Você já deve ter passado por essa situação: um concorrente chatinho está vendendo exatamente os mesmos produtos que você, mas muito, muito, mais barato.
E isso foi ótimo, já que trouxe vendas. O Neto assim pensava, já que estava olhando somente para as vendas, e não para sua margem de lucro. Em outras palavras, ele até conseguia vender, mas estava pagando para vender.
Mas isso foi só até a consultoria do
Marcelo Marques, CEO da Mobly. Na conversa com o Neto, ele explicou que era preciso analisar o caminho do produto de ponta a ponta – da compra com o fornecedor até a venda. E, o maior segredo, manter sempre a margem de lucro em mente. O Neto tinha se esquecido da parte da compra.
Antes de se desesperar e sacrificar seu lucro pela venda, é preciso dar um passo atrás e imaginar o que você pode fazer para diminuir o preço final do produto sem, necessariamente,
ter de arcar com o frete ou zerar sua margem.
A saída, muitas vezes, pode estar em uma negociação melhor com seu fornecedor, e aí é necessário o que o Marcelo chama de “veia empreendedora”, muito conhecimento e criatividade. “É preciso entender que não é só ir pelo caminho mais fácil. Geralmente, nesse momento, soluções criativas valem muito mais que só falar ‘ah, então não vou comprar de você, vou comprar de outro’”, explicou Marcelo.
É por isso que vamos dar algumas dicas para garantir que você faça a melhor compra possível.
Tenha certeza do que você quer
Em qualquer negociação é necessário sempre ter em mente o que você quer e até onde pode ir. Se não tiver certeza do número de produtos que vai comprar, até quanto pode pagar, o prazo de entrega etc., você vai acabar sem argumentos em pouco tempo; e parecer despreparado na hora de negociação te deixa à mercê do que o fornecedor quer.
É extremamente necessário transmitir que você conhece bem suas necessidades e o que está disposto a comprar ou não. Vá com seus argumentos prontos e bem estruturados.
Claro que todo mundo que compra quer desconto e o vendedor quer o preço mais alto, por isso é preciso ter suas justificativas na ponta da língua para conseguir persuadir o fornecedor a vender por menos.
Pague à vista
Se você conseguir juntar capital suficiente para fazer uma compra à vista, com certeza conseguirá um belo desconto com o fornecedor. Claro que essa é uma estratégia que deve ser pensada com cuidado e só deverá ser utilizada para produtos que tenham venda garantida, do contrário você poderá ter investido dinheiro em um lote que vai ficar parado no estoque.
Compre mais
Esta é outra estratégia de sucesso garantido na hora de conseguir um desconto com quem vende os produtos, mas que também exige bastante planejamento e uma análise cuidadosa de estrutura.
O Neto teria uma oferta de desconto de 15% com um dos fornecedores se dobrasse o volume da compra. Mas, em razão do tamanho de estoque dele, aumentar a quantidade de produtos seria inviável. Marcelo explicou: “Isso nem sempre é uma boa, porque pode gerar produtos parados e deixar o caixa empatado”.
Por isso, apesar de ser uma técnica que barateia o custo, é importante calcular cuidadosamente qual o destino e o volume de vendas previsto para essa remessa.
Pesquise
Às vezes, é bom lembrar: você não está casado com o fornecedor. Se não houver maneira de criar um acordo entre o que você pode pagar e o que ele quer vender, vale a pena procurar alguém que esteja disposto a uma negociação melhor. “É preciso pensar se apenas o fornecedor atual tem o produto que você precisa e se não há outro que estaria disposto a ser seu parceiro”, reforça Marcelo.
Um fornecedor novo pode até mesmo ter outros itens de seu interesse, e você pode transformar uma compra única em parceria e conseguir um valor final ainda melhor.
Contrato de longo prazo
Esta também pode ser uma saída vantajosa para quem precisa de um artigo que venda bastante e que não pode faltar na loja.
Fazer um contrato a longo prazo oferece segurança ao fornecedor e garante que o preço não fique flutuando, caso ele mude de ideia ou o custo aumente por algum motivo. Também é uma estratégia bacana para quem não quer perder o fornecedor para algum concorrente que esteja chegando ao mercado.
Aproveite as oportunidades
Tem certos artigos que o varejista sabe que vão ter maior procura em determinada época do ano. Na época em que o produto estiver mais barato, pela falta de procura, uma boa estratégia é comprar uma boa quantidade para estocar, se assim o seu estoque permitir.
As panelas de fondue, por exemplo, geralmente estão em alta durante o inverno, mas ficam esquecidas pelo resto do ano, que costuma ser bem mais quente. Se você sabe que todo ano a venda de panelas de fondue aumenta exponencialmente no inverno, tente comprar bem antes. Com a falta de procura, é provável que o fornecedor abaixe preço. Assim você consegue uma compra por um preço menor e estoca as panelas até a chegada do inverno.
Compra casada
Comprar mais de um produto com a mesma pessoa também pode ser uma ótima técnica de negociação para baratear sua compra. Procure analisar quais produtos você poderia adquirir com o mesmo fornecedor e proponha uma compra casada de mais de um artigo.
O Marcelo dá como exemplo o caso do Neto, que comprava a champanheira e sua embalagem de fornecedores diferentes. “Se ele pesquisasse quem são os produtores da champanheira, poderia já comprar a embalagem junto com o produto.” Dessa forma, o Neto teria grande chance de diminuir o custo total dos produtos e inaugurar nova parceria diretamente com os produtores.
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