Novembro - Mídia paga

5 erros que você pode estar cometendo nos seus anúncios no Adwords

Que o Google Adwords, sistema de anúncios nas páginas de resultado do Google, é uma das ferramentas mais usadas por quem faz marketing, você já deve saber. Mas talvez não consiga usar todo o potencial do Adwords por cometer alguns errinhos na sua utilização.

Esses equívocos podem fazer com que você acabe gastando mais que o necessário para gerar uma conversão ou impedindo você de alcançar os resultados que poderia ter.

Dê uma olhada nos 6 principais erros no Google Adwords e veja se está cometendo algum deles:

#1 Não conhecer as regras

“Você precisa saber como a ferramenta funciona para gerenciar para onde está indo seu dinheiro”, alerta Leandro Martinez, consultor digital da Basta1Click.

Na empolgação de querer começar logo a usar o sistema que promete trazer vendas a curto prazo, muita gente se esquece que, para ter bons resultados, de verdade, é necessário saber com o que você está lidando.

É importante ler as diretrizes do Adwords para saber o que é proibido e como tirar o melhor da ferramenta.

#2 Não usar palavras negativas

As palavras negativas servem para impedir que seu anúncio apareça em certos resultados. Por que isso é importante? Ora, uma vez que você paga por clique, só são interessantes os anúncios que venham a gerar vendas, não é? Não vale a pena exibir seu anúncio para uma pesquisa sobre um produto que você não tem, porque será impossível vender.

Se você vende sapatilhas para o dia a dia, por exemplo, não vai se interessar por pessoas em busca de sapatilhas de balé, certo? Portanto, na hora de anunciar, você deve “negativar” o termo “sapatilhas de balé”.

Martinez reforça: “As palavras negativas são tão importantes quanto as positivas, e a maioria dos anunciantes não olha, ou olha a cada seis meses. Mas não é assim, elas precisam ser analisadas praticamente toda semana”.

#3 Não usar o tipo certo de correspondências e palavras

No Adwords existem alguns tipos de correspondência, e isso não é à toa. Elas servem para que o Google possa mostrar seu anúncio para mais buscas, mesmo que as palavras-chave não sejam exatamente as mesmas que o consumidor procura. Conheça os tipos de correspondência:

Correspondência ampla: são mais abrangentes e ideais para o início de uma campanha. É o tipo de correspondência padrão e envolve palavras próximas às que você cadastrou. Se sua palavra-chave é “suplementos para dieta” e a correspondência dela é ampla, seu anúncio pode ser exibido para “produtos para dieta”, por exemplo.

Correspondência ampla modificada: abrange, além das palavras exatas, erros de ortografia, plurais, aumentativo etc. Para adicioná-las à sua lista de termos, você deve acrescentar um sinal de mais (+). Se seu termo é “passagem Miami”, cadastre como “+Passagem +Miami”, para que o Google possa exibir seu anúncio quando um usuário procurar “passagens Miami”, por exemplo.

Correspondência de frase: nela, seu anúncio pode ser exibido quando a busca tiver palavras antes do termo de busca. Para incluí-las, coloque a palavra-chave entre aspas (“”). No caso do exemplo anterior, se o usuário pesquisar “comprar passagem Miami” seu anúncio poderá ser exibido.

Correspondência exata: como o nome diz, é aquela em que seu anúncio só é ativado e, portanto, mostrado para o usuário quando ele pesquisa exatamente a palavra-chave que você cadastrou. Inclua palavras-chave com correspondência exata usando colchetes ([]).

Correspondência negativa: são as palavras você não quer atrelar ao seu anúncio (como explicamos acima). Elas devem ser inseridas colocando um símbolo de menos (-) antes da palavra.

“As palavras mais genéricas têm muita demanda, e as específicas trazem mais leads qualificados. Então é bom ter esses dois tipos de palavras na sua lista”, explica o consultor. Você pode ter “moletom” e “moletom de capuz da marca X” como exemplos de palavras mais genéricas e mais específicas, respectivamente.

#4 URL de destino errada

É essencial que o consumidor seja direcionado para o produto ou página que tem a ver com o anúncio. “Quem pesquisa ‘calça amarela’, deve ver um anúncio de calça amarela, e ser levado para a página de calça amarela. Não vou levá-lo para uma calça vermelha”, o especialista exemplifica.

É essencial que a publicidade leve direto para o produto. Fazer o cliente navegar muito tempo no site até achar o que procurava pode ser a diferença entre um clique sem conversão e uma venda. Portanto, nada de apontar o anúncio para a home page.

#5 Falta de segmentação

Há alguns detalhes que você pode escolher na segmentação do Adwords. Um dos mais importantes, muitas vezes, é esquecido: a localização. Já falamos que é preciso definir sua área de atuação muito bem, porque, às vezes, vender para outros estados acaba dando mais prejuízo do que lucro a você. Ou pode ser que você queira fazer um anúncio de frete grátis para a sua cidade. Nesses casos, não adianta muito fazer com que sua publicidade atinja o país todo, não é?

Agora que você já sabe o que não fazer no Google Adwords, vamos descobrir como otimizar sua campanha? Esse é um dos assuntos do episódio do mês. Assista às dicas dos especialistas e descubra como vender mais com essa e outras ferramentas de marketing: