Agosto - Tecnologia e design
Call to action: o que é e por que é fundamental para o seu negócio
“Compre”, “confira”, “acesse”, “não perca”, “aproveite”... Você já deve ter lido essas dicas em vários sites por aí. Esse tipo de pedido, que incentiva quem lê a realizar uma ação, é chamado call to action. Em bom português, são as chamadas para a ação, e são fundamentais para quem tem loja virtual.
Roberto Muricy, analista sênior de produtos no UOL Host, explica: “A call to action mostra os próximos passos, qual é a ação que a pessoa deve tomar. É o guia do consumidor até a conversão, seja ela a compra de um produto, a contratação de um serviço, a captação de um e-mail de cadastro ou um download de conteúdo”, afirma.
E se você está achando que a call to action é só um pequeno detalhe, está muito enganado. Para ter sucesso em e-commerce, os grandes varejistas online realizam todos os passos necessários, e a call to action é um deles.
“Os clientes estão acostumados a comprar nos grandes e-commerces e a ter aquele nível de qualidade”, afirma Eduardo Delfino, da Peras Tecnologia. “O empreendedor que acha que vai fazer um site qualquer e vender sem ter cuidado com o marketing, sem criar uma call to action interessante, está se enganando”, acrescenta.
Começando a usar CTAs
A call to action tem uma grande vantagem: qualquer um pode usar, inclusive você. Como é indicada para qualquer empreendedor que busque uma conversão (ou venda), a CTA pode ser o que faltava para o seu cliente comprar.
Aqui, você pode mexer na sua página de venda dos produtos para testar qual CTA funciona melhor. Os seus clientes podem preferir um simples “compre” ou, quem sabe, “compre agora”. Algumas lojas tiveram sucesso escrevendo “chega de esperar”. Enfim, as possibilidades são inúmeras.
Vale lembrar que você pode fazer combinações com cores. Um “compre agora” em vermelho vai ter resultado diferente de um “compre” em azul. Só não esqueça de testar direitinho o resultado. É só com os resultados em mãos que você vai melhorar o seu trabalho com call to actions.
CTAs e conteúdo, uma parceria vencedora
Você já está craque em CTAs de vendas e quer um desafio maior? Combine a call to action com o conteúdo.
Vamos imaginar um cenário. A sua loja precisa de e-mails de possíveis clientes. Com essa lista em mãos, você vai conseguir enviar e-mails com promoções e, claro, aumentar suas vendas. Nesse exemplo, vamos imaginar que você venda churrasqueiras. Se você tiver um conteúdo bacana sobre churrasco, o seu público não ia adorar? Pensando nisso, você procurou uma agência e produziu o seguinte e-book: “50 dicas para um churrasco matador”.
Agora é só fazer a parceria vencedora que usamos no título. Coloque a capa do e-book 50 dicas, mas só libere o acesso quando o cliente preencher o formulário no seu site com dados como e-mail, telefone, idade, essas coisas.
E você testa a CTA como o botão de vendas. Pode tentar “Melhore o seu churrasco” ou “Nunca mais queime a carne”. Só os testes vão mostrar qual é o melhor texto para sua call to action.
O importante é oferecer algo interessante ao seu possível cliente. Se não tiver o e-book, um cupom de desconto pode ajudar. “Se você não oferecer nada, o visitante não tem motivo para deixar seus dados. É preciso incentivá-lo”, afirma Roberto, do UOL Host. Esses são fatores motivadores que trarão um novo contato para sua base, e você poderá trabalhar a comunicação com ele no futuro.
Como fazer uma boa CTA
A boa call to action é aquela capaz de convencer. Não adianta só colocar a foto de um produto nem mexer no botão “comprar”. O consumidor só vai fazer o caminho que você deseja em duas situações: se tiver condições favoráveis para ele comprar ou se o conteúdo lhe interessar. Isto é, se não for bom para ele, não vai ser bom para você.
Também não adianta ficar enrolando. “Seja claro e direto, crie urgência e desperte curiosidade”, Roberto diz.
Então, vamos a algumas dicas infalíveis para uma CTA campeã:
• Conheça seu cliente: descobrindo o que ele quer, quais são as condições que o fariam comprar de você e como você pode abordá-lo já tem meio caminho andado para convertê-lo.
• Use verbos no imperativo: na hora de escrever sua call to action dê atenção ao modo de escrever. O ideal é usar verbos de comando, vocabulário claro e frases curtas. Em geral, "compre" é melhor que “comprar”, mas só os testes vão mostrar isso.
• Utilize cores contrastantes: para destacar seu botão ou texto da call to action do resto do conteúdo vale utilizar uma cor diferente. Mas tome cuidado para não exagerar!
• Destaque as vantagens: “grátis”, “fácil”, “rápido”, “garantido” e “exclusivo” são algumas das vantagens que podem convencer o cliente a comprar. Da mesma forma que “descubra”, “conheça”, “aprenda”, “veja” podem fazê-lo querer um conteúdo seu.
• Seja específico: ninguém vai arriscar clicar em algo sem saber exatamente para onde está indo. A CTA deve ser clara. “Baixe o e-book”, “ganhe 10% de desconto” e “peça seu brinde agora” são bons exemplos.
• Capriche no posicionamento: não adianta criar uma bela call to action se o consumidor não a vir. Coloque-a em posição de destaque e garanta que o conteúdo será visualizado.
• Crie urgência, e isso pode ser feito de duas maneiras: usando termos como “agora” e “hoje” ou colocando um prazo. Você pode fazer uma promoção com desconto por tempo limitado ou oferecer um crédito para captação de e-mail só por uma semana.
• Faça testes: se você tem dúvidas quanto a cor, posicionamento, canais de divulgação e até mesmo ao texto de suas CTAs, o segredo é testar. Experimente modelos diferentes a cada semana e vá medindo os resultados para saber qual funciona melhor.
• Não esqueça a landing page ou o conteúdo entregue: se o destino final para o qual você quer levar o cliente – seja a confirmação de compra ou o download de um material – não for de boa qualidade, o consumidor não vai voltar. É preciso construir um bom caminho, mas também um excelente destino final.
A call to action é só uma das ferramentas que você pode usar na sua loja virtual para potencializar suas vendas. Assista ao Impulso Digital sobre Tecnologia e Design e veja mais dicas dos especialistas em e-commerce.