Agosto - Tecnologia e design

10 layouts inspiradores para sua loja virtual

Uma das grandes dificuldades de quem está entrando no e-commerce é descobrir uma identidade visual para o seu site. Um layout bonito, funcional, que agrade ao público e ainda esteja de acordo com as tendências de mercado não é muito fácil de sacar logo de cara. Por isso, selecionamos dez designs inspiradores de lojas virtuais para você apreciar e se inspirar na hora de criar o seu, olha só: 

#1 Madsen Cycles

O layout da Madsen Cycles, que fabrica bicicletas, é um dos mais limpos e bonitos que você vai ver. O banner grande com a imagem ambientada é um excelente recurso visual que capta a atenção do visitante. Clicando no botão ?escolha sua bike?, o cliente é redirecionado para uma página com catálogo e informações específicas de cada produto.

#2 Submarino

Uma boa característica para se notar no Submarino é a mudança de alguns elementos de layout, conforme as promoções e campanhas. No caso do SubDay, ação exclusiva da loja, o fundo, os banners e a vitrine do site receberam tratamento visual diferente do usual. Só a mudança de cor já é o suficiente para que o cliente que está acostumado a visitar o site perceba algo diferente e, consequentemente, tome conhecimento da campanha. Vale investir na estratégia.

#3 Peter Nappi

A home da Peter Nappi, marca de sapatos, mais parece uma galeria de fotos. E o objetivo é esse mesmo. Essa tendência dá um tom artístico e refinado que diferencia a marca. Repare que as fotos variam em ângulo e proximidade para mostrar tanto os detalhes quanto a composição dos sapatos com roupas.

#4 Camiseteria

A loja virtual da Camiseteria transmite exatamente o estilo descolado que a marca tem. Repare na organização que é tendência atualmente: topo pequeno e banner mais largo. Vale, também, inspirar-se na foto ambientada com três modelos descontraídos usando as camisetas da marca, um detalhe que faz toda a diferença nas conversões.

#5 Amaro

O e-commerce da Amaro destaca exatamente o que o cliente quer ver: o produto. Logo de cara, o consumidor visualiza um banner de desconto que se reveza com outras imagens muito bem produzidas e que fazem o público desejar as peças. Ponto para o topo bem pequeno, onde é possível encontrar todas as informações, mas sem se distrair do que realmente importa.

#6 Farfetch

A estratégia da Farfetch, e-commerce de roupas, é direcionar o consumidor logo de cara. De uma forma bem intuitiva e simples, o público escolhe entre ver roupas femininas e masculinas. Sabendo que você tem poucos segundos para levar o cliente até o produto que ele procura, esta é uma fórmula bem efetiva para melhorar a experiência de navegação.

#7 Inkefx

Outra marca que apostou em um layout descolado para agradar ao público jovem. O fundo preto, aliado à tipografia mais informal, cria uma ideia de ambiente underground, o que respeita a ideia de que as estampas da marca são mais alternativas. E, de novo, dá para perceber o quanto o contraste do preto e amarelo fica bem na tela.

#8 Reebok

A Reebok é outra marca que apostou na tendência de foto de produto que impressiona o visitante. Rolando um pouco para baixo, estão as abas de informações e descrições dos modelos. Perceba como área da foto e a das informações é dividida com o contraste do preto e branco. Tem até vídeo, outro recurso que vai destacá-lo entre os concorrentes.

#9 Apple

A simplicidade e a elegância do layout da loja online da Apple ? com linhas finas e cores sóbrias ? reflete a ideia de que a marca trabalha com produtos de alta tecnologia e voltados para um público bem exigente. Para quem trabalha com tecnologia ou quer transmitir uma ideia de refinamento, a paleta com as cores preto, cinza e branco é uma boa aposta.

#10 CasaDicor

A CasaDicor investiu em blocos de informação que funcionam muito bem para dividir departamentos. Na imagem fica bem claro onde clicar para ver os produtos de cada categoria e marcas destacadas. Por ser um site de decoração, o foco fica todo nas imagens, enquanto o layout é bem básico, simples e tem um tom refinado em branco, cinza e preto. As cores mais vibrantes só aparecem para destacar promoções, os nomes dos produtos e os botões. Se você pretende usar imagens bem coloridas, um layout mais discreto é o ideal.

Claro que, antes de escolher um layout, é importante ter certeza que ele combina e vai agradar o seu público, e não só sair copiando o design de uma loja que você que gostou. O que vale aqui é usar esses e-commerces como inspiração para criar algo que funcione bem para a sua marca.

Quer conferir mais um design bacana para se inspirar? Então visite o novo site do Empório do Lazer, a loja virtual do Alcyr Neto, que passou por um verdadeiro Extreme Makeover no Impulso Digital.