Agosto - Tecnologia e design
Dicas de tecnologia que vão deixar seu e-commerce mais bonito e eficiente
Criar uma loja virtual já é uma tarefa que assusta muito empreendedor, e descobrir como fazer para que ela encha os olhos dos seus clientes pode ser um problema ainda maior. Para ajudá-lo com isso, conversamos com Eduardo Delfino, CEO da Peras Tecnologia de Resultados.
A Peras é uma empresa de tecnologia de resultados que tem como objetivo “desmistificar a visão estratégica de empresas que acreditam que é possível sobreviver em um mercado altamente competitivo sem fazer parte deste novo universo de interação e tecnologia móvel”, ou seja, provar para você que é preciso estar no comércio eletrônico e, mais, isso não é nenhum bicho de sete cabeças.
Como o Eduardo, além de ser economista e empreendedor, ainda sabe tudo do mundo do comércio digital, ele deu algumas dicas valiosas que você deve seguir.
Topo pequeno, rodapé grande
Ué, mas não é o contrário? Segundo o Eduardo, não. O topo pequeno acompanha uma tendência de mercado utilizada por grandes varejistas e boa parte dos e-commerces. Ter um logo e topo de site pequenos ajuda a chamar a atenção para aquilo que realmente importa no seu site.
“Um topo menor dá mais destaque para os produtos, que é o que você quer que o cliente veja”, comenta Eduardo, e continua: “Quando ele entra no seu site, não está preocupado em ver sua marca, pois nem conhece sua empresa ainda. O consumidor está procurando pelo produto”. Então é isso que você precisa mostrar para ele.
“Já o rodapé deve ser maior para comportar todas as informações necessárias.” São elas informações institucionais, como “trabalhe conosco”, “quem somos”, “políticas de troca”, “contato” e todos os meios de pagamento que o consumidor pode utilizar.
Muitas vezes, quando não encontra a informação de que precisa em lugar nenhum, é no rodapé que o consumidor vai procurar, então não pode estar faltando nada, ok? Veja, abaixo, o exemplo da nova loja virtual da Empório do Lazer.
Banner também tem limite!
E, de acordo com Eduardo, o número máximo é quatro. “O cliente não tem tempo para ver mais que isso”, afirma.
Os banners são caixas retangulares com imagens que, geralmente, vêm abaixo do logo ou nas laterais do site. Elas mostram informações importantes que a loja quer que o visitante veja logo de cara, como ofertas, lançamentos, condições de pagamento especiais etc.
Colocar mais do que quatro banners vai fazer com que as imagens se revezem rapidamente e o cliente não tenha a chance de ver direito e se interessar. Por isso, vá na dica do Eduardo, quatro é o número!
A Empório do Lazer também aplicou essa regra. Veja como ficou legal desse jeito:
Venda cruzada
Imagine um recurso de loja online que, além de elegante, vai ajudá-lo a vender mais. Nada mal, não é? Isso é, basicamente, a venda cruzada (ou cross selling, se você preferir o termo em inglês).
Você já deve ter visto isso nos grandes e-commerces. É assim: você está procurando uma churrasqueira e, na mesma página, a loja oferece produtos relacionados, como facas, grelhas e aventais.
Quer outro exemplo? Se o consumidor está comprando uma capinha para celular, antes de fechar a compra aparecem sugestões como película de proteção de tela, carregador, bateria e outros acessórios que vão encher o carrinho dele!
“É a mesma estratégia dos supermercados que, perto dos caixas, disponibilizam chocolates, revistas etc. É uma forma amigável e discreta de oferecer algo a mais ao cliente”, explica Eduardo.
Se a sua loja está na internet, use-a para vender pela internet!
A gente sabe que isso é bem óbvio, mas tem muito empreendedor que acaba tratando a loja virtual como um meio de divulgar sua marca e levar o cliente para a loja física. Isso pode até funcionar, mas você não está aproveitando todo o potencial da sua loja online.
O Alcyr Neto, empreendedor que criou o Empório do Lazer e foi escolhido para o Impulso Digital, fazia muito isso, mas passou a tentar tirar o máximo da sua loja online. Ele recebeu o seguinte conselho do Eduardo: “O objetivo do e-commerce não é levar clientes da loja virtual para a loja física, e sim aumentar o tráfego no comércio eletrônico. Isso pode até acontecer, mas não faz sentido ter um resultado fraco de algo que pode trazer muito lucro”.
Claro que ter uma loja física, onde o cliente possa aparecer para tirar dúvidas e ver os produtos, é um elemento que dá credibilidade à sua marca, mas tenha em mente que o e-commerce é um canal de vendas, e não só de publicidade.
Mostre muitos produtos
Esta é outra tendência de mercado que está super em alta e na qual vale a pena apostar. Não é uma regra, mas, se você observar, todos os grandes e-commerces organizam seus produtos em quatro colunas. Pode reparar. Essa é uma estética que agrada a quem olha, mantém os itens bem organizados e, ainda assim, dá para ver várias opções de produto em uma mesma página.
A nova versão da Empório do Lazer já organiza os produtos em quatro colunas, veja:
Páginas de promoções especiais
“Você pode criar uma página com ofertas que duram 24 horas ou 48 horas, como as lojas grandes fazem. Quando o cliente clica, ele vai para outra página, onde vão estar os itens em promoção. É uma grande tendência”, explica Eduardo. Esse tipo de campanha cria um senso de urgência que faz com que o cliente compre mais rápido, com medo de perder a promoção.
Você pode selecionar alguns produtos e abrir a campanha em datas especiais, ou mesmo quando precisar vender rápido algum produto que está encalhado no estoque. “Isso é algo que atrai muito e gera uma conversão interessante”, finaliza Eduardo.
Confira, abaixo, como ficou a página de promoções da Empório do Lazer.
Gostou das dicas? Então, acesse o acervo do Impulso Digital que tem muito mais conteúdo por lá. Ah, e não deixe de conferir o quinto episódio da saga do Neto sobre Tecnologia e Design.