Outubro - Redes sociais e SEO
8 coisas que sua empresa precisa fazer para se dar bem nas redes sociais
Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer, não acreditava que as redes sociais pudessem ajudar sua empresa a vender mais. Ele até criou uma página no Facebook e tentou atualizar, mas não se empolgou e desistiu.
E esse é o problema. Como o Neto fazia uma publicação aqui outra acolá, sem nenhum planejamento editorial e sem medir os resultados para saber o que estava funcionando, as redes produziam muito pouco. Aí, já viu, ficou preso em um ciclo vicioso: como não produzia resultados, ele não investia e, como não investia, não produzia resultados.
Se você se identificou com o comportamento do Neto, fique sabendo que pode estar perdendo muito dinheiro não marcando presença onde seus clientes estão! Estar perto do público, descobrindo quem ele é, pelo que se interessa, analisando sua reação, aprendendo com os erros e construindo relações sadias é fundamental para ter clientes fiéis e engajados, que vão acompanhá-lo, indicá-lo aos amigos e ter sua loja como referência.
Vamos ver, na sequência, 8 passos que você deve dar para transformar seu perfil nas mídias sociais em um sucesso:
1 – Perca o medo das redes
Muitos empreendedores não admitem, mas ainda têm receio de mexer com redes sociais. Acham que é complicado, que não vão saber fazer e que só terão reclamações dos clientes.
Não caia nessa e não perca tempo, como perdeu o Neto. Fazer um perfil nas grandes redes é fácil, intuitivo e você sempre pode contar com o suporte da rede, se surgir alguma dúvida.
2 – Invista o seu tempo
O Edney Souza, especialista em redes sociais, falou algo interessante: “Nas redes sociais o maior investimento que você faz é de tempo”, e é verdade. O custo para gerenciá-las costuma ser baixo (mesmo que você contrate um profissional para fazer isso por você) e o investimento maior é criar o conteúdo a ser publicado, pesquisar o que interessa a seu cliente e analisar com cuidado os resultados. Não adianta fazer na correria, muito menos esperar resultados imediatos. As redes são estratégias de médio e longo prazo, mas que trazem sustentabilidade perene para o seu negócio, uma vez que criam uma reputação para sua marca e ajudam a melhorar seus rendimentos sempre.
3 – Conheça o seu público
Nas redes expomos nossos dados e comportamentos, e isso dá ao empreendedor a oportunidade de conhecer melhor seus clientes. As redes, geralmente, oferecem relatórios bem completos do público que te segue, como idade, sexo, localização, horário em que estão mais ativos e tópicos preferidos. Use tudo isso para pensar em linguagens e assuntos que mais cativem sua audiência.
4 – Conheça, também, a rede em que você está
Se é importante saber para quem você vai publicar, é imprescindível descobrir onde vai fazer isso. Cada rede social tem suas particularidades, regras, público e forma de se comunicar diferentes. Identifique em que redes seus clientes estão e estude como ela funciona. “Uma marca deve estar onde seu público está. Se meus compradores estão no Facebook e no Instagram, eu também tenho de estar no Facebook e no Instagram”, explica Edney. Se você não tem possibilidade de trabalhar com mais de uma rede, foque seus esforços em apenas um canal e se esforce para fazer um trabalho de qualidade, para depois expandir para outras plataformas.
5 – Seja organizado na produção de conteúdo
Quando é a imagem da sua loja que está em jogo não dá para arriscar. Cada palavra publicada em nome do seu negócio deve ser muito bem pensada. Para isso, além de descobrir o que o público quer ouvir e saber, você precisa definir a linguagem mais adequada para falar com ele. Mais informal ou formal? Feito isso, precisa produzir, com cuidado, todos os posts que vão ser publicados e fazer isso com antecedência. Isso garante que você vai ter tempo para pesquisar, escrever e revisar antes de o material chegar ao público. O ideal é produzir o conteúdo da semana, pelo menos, três dias antes que as publicações comecem.
6 – Seja frequente
Imagine que você tenha um food truck e quase toda semana esteja em um local diferente. Ansioso por saber onde pode encontrá-lo, um cliente visita suas redes à procura de alguma pista. O problema é que sua última atualização foi há mais de um mês. É uma situação bem chata, não é? Mesmo que seu caso não seja tão extremo, é importante manter uma periodicidade de publicação para não deixar que sua audiência simplesmente se esqueça que você existe. Não deixe que isso aconteça, ok?
7 – Faça o monitoramento
Ninguém gosta de ficar falando sozinho, então não deixe que seus potenciais clientes passem por isso. Se você não tem um funcionário para fazer o monitoramento das redes, tente tirar pelo menos 5 minutinhos a cada dia para ver se não recebeu nenhum comentário. Lembre-se que seus seguidores estão acompanhando o que acontece na sua página, e você não quer que eles pensem que você não está nem aí para eles. Edney avisa: “Se as pessoas percebem que alguém reclamou e você respondeu rapidamente, ficam mais tranquilas em relação à sua empresa, porque se também tiverem um problema sabem que há um feedback”.
8 – Faça as medições
Por último, mas muito importante, é preciso medir os resultados. Você pode fazer isso uma vez por semana ou uma vez por mês, mas é preciso fazer periodicamente. Assim você vai ser capaz de identificar o que deu certo e o que deu errado e ainda usar as informações para otimizar a experiência do consumidor.
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