Novembro - Mídia paga

Como aumentar suas vendas com o retargeting

Talvez você já tenha passado pela seguinte situação: visita a página de um produto, por algum motivo acaba não comprando, mas aquele item passa a aparecer em tudo quanto é publicidade, nas redes sociais, em outros sites, e isso só aumenta sua vontade de comprar. Bem, não se trata de coincidência, não. Na verdade, é o retargeting em ação!

O que é

O retargeting é uma estratégia de marketing muito eficiente para recuperar vendas que não foram concretizadas usando o espaço de publicidade para mostrar ao usuário o produto que ele visitou ou deixou no carrinho de compras.

Isso pode acontecer em outros sites que foram visitados e até mesmo nas redes sociais. Leandro Ramos, coordenador do produto de UOL Cliques, resume: “O retargeting é o que vai trazer os clientes que viram um produto, mas não compraram com você, de volta para sua loja. Com ele, a chance de fechar a compra é muito grande”.

Por que usar o retargeting

O retargeting é uma ferramenta que traz resultado porque vai direto ao desejo do consumidor. Você não perde tempo exibindo um vestido para um usuário que é homem, por exemplo. Em vez disso, direciona ele exatamente à camisa de que ele já gostou, ou até colocou no carrinho.

Mostrando o mesmo produto, você garante que o cliente não se esqueça dele e da sua loja, e isso aumenta ainda mais o desejo de concretizar a compra. Enquanto ele pensa se vai ou não comprar, sua marca continuará presente e, no momento oportuno, você vai converter.

“O retargeting tem um peso de segmentação muito forte, que faz com que a publicidade seja mais relevante”, diz Ramos, “com isso, a chance de conversão também aumenta bastante”.

Como funciona

Existem diferentes ferramentas que já vêm com a função de retargeting, como o UOL Cliques, que apresenta sua publicidade em uma das editorias do portal ou de sites parceiros, e casa o tema do seu anúncio com o conteúdo publicado.

Mas, de forma geral, quando o consumidor visitar um produto seu, um arquivo de cookie fica no computador dele. Isso funciona como uma espécie de marca, para que a ferramenta possa identificar o cliente e mostrar a ele o produto que visitou.

No caso específico do UOL Cliques, o Leandro contou que o retargeting é capaz de aumentar entre seis e oito vezes o volume de conversões.

E ele faz isso independentemente de onde o seu produto tenha sido encontrado. “Independentemente da fonte de tráfego, seja uma pesquisa no Google ou no Facebook, o UOL Cliques consegue marcar esse usuário. Quando ele passar pelas páginas do UOL ou de um dos nossos parceiros, o anúncio de retargeting será ativado”, explica o especialista.

No Google Adwords, que é o sistema de links patrocinados nos resultados de busca do Google, você deve instalar uma tag de retargeting no seu site para ativar a função.

O retargeting é apenas um dos assuntos deste mês no Impulso Digital. Se você quer descobrir outras ferramentas de marketing que vão ajudá-lo a fazer mais negócios, acesse o nosso acervo e dê um impulso nas suas vendas!