Novembro - Mídia paga
Maurício Ricardo: como a paixão pelas charges virou negócio
É bem provável que você já tenha visto uma das charges de Maurício Ricardo, do site Charges.com.br. As animações, que viraram febre na internet há alguns anos, começaram como um trabalho informal de Maurício.
O jornalista natural do Rio de Janeiro, que também é músico, viu, a vida inteira, seus talentos apontarem para o meio artístico. “Desde os 17 anos sou cartunista, mas, na época, era um mercado muito pequeno”, ele relembra.
Maurício começou a fazer charges para o jornal Correio de Uberlândia e, paralelamente, foi ascendendo na carreira de jornalista, chegando a se tornar um executivo.
Ele lidava com balanços financeiros, admissões e demissões, mas sempre arrumava um tempo para produzir as charges. “Eu poderia ter me acomodado ali, no cargo de executivo, que era o máximo a que eu poderia ter chegado, só que tinha esse espírito empreendedor dentro de mim”, explica.
Nessa época, mesmo com a carreira indo de vento em popa, Maurício questionava se era realmente aquilo que estava destinado a fazer. Foi, então, que ele enxergou na internet uma oportunidade de empreender e perseguir o que o fazia mais feliz.
A partir de então, Maurício começou a desenvolver o site para hospedar suas charges. “Resolvi que depois do expediente iria fazer um trabalho que talvez desse em alguma coisa.” E deu.
Com equipamentos domésticos e praticamente nenhum investimento, ele começou a produzir roteiros, criar e dublar as animações que fazia nas madrugadas. O cartunista se diverte pensando em como as pessoas que viam seu trabalho não faziam ideia de que a estrutura era tão simples.
Em 2000, Maurício conseguiu contratos com emissoras de TV e grandes portais de conteúdo, e o trabalho pós-expediente passou a trazer mais retorno que seu cargo no jornal. Mesmo com uma carreira consolidada em 11 anos de atuação, o artista tomou coragem e abandonou o emprego.
“Eu embarquei em uma aventura”, ele diz, “mas depois de um ano e meio, veio a tal bolha da internet e as coisas ficaram difíceis”.
Maurício já tinha uma audiência consolidada, mas teve de buscar novos parceiros para viabilizar o negócio financeiramente. Uma das saídas foi diversificar o trabalho, produzindo, por exemplo, animações para empresas.
Paralelamente, ele também investia em estratégias para trazer mais público para sua página, como distribuir o conteúdo por e-mail e até disponibilizar as charges para download, um movimento considerado arriscado por muitos.
Para o chargista, inovar é fundamental para o empreendedor que quer se destacar. “Você deve ter muito critério e muito bom senso para saber a hora de mudar”, diz.
Com um trabalho consolidado e reconhecido no seu setor, Maurício afirma que o que o mantém motivado é a paixão pelo que faz. “Hoje, tenho uma estrutura, conto com animadores trabalhando comigo, tenho uma equipe. Mas quando eu sento para fazer o meu trabalho, aquele ainda é meu momento, quando me sinto satisfeito por ter apostado e por ter acreditado”, finaliza.