Novembro - Mídia paga

Google Adwords: tire suas dúvidas e comece a usar

Muito se fala do Adwords e de como ele é uma ferramenta importantíssima para potencializar vendas na internet, mas pode ser que você ainda tenha várias dúvidas sobre como isso funciona. Não se preocupe! Preparamos alguns passos básicos para você entender o Adwords de uma vez por todas e começar a anunciar!

O que é e como funciona?

O Adwords é um serviço do Google em que é possível pagar para exibir um anúncio nos resultados de buscas do site. Essas publicidades aparecem separadas dos resultados orgânicos e, geralmente, ocupam o topo e o lado direito da página.

“O Google é o principal canal de tráfego na internet brasileira, e é muito importante para o consumidor”, diz Raphael Farias, gerente-geral de marketing online do UOL, e é por isso que você precisa estar lá.

Para anunciar no Google, é necessário criar uma campanha e comprar lances para o que chamamos de palavra-chave. São elas que usamos nas pesquisas do Google, e são o ponto de ligação entre o que o consumidor procura e o que você tem a oferecer.

Se você inclui a palavra-chave “móveis planejados em São Paulo”, toda vez que essa busca ou uma semelhante for feita seu anúncio tem chance de ser exibido. E você só paga quando o consumidor clicar na sua publicidade.

Como pode me ajudar?

“Estar no Google é fundamental para quem vende na internet. Ele te dá os insumos para começar e ter resultados rápidos”, explica Raphael. Um desses insumos é a audiência. Anunciando em um gigante como o Google, você tem a possibilidade de aumentar a visibilidade para sua marca, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu negócio.

O Adwords também é uma ferramenta de retorno rápido, o que significa que, quando feito da forma correta, um anúncio geralmente começa a gerar conversões a curto prazo.

Você pode manter vários anúncios ativos ao mesmo tempo e atender diversos objetivos com o sistema de publicidade do Google. Pode divulgar uma promoção, aumentar as vendas de produtos que têm pouca procura ou fazer anúncios institucionais, por exemplo.

Passos básicos

Para anunciar, é preciso ter uma conta no Google Adwords. Basta acessar a página do serviço http://adwords.google.com e preencher seus dados. Ao acessar a interface pela primeira vez, perceberá que tudo é bem intuitivo e o sistema vai guiá-lo em forma de tutorial.

Mas, antes de criar o anúncio, é importante planejar. Defina qual é seu público-alvo e quais são seus objetivos, isso vai ajudá-lo a criar o texto do anúncio e focar no resultado que mais interessa a você.

Você também vai precisar de uma lista com as palavras-chave que vai patrocinar. Voltando ao exemplo dos móveis planejados, esses são alguns termos que podem ajudar a trazer tráfego para quem presta esse tipo de serviço:

loja de móveis planejados

móveis planejados sp

móveis planejados para quarto

móveis planejados para cozinha

móveis planejados para apartamentos pequenos

“Pense nas buscas que seus clientes devem fazer. Essa é uma boa forma de descobrir palavras-chave”, sugere Raphael.

No Planejador de Palavras-chave do Google Adwords você pode pesquisar ideias de palavras, verificar o custo por clique e o volume de buscas de cada uma.

O próximo passo é determinar qual é o seu orçamento – ou seja, quanto você está disposto a gastar por mês para atingir seus objetivos. Raphael explica como isso pode ser definido: “O que a gente sugere é que o anunciante olhe para o negócio dele e pense quanto custaria, em termos de venda e resultado, para fazer uma venda”. Depois você multiplica esse valor pelo número de vendas que gostaria de trazer com os anúncios. Assim você chega a um valor de investimento inicial.

Por fim, você vai ter de criar seu anúncio. Ele é composto de um título, que deve ser direto e breve; o texto de duas linhas, que precisa destacar as qualidades que você tem a oferecer (como qualidade dos produtos, frete grátis, promoção, parcelamento etc.); e, por fim, um link que deve ir direto para o produto anunciado. Confira no nosso infográfico os passos para criar um anúncio eficiente.

Depois de criado, não deixe de acompanhar o desempenho do seu anúncio e mensurar os resultados. Só assim você será capaz de descobrir se a estratégia está funcionando e onde pode melhorar.

Para quem fica receoso com a ferramenta, Raphael dá a dica: “Se você tem uma verba de mil reais, tente colocar cem, para ver como a campanha se comporta e vá aumentando o investimento aos poucos. Isso vai te dar mais segurança”, e afirma: “é normal que você tenha um friozinho na barriga, mas é justamente isso que vai fazer você seguir pelo caminho certo”.

O Raphael foi um dos consultores do episódio deste mês do Impulso Digital. Ele e outros consultores têm muitas dicas sobre mídia paga. Quer conferir todas? Assista ao episódio e acompanhe nosso acervo, que está recheado de conteúdo para você.