Outubro - Redes sociais e SEO

Como fazer marketing de conteúdo com resultados

Fala-se muito, atualmente, em marketing de conteúdo e em como é uma das estratégias mais eficientes para vender e criar relacionamentos com o público.

Mas pouca gente consegue, realmente, produzir um conteúdo que converta de verdade. E você sabe por quê? Porque falta prestar atenção em alguns detalhes muito importantes que fazem toda a diferença.

Se você também quer integrar uma das estratégias preferidas pelos marqueteiros em sua rotina de vendas, veja o caminho das pedras para criar conteúdo que ajuda de verdade:

1 – Conheça sua audiência

O conteúdo não é feito para você, e sim para quem o acessa. E isso vale para material escrito, vídeo, podcast ou qualquer outro tipo de mídia. O primeiro passo para criar uma estratégia que renda resultados é saber quem é o seu público, que linguagem é a melhor para falar com ele e quais assuntos podem cativá-lo.

Com essas informações você será capaz de criar um material muito propenso a impactar seus consumidores. Depois, com base nos feedbacks que receber, vai acertando o formato pelo caminho.

2 – Tenha a estrutura necessária

Um grande erro de quem se empolga com o conteúdo e quer produzi-lo do dia para a noite é acreditar que criar o material é fácil.
Como dissemos no primeiro tópico, é preciso descobrir o que interessa a sua comunidade e o que vai ser relevante para ela, mas, além disso, é preciso garantir que sua produção tenha qualidade.

Se você for criar uma série de vídeos, vale investir em equipamentos de luz, som, filmagem e edição. Se for o caso de produzir artigos em um blog, certifique-se de que tenha tempo e o conhecimento necessário para escrever sobre o assunto ou contrate alguém que possa fazer isso, para garantir que seu conteúdo gere boa impressão sobre sua marca.

Daniela Moreira, sócia-diretora da Naluvara Comunicação, afirma: “Hoje o que não falta é conteúdo e, para se destacar, sua produção deve ter qualidade, ser boa e diferente”.

3 – Planeje-se

Ter um calendário editorial garante que você não perca nenhuma oportunidade de falar sobre o tema certo na hora certa.

Eleja assuntos relevantes para sua audiência e escolha os melhores momentos para falar sobre cada um. Você pode criar material específico, como listas para o Natal ou itens específicos para quem vai passar os feriados de fim do ano viajando. Não perca boas oportunidades de conteúdo!

4 – Seja frequente

E isso por dois motivos: o primeiro é que, enquanto você não tiver uma audiência definida, cria disciplina e torna possível construir um acervo rico para a sua marca.

Quando as pessoas já estiverem interessadas no que você publica, a frequência nas publicações garante a elas que, em determinado dia, poderão consultar você e ter material novo para consumir.

“É importante ter consistência. O resultado não vai aparecer se você fizer posts só quando der para fazer. O resultado do conteúdo é de médio a longo prazo”, explica Daniela.

5 – Meça tudo

Quando tempo as pessoas passaram vendo o seu vídeo? Quantos acessos o seu post teve? Por que o público só tem ouvido metade do seu podcast? Onde moram as pessoas que mais acessam seu blog? Você só vai identificar o andamento do seu projeto de comunicação e descobrir potenciais soluções fazendo as métricas.

Medindo, você descobre o que está fazendo certo e tem a chance de identificar e corrigir seus erros. A boa notícia é que todas as plataformas populares para publicação de arquivos de texto, áudio ou vídeo contam com bons relatórios de métricas. Faça uso deles!

Tem muito mais material sobre conteúdo, SEO e redes sociais esperando por você no e-book deste mês! Não deixe de assistir, também, ao episódio do Impulso Digital e ver como o Neto, com a ajuda dos consultores, vai implantar essas estratégias para melhorar as vendas.