteúdo ajuda a manter sua loja em posições melhores nas buscas. Quando o cliente entra, ele não encontra só o seu produto, mas uma informação relevante que vai levá-lo para a sua loja”, conta Daniela Moreira, jornalista e sócia-diretora da Naluvara Comunicação. Ou seja, com o conteúdo você não precisa vender diretamente, mas aproximar o cliente da sua marca e criar outro tipo de relação – em vez de implorar para o cliente comprar, você estabelece uma relação de troca bem mais proveitosa para os dois lados. O cliente tem o conteúdo que procurava enquanto a loja cria um fã muito mais empolgado para comprar.
Para provar que informação também ajuda a vender, pontuamos alguns benefícios do marketing de conteúdo.
#1 É barato
Quem trabalha com outras ferramentas, como links patrocinados e publicidade, sabe que não é um investimento baixo. E que, se você diminuir a entrada de dinheiro, eles param de trazer vendas. Com o conteúdo é um pouco diferente. Primeiro, ele custa menos. Você mesmo pode se capacitar para produzi-lo e manter um blog praticamente sem custo algum. E mesmo que contrate um profissional ou uma agência para fazer o trabalho por você, a despesa ainda será menor que a de outras estratégias. A Daniela contou que o conteúdo chega a custar, em média, 62% a menos e a gerar três vezes mais leads (clientes em potencial, visitantes que fornecem seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo) que outras ações pagas. É uma boa ou não é?
#2 Nunca para de dar resultados
Enquanto as campanhas de publicidade têm prazo de vigência e a rede social pode sofrer mudanças radicais conforme decidir seu dono, o conteúdo, hospedado com sua loja, está nas suas mãos. Você escolhe quanto tempo (e como) ele fica no ar e, por isso, ele nunca vai parar de dar resultados. Sempre vai haver alguém querendo descobrir qual o melhor modelo de celular, qual o melhor terreno para usar os patins novos que comprou ou qual o tamanho ideal de painel para sua televisão nova. Isso significa que você investe uma vez para criar o conteúdo e ele nunca para de ajudá-lo a converter.
#3 Coloca você como autoridade
Quando você oferece informações relevantes, as pessoas te enxergam como alguém que entende do que está falando, tem autoridade e conhece bem o negócio. “Cerca de 61% dos consumidores se sentem mais propensos a comprar de uma marca depois de ler seu conteúdo”, conta Daniela. Essa relevância fortalece sua imagem e agrega valores como credibilidade e segurança à sua marca. Tudo o que você quer, não é mesmo?
#4 Facilita a divulgação
Dificilmente você vai ver alguém compartilhando um anúncio, mas um material informativo tem muito mais propensão de ser compartilhado. E isso tanto pelos próprios consumidores quanto por veículos como blogs e sites. Uma vez que um conteúdo seu repercute dessa forma, ele alcança ainda mais pessoas, faz com que você ganhe mais credibilidade e, claro, traz mais interesse por seu material e por sua marca (e para os seus produtos).
#5 É flexível
Você pode usar o conteúdo para diversos propósitos e em muitos formatos diferentes. Pode criar um e-book para captar possíveis novos clientes (ou leads) para uma base de e-mail marketing; criar um infográfico recheado de informações sobre o mercado para chamar a atenção de veículos que cubram esse segmento; pode fazer posts que ajudem a escolher um produto (facilitando a compra); e até fortalecer seu relacionamento com o comprador, mandando dicas de outros produtos que podem complementar o produto que ele adquiriu e ensinando como ele pode usá-lo melhor.
Por exemplo, você pode fazer como o Alcyr Neto, do Empório do Lazer. Ele criou um e-book sobre churrasco com várias receitas e dicas. Para fazer o download do material, o visitante cadastra seus dados. Com esse lead nas mãos, o caminho para o Neto é investir em mais conteúdo: criando um relacionamento com esses clientes e enviando outros materiais, novas dicas e informações. Tudo para manter o papo rolando. Isso vai até o momento da conversão: quando o cliente compra a churrasqueira.
Depois disso, o Neto pode continuar investindo no conteúdo para fazer esse cliente voltar a comprar. Ele pode enviar o link para o vídeo sobre como fazer a limpeza da churrasqueira e quais utensílios podem melhorar a experiência da carne na brasa. Com isso, fica aberto o caminho para que esse cliente, depois de um tempo, lembre-se da loja na hora em que decidir comprar outros itens, como grelha ou jogo de facas. Todo esse processo é baseado no conteúdo, criado para informar, comunicar e vender.
Vale lembrar que, para funcionar bem, o conteúdo exige uma boa capacitação de quem vai produzi-lo e uma dose extra de paciência. Primeiro porque é uma ferramenta que dá resultados a médio e longo prazo. Segundo porque, mesmo quando o cliente acessar seu blog, isso não significa que ele vá comprar imediatamente. Esse processo pode demorar um pouco mais, mas, estando perto nesse momento delicado de pesquisa e oferecendo ao comprador a solução para um problema, você gera mais empatia que seus concorrentes e suas chances de concluir a venda aumentam.
Se você se interessou pelo marketing de conteúdo, fique de olho no acervo do Impulso Digital e assista ao episódio de SEO, conteúdo e redes. Lá, você vai encontrar muitas dicas de especialistas e descobrir todos os passos para ter sucesso com esses instrumentos.