Janeiro - Balanço e métricas

50 dicas imperdíveis dos consultores do Impulso

Durante os últimos dez meses, muitos consultores bacanas passaram por aqui e deram dicas essenciais para quem quer ter um empreendimento de sucesso.

Se você quiser ouvir (ou ler) algumas das pílulas de sabedoria que eles passaram, não precisa procurar mais. Está tudo aqui embaixo e na ordem! Confira:

Diagnóstico e planejamento

1. “O Planejamento de um e-commerce está intimamente ligado ao estágio de vida da empresa. É comum a gente separar o ciclo de vida de uma empresa em quatro estágios: o primeiro é o estágio da descoberta, o segundo é o da validação, o terceiro é o da eficiência e o quarto é o da escala. É preciso planejar conforme o estágio da sua empresa.” – Edson Rigonatti, investidor e sócio da Astella Investimentos

2. “Quando o empreendedor já está faturando 1 milhão, 1,5 milhão de reais, já está na hora de começar a planejar a escala, que é quando a gente tem de tentar entender qual é o mix ideal de produto, mix de margem, sortimento de canal e produto.” – Edson Rigonatti

3. “Dentro do comportamento do consumidor online brasileiro é muito comum o cara ir no preço e no frete grátis. Mas você precisa, também, pensar em estratégias para aplicar isso. Não deve oferecer frete grátis para produtos ou regiões muito distantes.” – In Hsieh, empreendedor em série, participou da criação do Submarino e 4vets.com

4. “É importante, quando você fizer esses testes, essas alterações, anotar, deixar registrado cada vez que você fez. Porque pode ter muitos fatores externos, ou até mesmo dentro da empresa, que você está mudando e não percebe.” – In Hsieh

5. “E-commerce é comércio. É comprar e vender. Então você tem de comprar bem. Se você não comprar bem, não vai conseguir vender bem, não vai ter margem, não vai ter nada. Então acho que antes de falar de tecnologia, de plataforma, a gente tem que entender bem os conceitos de um comércio.” – In Hsieh

Estoque, logística e pessoas

6. “Jamais sacrifique margem por causa do frete grátis. Você vai atrair vendas, mas vai acabar viciando o seu cliente.” – Marcelo Marques, cofundador e CEO da Mobly

7. “Uma das coisas importantes a ser feitas é manter, pelo menos, uma pessoa cuidando do e-commerce. Vale a pena pegar alguém que já teve experiência em mais de uma área para ser a pessoa, e nesse começo você é empreendedor mesmo, o cara não vai ser especialista de marketing online na parte de conversão de SEO, vai ser alguém que vai ter de fazer um pouco de tudo.” – Marcelo Marques

8. “O segredo da vitória é realmente utilizar os números e saber o que você mede, o que precisa ser medido e com os números corretos saber tomar as melhores decisões.” – Marcelo Marques

9. “Se a gente trabalha com transparência dentro das habilidades e do conhecimento que as pessoas têm, o cliente busca isso. Ainda mais no setor de serviços, no qual o que a gente mais vê é o número de queixas de um serviço mal prestado, de uma medição inadequada. Isso pode atrapalhar muito uma empresa.” – Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona

10. “Tem muita gente boa no mercado, com experiência e disponível, e essas pessoas estão em busca de trabalhar com o melhor líder e o melhor empresário. Conte com essas pessoas, selecione, e, se você não tiver habilidade, conhecimento e experiência para escolher, há cursos online fantásticos para você fazer uso e aprender. E você pode sempre procurar os especialistas na área para dar uma força.” – Ana Vecchi

Finanças e meios de pagamento

11. “Os empreendedores são muito resistentes a fazer a gestão financeira, primeiro porque não sabem; segundo porque os números assustam. Mas isso é fundamental na vida do empreendedor.” – In Hsieh

12. “Empresário, não tenha medo das planilhas. Nós orientamos a utilização das planilhas para controle por termos certeza de que vale a pena, o retorno é garantido.” – João Carlos Natal, consultor do Sebrae-SP

Concorrência, preços e produtos

13. “É importante estudar todos os concorrentes para saber como você pode se posicionar e até aproveitar para destacar na sua loja aspectos aos quais eles não dão atenção. Observe como eles se portam, que preços praticam, como divulgam, como descrevem os produtos e como os categorizam.” – Adriano Augusto Campos, consultor de marketing do Sebrae

14. “Se o seu diferencial for preço, você deve estar ciente de que vai ter de brigar sempre pelo custo mais baixo. Se o que você quer é ter produtos de melhor qualidade, não pode se prender somente ao preço. Você precisa ver sua oferta de uma maneira mais ampla.” – In Hsieh

15. “Você tem de entender até onde pode ir com seu preço, qual sua margem mínima de lucro para sobreviver. Não adianta querer competir fora dessa margem, porque pode até gerar vendas, mas só vai aumentar o seu prejuízo.” – Ricardo Ramos, CEO e fundador da Precifica

16. “Saber calcular bem o markup pode significar a diferença entre o prejuízo e o lucro na operação.” – Ricardo Ramos

17. “A pessoa precisa entender que a usabilidade nada mais é do que você pegar um site, transformar ele em produto e cuidar para que ele seja fácil e simples de usar e, claro, comprar.” – Fernando Zanatta, diretor de TI na Netshoes

18. “Antes de criar o seu site e querer colocá-lo na internet, você precisa pensar na usabilidade. Muita gente pensa que o design vem primeiro, e isso é um erro. A usabilidade tem de vir em primeiro lugar. É ela que garante que seu cliente está comprando. Não é uma boa ideia sacrificar o design pela usabilidade.” – Fernando Zanatta

19. “Em média, as pessoas ficam entre 10 e 20 segundos em uma página. Se o cliente não encontrar o que procura dentro desse tempo, você perdeu a venda.” – Luciana Terceiro, desenvolvedora de interface no UOL

20. “É importante sempre ter uma chamada, um impulso para clicar. É isso que vai levar o cliente para a conversão. Analise o seu site e veja se há uma maneira fácil e direta para que o seu cliente possa comprar.” – Roberto Muricy, analista de produtos no UOL HOST.

21. “Um logotipo, para ser utilizado em qualquer lugar, precisa cumprir cinco quesitos: ser simples, memorável, atemporal, apropriado e versátil.” – Renan Santos, webdesigner do UOL HOST.

22. “O banner é um dos espaços mais valiosos da sua loja. Todo banner precisa ser clicável e intuitivo.” – Roberto Muricy

23. “Quem compra com você, provavelmente, também é cliente dos grandes varejistas e de outras lojas. É inevitável que, com o tempo, o consumidor perceba que seus concorrentes têm elementos que você não tem, como selo de segurança e banners bem elaborados, e prefira os maiores. Por isso, para não ficar defasado, é importante estar alerta às tendências atuais.” – Eduardo Delfino, CEO da Peras Ideias

E-mail marketing e promoções

24. “Se você nunca trabalhou com marketing, no começo vai errar. Isso é fato, mas não fique nervoso. O que importa é persistir e errar cada vez menos.” – Marcelo Sinelli, consultor de marketing e vendas no Sebrae

25. “Ao fazer um planejamento de marketing, você consegue ter foco, coerência e consistência nas suas ações de comunicação. E, claro, um impacto muito maior no seu mercado.” – Marcelo Sinelli

26. “Quando falamos em marketing tradicional, 50% do que é investido em propagandas acaba sendo desperdiçado, ninguém sabe onde vai parar. No marketing digital, quase tudo pode ser mensurado e você consegue ver o retorno.” – Rodrigo Demétrio, CEO da Promovaweb

27. “Mandar a mensagem certa para o público certo é uma estratégia muito poderosa. Existem ferramentas que te ajudam com isso, e esse é o ponto de partida de uma boa campanha.” – Rodrigo Demétrio

Redes sociais, SEO e conteúdo

28. “Se você tiver conteúdo de qualidade, está criando uma oportunidade para conquistar a confiança do cliente, mostrar que entende daquilo que faz. E, ao mesmo tempo, ainda consegue atrair o consumidor para o seu site.” – Daniela Moreira, sócia-diretora da Naluvara

29. “É importante ter consistência nas publicações. Não adianta publicar só quando der, é preciso que o público saiba quando pode consultar você. O volume de conteúdo que você tem importa, o tamanho do seu acervo importa, mas se tiver de priorizar algo, priorize a qualidade.” – Daniela Moreira

30. “O código do seu site deve estar bem organizado e feito de maneira clean, simples. Ele deve seguir as regras de codificação padronizadas pelo mercado, que os desenvolvedores conhecem.” – Bruno Torres, gerente-geral de marketing online do UOL

31. “Sabemos que o tempo é uma coisa escassa na vida do empreendedor, mas o SEO, apesar de dar resultados somente a médio e longo prazo, é o que vai trazer sustentabilidade para o seu negócio no decorrer do tempo.” – Sandra Turchi, consultora de marketing digital e e-commerce e sócia-diretora da Digitalents

32. “Pensando em redes sociais, a primeira coisa que é preciso fazer é criar um projeto de conteúdo, que define o que vai ser colocado em cada rede social.” – Edney Souza, especialista em mídias sociais e fundador do site Interney

33. “Esteja sempre atento às informações de visitação na página, interação das pessoas com você, aos comentários. Aproveite todo esse material para ir melhorando sua página e sua loja.” – Bruno Torres

34. “Eu já vi muita empresa dar tiro no pé porque pensou que não precisava da consultoria SEO por já ter uma plataforma bem otimizada. É um erro comum e as consequências são grandes.” – Pedro Dias, sócio-diretor da Apis3 e especialista em SEO

Mídia paga

35. “O primeiro passo para investir em mídia paga é o planejamento. Sem entendimento das ferramentas, o empreendedor até coloca sua campanha no ar, mas é bem provável que não tenha o resultado esperado. Aí, fica achando que a ferramenta não funciona, quando o problema está na sua campanha ruim.” – Leandro Ramos, coordenador de produtos do UOL Cliques

36. “O Google quer que você seja relevante para o usuário, para que o usuário continue utilizando o Google. Também quer que você, como anunciante, continue investindo. É uma tríade: usuário, anunciante e Google. Suas ações precisam prever esses três pontos.” – Leandro Martinez, consultor digital da Basta1Click

37. “O Google, normalmente, é a primeira escolha do internauta para a compra no Brasil. Então, se você vende pela internet, não tem outro jeito: precisa estar lá com um anúncio relevante.” – Raphael Faria, gerente-geral de marketing online do UOL

38. “Os empreendedores devem investir em mídia paga como uma forma de tráfego mais qualificado para o site. Os anúncios contribuem e extrapolam os limites do tráfego orgânico.” – Leandro Ramos

39. “Para começar a investir no Adwords, o passo mais importante é o planejamento. Você precisa saber como a ferramenta funciona para, depois, poder gerenciar onde está o seu dinheiro.” – Leandro Martinez

40. “Trabalhando com palavras e anúncios mais específicos você direciona melhor sua publicidade para quem realmente quer comprar.” – Leandro Martinez

41. “Trabalhar com as boas práticas, deixando seu anúncio específico, explorando preços e credibilidade da sua loja nos textos, é o caminho para rentabilizar melhor seu investimento.” Raphael Farias

Natal e datas comemorativas

42. “Todo empreendedor tem de saber que a Black Friday é um período importantíssimo de vendas. Em 24 horas (ou em 48 horas), você tem praticamente o faturamento de um mês inteiro. Nossos indicadores mostram que as vendas aumentam em até dez vezes.” – Pedro, cofundador da ebit e VP de Relações Institucionais do Buscapé Company

43. “Se na Black Friday o que atrai os clientes são os descontos, para as datas comemorativas e no Natal o que vai atrair são os presentes. Crie ofertas pensando nos pontos específicos de cada uma das datas.” – Mário Fernandes, sócio-fundador da Mobly

44. “Analisando seu portfólio, você vai começar a entender se é melhor fazer o site todo com 80% de desconto, promoções especiais para cada categoria ou descontos variados. Faça as suas escolhas com base no que você tem e no comportamento do seu cliente.” – Adriano Meirinho, diretor de marketing da Oppa

45. “Todas as áreas, comercial, financeiro, marketing e operações, precisam trabalhar juntas para fazer uma ação promocional acontecer. Deixar o marketing sozinho é um erro grande.” – Mário Fernandes

Balanço e métricas

46. “Criar métricas é uma das partes mais importantes para quem pensa em ter uma gestão mais profissional. Não dá para pular esta etapa.” – Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Insper

47. “Se o empreendedor começar a fazer esses controles neste exato momento, no fim do ano conseguirá ter essa base de comparação. Aí, fica bem mais fácil acompanhar as mudanças no mercado e entender se o momento pede mais investimento ou pé no freio.” – Wilson Giglio, consultor em gestão empresarial

48. “Se você seguir apenas seu feeling, vai correr muito mais riscos do que alguém que planeja. Não tem outro jeito.” – Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP

49. “Depois de determinado momento, você vai ganhar tanta confiança e vai conhecer tão bem o seu negócio que vai cumprir com certa constância aquelas metas que determinou. E, no fundo, vai ser ‘meta dada, meta cumprida’.” – Marcelo Nakagawa

50. “Eu acho que esta, no fim das contas, é a grande lição do Impulso Digital: você precisa começar a olhar os números, tudo começa com uma boa análise de métricas.” – In Hsieh

Precisando de mais dicas? Tem de sobra lá no acervo do Impulso Digital, dê uma olhada lá e aproveite para ver, também, nosso último episódio!