Maio - Estoque, logística e pessoas
Como definir melhor o salário dos seus funcionários
Definir remuneração é sempre um trabalho complicado, mesmo para quem tem anos no mercado. Para quem está começando agora e ainda não tem um departamento estruturado de finanças ou recursos humanos, a tarefa é ainda mais difícil.
Mas acertar nessa conta é essencial, afinal, é ela que vai garantir o equilíbrio do seu caixa no fim do mês. Por isso é essencial fazer essa lição de casa.
Ana Vecchi, sócia da Vecchi Ancona e consultora do Impulso, deu ao
Neto a missão de
adequar as funções dos funcionários do Empório. E junto com essa missão ela aconselhou o consultor a pensar melhor na remuneração.
Quer saber como fazer essa lição de casa na sua loja? Então confira as dicas a seguir:
Defina tarefas
O primeiro passo para definir o salário dos profissionais que vão trabalhar com você é estabelecer as tarefas que realizarão. Se já tem uma equipe formada, mas que precisa ser reorganizada porque cada um faz um pouco de tudo, como era o time de funcionários do Neto, o primeiro passo é estipular quem fará o quê, quem vai dividir ou substituir tarefas e quem vai acumular mais algumas operações.
Detalhe o perfil
Pense também, principalmente na hora de fazer a contratação, em qual será a formação necessária para o profissional desempenhar bem as tarefas que você dará a ele. Ele vai precisar de pós-graduação?
Um curso específico? Vai precisar saber usar algum programa mais complexo? Deve ter um segundo idioma?
Só não se esqueça de que isso tudo encarece o valor de mercado desse profissional, por isso atenha-se às características realmente necessárias.
Pesquise o mercado
Depois disso, é hora de pesquisar a média do mercado e calcular quanto você pode e está disposto a pagar a cada colaborador. Nessa conta ainda é necessário incluir todos os valores contratuais que a CLT implica, como os benefícios de vale-transporte e os impostos.
Monte o pacote de benefícios
Cogite, também, agregar pacotes de benefícios que atraiam os candidatos, principalmente se puder oferecer vantagens que chamem a atenção daqueles profissionais que mais querem aprender e crescer, como subsídio em cursos de idiomas e de capacitação.
Outro grande diferencial para sua empresa, que tem motivado os jovens profissionais, é a oportunidade de trabalhar em um ambiente mais descontraído e com horário flexível. Pense nas possibilidades que pode oferecer e seja criativo!
Tenha uma política clara e transparente
"Para calcular salário dos colaboradores é preciso definir a política de remuneração da sua empresa. O que pode ser feito é estabelecer primeiro o salário fixo do funcionário, que diz respeito a função que ele executa, e depois incluir nesse valor comissionamento, bônus ou ainda tempo de casa", Ana explica.
O importante ai é que os funcionários entendam essa política, assim não vai parecer que alguém recebe mais porque é seu "queridinho", e sim porque tem um função diferente, vendeu melhor ou possui mais responsabilidades.
Sabe onde tem muitas outras dicas para ajudá-lo na gestão de pessoas? No nosso e-book sobre Gestão Estoque e Logística! Faça agora o seu download gratuito e confira.