Maio - Estoque, logística e pessoas

Consultora Ana Vecchi dá 6 dicas para contratar melhor

Encontrar bons funcionários não é uma tarefa fácil, mas todo empreendedor tem de passar por ela se quiser ver seu negócio crescer. 
 
Achar alguém que reúna competência, conhecimento, comprometimento e ainda trabalhe bem com as outras pessoas que você vai admitir é uma empreitada árdua, que muitas vezes pode deixar o empreendedor de cabelo em pé.
 
 
Ana Vecchi, consultora de gestão e sócia da Vecchi Ancona, está dando uma força para o Alcyr Neto, protagonista do Impulso Digital, nessa missão.
 
De acordo com a especialista, o primeiro passo é saber de quem você precisa. “Pense no processo ideal para atender seu cliente. Quais são as atividades fundamentais para garantir que ele fique satisfeito?”, questiona a consultora. 
 
No caso de uma loja virtual, esses processos incluem: a chegada dos produtos à loja, a organização do estoque, a atualização dos cadastros, o disparo de e-mail marketing, o atendimento, a embalagem, emissão de nota fiscal, logística de entrega, relacionamento pós-venda e por aí vai. 
 
Ou seja: antes de colocar o “contrata-se” na porta da sua loja, ou na home do seu site, busque entender o processo de compra e quais os profissionais que você vai precisar para desenvolver cada uma das etapas. Mas depois tem mais! Olha só:
 

1. Planeje o que o funcionário vai fazer

 
Planejar. Já deu para perceber que poucas coisas na vida de empreendedor não envolvem planejamento, né? 
 
Na verdade, esse passo é uma continuação da primeira atitude que você já tomou: pensar em quem contratar. Depois de definir os profissionais que você quer no seu negócio, é preciso enumerar todas as tarefas que eles vão desempenhar. Ana explica: “Se você tem um site, ele deve ser ágil, didático e intuitivo. Então vai precisar de um cara de TI. O que precisa dessa pessoa de TI? Descreva tudo o que ele vai fazer”.
 

2. Pense além do CV

 
Antes de ser um empreendedor, você é uma pessoa, certo? Seu funcionário também. As características pessoais (temperamento, personalidade, gostos e desejos) também impactam diretamente em quem é seu funcionário e como ele vai trabalhar.
 
Estude quais qualidades pessoais precisa ter alguém que trabalhe com você. Que seja uma pessoa dinâmica? Que seja mais tranquila e não se importe de ficar o dia todo no escritório? Ou que seja bem extrovertida? Busque pensar em algumas características de personalidade que podem ajudar ou atrapalhar a execução do trabalho e lembre-se delas no momento em que estiver fazendo a seleção.
 

3. Esteja aberto a possibilidades

 
Você já planejou quem você precisa, mas e se encontrar alguém que, na prática, supere aquilo que você tinha imaginado ou que ofereça uma nova visão do seu negócio? 
Para quem tem loja virtual, a dica da Ana é investir em funcionários “juniores”, profissionais mais jovens em início de carreira. Eles podem ser moldados mais facilmente, estão geralmente abertos a fazer cursos e a aprender no dia a dia, e vêm com um grande conhecimento do mundo online e das tendências que funcionam na internet.
 

4. Procure no lugar certo

 
Muitas vezes, a maior dificuldade para o empreendedor é saber onde divulgar a vaga. Isso depende muito do tipo de profissional que você quer atrair e exige uma boa pesquisa. 
Quem trabalha com arte, por exemplo, geralmente tem portfólios em plataformas específicas. 
 
Profissionais com perfis mais tradicionais, como contadores, geralmente buscam oportunidades de trabalho em jornais ou no Linkedin, por exemplo. As redes sociais podem funcionar muito bem também, principalmente se você quer alguém que gerencie a parte de social media da sua loja.
 
Pesquise onde os profissionais que você precisa costumam procurar vagas de trabalho, liste algumas possibilidades de veículos que podem, mais facilmente, levar sua vaga às pessoas certas e invista neles. 
 

5. Estude

 
A contratação de funcionários pode ser algo muito intuitivo e prático, mas, sem uma boa dose de conhecimento em recursos humanos, você pode ver sua intuição afundando a equipe.
 
Existem vários cursos, muitos deles online, em que você pode aprender mais sobre como recrutar profissionais para sua empresa. Como essa é uma tarefa de rotina na vida do empreendedor, vale a pena investir em alguns deles. A Ana aprova: “Se você não tiver habilidade, conhecimento e experiência para selecionar, há cursos online fantásticos para você fazer uso e aprender, e nós estamos aqui para ajudá-lo”, garantiu. 
 
O Sebrae-SP, por exemplo, tem diversos cursos online gratuitos para quem quer se especializar em selecionar e gerir bem seus recursos humanos.
 

6. Escolha o melhor processo de seleção

 
Você vai promover provas escritas? Testes práticos? Dinâmicas coletivas ou uma entrevista individual? Pense em qual é a melhor didática que possa revelar os candidatos que têm as habilidades que você procura.
 
Defina, também, as perguntas que vai fazer, situações que deve propor e as informações que vai dar sobre a empresa e a vaga. As perguntas serão fundamentais para conhecer bem quem você está empregando. Propor algumas situações pode pôr à prova quesitos como criatividade, lógica e agilidade.
 
Esse também é o momento de informar ao candidato as políticas da sua loja. Ressaltar as informações da vaga pode evitar a contratação de uma pessoa que não se encaixe no perfil que você procura ou não esteja disponível para cumprir algum aspecto, como trabalhar nos fins de semana.
 
E, o mais importante, não se esqueça: o profissional que vai trabalhar ao seu lado para alavancar o seu negócio existe, é só saber procurá-lo. 
 
“O mercado tem gente muito boa disponível, com experiência e procurando trabalhar com o melhor líder e o melhor empresário”, destaca Ana. Esse cara é você?
 
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