Agosto - Tecnologia e design

Por que sua loja precisa de excelentes fotos de produtos

Imagine a seguinte cena. Toca a campainha da sua casa. É um vendedor que diz ter um sofá maravilhoso para vender para você, com nada menos que 500 reais de desconto. Só tem um detalhe: você paga agora e só vai ver o móvel quando ele chegar à sua casa.

É bem provável que você diga um “não, obrigado”, né? O vendedor até pode insistir, dizendo o tamanho e a cor, mas ninguém é maluco de comprar sem ver o que está levando.

Agora, é só levar essa mesma lógica para a internet. Se a sua loja online tem fotos ruins ou poucas imagens, você está agindo basicamente como o vendedor que bateu na sua porta. Na internet, o cliente só consegue ver o produto; tudo o que ele tem são as fotos.

“A foto vende o produto, a descrição ajuda. Ainda mais no Brasil, onde temos uma cultura bem visual, as pessoas gostam mais de ver do que de ler”, disse In Hsieh, empreendedor online em série e mentor do Impulso Digital. 

Ah, mas então é só procurar fotos na internet, pedir ao meu fornecedor ou tirá-las em um cantinho da loja mesmo, certo? Claro que não. Ter fotos mais ou menos é quase tão ruim para o seu negócio quanto não ter foto nenhuma.

Por que ter fotos de boa qualidade

A aparência do seu site diz muito sobre sua marca e seu modo de trabalhar. Quando você capricha no design, cria uma boa experiência para o consumidor e entrega belas fotos do produto. Além de estar valorizando aquilo que vende, o cliente percebe seu cuidado e dedicação, acredite. Essa primeira impressão é o que começa a construir a imagem da sua loja na cabeça do consumidor. E, aliada à eficiência no processo de compra, é o que vai garantir que aquela pessoa que não conhecia sua empresa se torne um cliente que compra sempre com você.

Com isso, o que queremos dizer é o seguinte: quando suas fotos têm qualidade, o design é apropriado e todos os elementos estão organizados, o cliente se sente mais confortável e seguro para comprar (e isso ajuda a converter mais).

Tenha fotos únicas

Quando você usa fotos dos fornecedores ou de outros sites, fique sabendo: todos os seus concorrentes estão utilizando as mesmas fotos que você. Além de ficar chato para o cliente, que vê as mesmas imagens em vários sites, isso significa que não há nenhum detalhe, nenhuma função, nenhum ângulo novo para ele ver. Só mais do mesmo.

Estude a possibilidade de contratar um profissional para tirar as fotos e fazer o tratamento das imagens. Se fechar um pacote com um número grande de cliques, você pode conseguir ótimos preços e, rapidamente, abastece seu site com fotos ótimas.

Veja as imagens como um investimento. Como falamos antes, tirar fotos boas vai agradar ao cliente e incentivá-lo a comprar, por isso, pode ter certeza de que o retorno é garantido.

Fotos vendem sonhos

Foi a sacada que teve Neto, o dono do Empório do Lazer, durante o Impulso Digital. “A foto ajuda a vender um sonho, não apenas um produto”, disse. Ele está certíssimo. Quando alguém vai à loja do Neto e compra uma churrasqueira e um cooler, não está comprando apenas os produtos, mas o sonho de ter mais lazer com a família e os amigos.

É provável que seus produtos também estejam realizando sonhos e desejos dos seus clientes, então vale a pena reforçar este sentimento quando você for vender. Uma das maneiras de fazer isso é ambientando as fotografias. É o que vamos ver a seguir.

Fotos com fundo branco e em ambiente

Fotografar em ambiente significa criar um cenário em que se simule o produto em uso. Por exemplo, uma mesa pode ser colocada em uma cozinha para ser fotografada, uma estante para livros em uma sala de estar e com livros nela, e por aí vai.

Essa técnica é muito utilizada em e-commerces de moda, que precisam mostrar o caimento das peças, a modelagem, as combinações possíveis etc. E, acredite, as fotos que são ambientadas são as campeãs. “Se uma loja exibe a foto de uma modelo usando um vestido, e outra loja só mostra o vestido no cabide, pode ter certeza de que a foto com a modelo vai vender muito mais”, afirma In.

Mas isso não significa que seja proibido usar as clássicas fotos com fundo branco, muito pelo contrário. O ideal é mesclar fotos no ambiente com fotos em fundo branco; imagens mais aproximadas que mostram somente detalhes com fotografias do produto todo.

E foto é só um dos elementos para ter um e-commerce de sucesso, mas não se preocupe, vamos ajudá-lo a desvendar todos os outros. O Impulso Digital está recheado de posts, e-book, infográficos e material para download que você pode acessar. Não deixe, também, de conferir o episódio em vídeo deste mês. O assunto é Tecnologia, Design e Usabilidade!