Janeiro - Balanço e métricas

Como o Analytics pode ajudar a medir os resultados da sua loja

Quando o assunto são as métricas, muito empreendedor treme na base. Isso porque não é raro encontrar por aí quem não tenha paciência para os números. Mas mensurar é única forma de ter certeza de que sua empresa está dando o retorno esperado, se você está realmente investindo onde deveria, se pode economizar mais e até que tipo de estratégia dá mais retorno. Agora se interessou, não é?

A pergunta que você deve estar se fazendo é: “por onde eu começo?”. Um bom começo é usar uma ferramenta do Google chamada Analytics.

O que é?

“O Analytics é a ferramenta gratuita mais comum para medir resultados”, explica Anderson Lopes, SEO manager da Dafiti. É um instrumento que oferece dados para que você possa medir seus resultados e facilitar sua tomada de decisão.

Com ele você é capaz de analisar, por exemplo, de onde vem o tráfego do seu site, descobrir quais são as páginas que trazem maior conversão e até os dias e horários melhores para o seu site.

Esta ferramenta também é uma mão na roda na hora de descobrir, por exemplo, se os consumidores estão chegando até o site por meio do e-mail marketing ou se a maior parte te descobre por meio de links patrocinados.

Com esses dados, ou insights, como é comum chamá-los, você tem um embasamento para investir mais em um canal ou em outro e ainda testar outros formatos para melhorar os resultados.

Como ele funciona?

Administrar seu site com a ajuda dos recursos do Google Analytics é simples. Basta acessar o site da ferramenta e cadastrar uma conta do Google. O sistema vai gerar um código que você deve incluir nas páginas do site. É isso que vai criar uma relação entre o Analytics e o seu e-commerce.

Depois disso, sempre que você quiser poderá acessar o painel do Analytics e usar os dados e relatórios criados ali.

Mesmo que você se sinta um pouco inseguro no começo, não tem problema. “A tecnologia tem evoluído bastante, você tem métricas cada vez mais claras dentro das ferramentas, mas é normal surgirem algumas dúvidas nesse momento”, afirma o especialista.

Sempre que precisar consulte o suporte do Google. Lá, eles oferecem treinamentos, artigos e fóruns de discussões que podem ajudá-lo.

E para minha loja virtual?

O Analytics é uma excelente ferramenta para quem tem um e-commerce e oferece até um recurso específico para monitorar melhor suas vendas.

É possível usar a ferramenta para descobrir quais produtos estão vendendo mais, o valor do tíquete médio e a taxa de conversão.

O Anderson explica, ainda, que você pode estabelecer metas para o seu e-commerce criando um caminho que o usuário deve cumprir.

Por exemplo: o cliente entra na página do produto, depois vai para o carrinho, faz o pagamento e então vê a mensagem de obrigado. Este é o caminho que você quer que ele faça, não é mesmo? Estabelecendo esse caminho como meta, você consegue descobrir quantos clientes efetivamente trilharam cada etapa.

“O Google Analytics, automaticamente, vai dizer a você que, de 100 usuários que viram a página de produtos, 30 colocaram algo no carrinho; desses 30, 15 fizeram o login; desses 15, 10 finalizaram uma compra”, explica o especialista.

“Com isso, você pode identificar gargalos no seu funil de conversão e aprimorá-lo. Se você entender que o passo mais difícil é o usuário ir para carrinho de compras, por exemplo, você consegue trabalhar para melhorar essa meta.”

É possível, ainda, averiguar quais são as páginas de produtos mais acessadas, qual é a média de tempo que o usuário leva em cada uma delas – o que pode acabar refletindo o interesse no seu conteúdo e a facilidade em navegar em seu e-commerce – e até mesmo a taxa de rejeição de cada página.

Você também pode utilizar o Analytics para descobrir de qual região estão vindo seus acessos e focar sua estratégia no público que representa a maioria da sua audiência, descobrir qual é o tamanho do monitor dos seus visitantes e criar um layout mais agradável e funcional.

Neste capítulo de Balanço e Métricas, os consultores do Impulso Digital vão dar dicas de como medir melhor seus resultados e melhorar sua estratégia. Fique de olho em nosso acervo e não perca!