Novembro - Mídia paga

Por que e como usar o UOL Cliques para promover sua loja virtual

Quando falamos em anúncio de mídia paga pode ser que você pense somente nos links patrocinados, aquelas publicidades que aparecem nos resultados de busca. Mas a verdade é que existem muitas maneiras de investir em anúncios na internet. Eles realmente dão certo, geram mais visibilidade para o seu site e atendem diferentes momentos de compra.

O UOL Cliques é uma ferramenta que possibilita criar campanhas com anúncios de texto e imagem que  aparecem nas páginas de conteúdo de um dos maiores portais da internet e seus parceiros.

Assim, você atinge o consumidor em um momento diferente da compra e tem a oportunidade de gerar interesse e desejo no seu produto.

Leandro Ramos, coordenador de produto do UOL Cliques, explica: “Enquanto ferramentas como o Google Adwords funcionam em um momento final do funil de compras, o UOL Cliques age logo no começo, e cria uma necessidade de consumo”.

Veja algumas vantagens de usar esse serviço do UOL:

•    Grande visibilidade: o UOL recebe mais de 33 milhões de visitantes únicos ao mês. De cada 10 internautas, 7 visitam as páginas do UOL regularmente. Isso significa que, anunciando com o UOL Cliques, sua página poderá alcançar um público consumidor gigantesco, e isso é um fator determinante para trazer novos clientes e aumentar as conversões. Além das páginas do UOL, o portal ainda conta com 5 mil afiliados, afirma Ramos.

•    Segmentação: no UOL Cliques você pode escolher posicionar seus anúncios nas páginas que tenham mais a ver com o seu mercado. Se você comercializa cosméticos, apostar nas páginas de Beleza no UOL pode ser uma ótima opção, pois existem grandes chances de que seu público esteja acessando esse tipo de conteúdo. São 42 editorias para você segmentar o assunto da sua publicidade. “Mais segmentação significa mais leads qualificados entrando no seu funil de compras”, diz o especialista.

•    Retargeting: outra excelente função do UOL Cliques é o retargeting. Funciona assim: o cliente acessa sua loja, seja utilizando um link direto, por meio de uma pesquisa ou nas redes sociais, e se interessa por alguns produtos. Ele namora, namora, mas não compra. O retargeting consegue identificar esse consumidor e, quando visita uma das páginas do UOL, ele vê anúncios dos produtos que o interessaram na sua loja. Isso aumenta entre 8 e 10 vezes a chance de você converter, de acordo com Ramos.

•    Investimento flexível: com um investimento mínimo de 100 reais já é possível anunciar no UOL Cliques. Isso significa que você não precisa ter um orçamento muito grande, o que é uma mão na roda para o pequeno e médio empreendedor. Outra vantagem é que se trata de um produto pré-pago, ou seja, você vai anunciar enquanto tiver saldo, pode acompanhar os custos e não corre o risco de receber uma conta maior do que esperava no fim do mês.

•    Mensuração com foco em vendas: sempre que uma pessoa clica no seu anúncio o valor do clique é descontado do seu saldo, mas você tem acesso a um relatório completo que tem foco nas conversões, como explica Ramos: “Conseguimos identificar se aquele clique no anúncio gerou uma venda para você, para isso é necessário que seja instalado um tracking na página de conversão”,

E anunciar no UOL Cliques é bem simples. O primeiro passo é fazer o cadastro.

Com isso, você já está pronto para criar seus primeiros anúncios. Capriche no texto e na imagem para sua campanha. Preferencialmente, utilize textos objetivos e que ressaltem benefícios de comprar na sua loja, como promoções, descontos, qualidade dos produtos etc. Uma imagem chamativa e de boa qualidade também vai fazer toda a diferença.

Em seguida, você vai delimitar o alcance da sua publicação criando segmentações. Para criar uma segmentação, escolha os assuntos que melhor se relacionam com o produto ou serviço que você deseja divulgar. Você também pode complementar a segmentação escolhendo palavras-chave, tornando o seu alcance mais específico. Também é possíveil definir a região em que  seu anúncio será exibido (você pode fazer anúncios diferentes para regiões diferentes ou restringir uma promoção de frete grátis somente para sua cidade, por exemplo).

Por exemplo, se você vende tablets, pode criar uma segmentação escolhendo o assunto Tecnologia: desse modo, seu anúncio será exibido em páginas relacionadas ao tema, como por exemplo http://tecnologia.uol.com.br/.  Com segmentações de palavras-chave,  o sistema segmentará seu anúncio de modo mais específico. Por exemplo, se você incluir “black friday” nas palavras-chave, o UOL Cliques vai relacionar páginas que falem sobre o evento para que seu anúncio seja exibido. Isso ajuda a segmentar melhor o público, então capriche.

E, por fim, você deve inserir as informações de pagamento e delimitar o seu orçamento. Depois da aprovação, seu anúncio já começa a ser veiculado. Fácil, não é?

O UOL Cliques é uma das mídias pagas abordadas no capítulo deste mês do Impulso Digital. Esse é um só dos assuntos do e-book do mês Mídia Paga: Tudo o que você precisa saber para anunciar melhor na internet. Faça o download gratuito agora mesmo e descubra como vender mais com essa e outras ferramentas de marketing.