Maio - Estoque, logística e pessoas

Passo a passo: aprenda a organizar e gerenciar melhor seu estoque

Tem lojista que se preocupa com tudo o que o cliente pode ver: a forma como os produtos estão na prateleira, o uniforme impecável dos funcionários, a iluminação da loja... E a gente acha isso lindo. O problema é quando olha a parte do fundo das lojas, os bastidores, e está aquela bagunça! 
 
Diferentemente do que muita gente acha, ter um esquema de venda organizado, do início ao fim, pode ser a diferença entre um cliente satisfeito ou não. E a base desse processo está em organizar e gerenciar bem o estoque. 
 

Quer ver? Você recebe um pedido na loja virtual e, automaticamente, o prazo de entrega é calculado em dois dias úteis. Mas, ao procurar o produto no estoque, seu funcionário descobre que o item está em falta. 
 
Agora não tem jeito. Você precisa ligar e encomendar com o fornecedor. Este, por sua vez, vai demorar três dias para fazer a entrega e só vende um lote fechado, com dez unidades. E você faz o quê? Para não perder a venda, compra. 
 
O resultado é que, se o fornecedor não atrasar, o produto só chegará em três dias;  seu cliente vai perder a paciência e você ainda vai ter de brigar para encontrar lugar para guardar todo o lote que chegou. Isso sem falar do dinheiro a mais que precisou gastar. 
 
Para quem tem também loja física, outro grande problema está em administrar os estoques “físico” e “virtual”. Sem um sistema com os dados dos dois estoques (e a disciplina para atualizá-los), o empreendedor não sabe o que pode vender e o prazo de entrega. 
 
O Alcyr Neto, protagonista do Impulso Digital, viveu esse dilema. Mas, com a ajuda dos mentores que sabem tudo de empreendedorismo, está conseguindo pôr a casa em ordem. Como bem disse Marcelo Marques, CEO da Mobly, para o Neto: “Estoque é o que separa os homens dos meninos. Uma má gestão de estoque pode quebrar o que você construiu em cinco anos”.
 
Já deu para sacar a importância do tema, né? Então confira essas dicas para garantir que seu estoque esteja sempre bem organizado e funcional.
 

Um é pouco, dois é bom e três é demais

 
Quando se trata de gerenciamento de estoque, equilíbrio é fundamental. Ter pouco de um produto que vende bem prejudica suas vendas, se o cliente quiser pronta-entrega. Em compensação, ter um lote grande parado ocupa espaço; e o pior é o dinheiro investido congelado que não está voltando para o seu bolso.
 
Por isso é preciso ter sempre muito bem calculado o que você precisa comprar para repor o estoque de produtos que saem muito. Na outra ponta, você precisa estar esperto para conseguir liberar itens encalhados para gerar dinheiro e dar espaço aos produtos que vendem mais (mesmo que isso signifique vender pelo preço de custo).
 
Para saber quanto comprar de cada produto, uma ótima ferramenta é a curva ABC. Lembra-se dela? Ela vai ajudá-lo a saber quais produtos estão vendendo bem, quais compõem a maior parte da sua receita e, por isso, merecem mais atenção, além de deixar bem clara, visualmente, a ordem de importância de cada grupo de itens que você tem na loja.
 

De olho no tempo

 
Vale também destacar que essa demanda pode ainda variar de acordo com tendências, sazonalidades ou épocas do ano. Uma piscina inflável, obviamente, vende muito mais no verão do que no inverno. Por isso é bom estimar um volume maior de compra na época mais quente do ano e talvez diminuir um pouco o estoque desse produto quando os termômetros estiverem registrando temperaturas mais baixas. 
 

Estoque físico x estoque virtual

 
O Neto tinha muitas dúvidas sobre separar ou manter o estoque do Empório do Lazer unificado, tanto para vendas online quanto para as concretizadas na loja física. Como as funções e a organização das lojas física e virtual ainda estão um pouco confusas na cabeça do Neto e dos funcionários, ele imaginava que separando, fisicamente, o estoque disponível para as duas lojas o problema estaria resolvido.
 
Entretanto, neste ponto, Marcelo, da Mobly, foi taxativo: “É muito melhor ter um estoque único e bem organizado. Dividir o estoque significa estar praticamente dobrando seu custo, o que pode inviabilizar o e-commerce”. Ou seja, se já está difícil organizar um estoque, imagine dois. 
 
A saída aqui é ter um controle preciso de demandas das duas bases da loja e manter tudo em um inventário. Assim fica mais fácil comprar o suficiente para manter as plataformas sempre abastecidas.
 
E você não precisa fechar para balanço para contar todos os itens da sua loja. Uma boa dica é criar uma rotina diária – assim você faz a contagem real de alguns poucos produtos por dia. Vamos dar um exemplo: se a sua loja tem 400 produtos e você quer fazer isso duas vezes por semana, é só contar 50 produtos toda segunda e toda sexta, e o seu estoque estará atualizado.
 

Vendeu bem e agora? Vendeu mal e agora?

 
Caixa parada no estoque é dinheiro congelado. E essa grana precisa voltar para o seu bolso o quanto antes. 
 
O Neto estava com uma grande quantidade de barracas de camping paradas no estoque. Ele ainda não decidiu o que fazer, mas uma boa opção é realizar uma grande liquidação de barracas ou tentar montar um conjunto com outros produtos para que o cliente leve a barraca como um kit (desde que os outros produtos do kit tenham margem bacana).
 
E se vendeu bem? É só comprar mais? Também, mas o Marcelo avisa que dá para pensar um pouquinho mais longe: “Pense nos produtos que vendem bem e imagine que tipo de variante você poderia agregar”.
 
Assim, junto com uma churrasqueira que está indo super bem nas vendas, dá para cogitar ter no seu mix de produtos espetos, tábuas, facas para churrascos e etc. Explore o nicho que mais está rendendo na sua loja e use sua criatividade!
 
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