Agosto - Tecnologia e design
Melhore o desempenho do seu e-commerce fazendo testes AB
Botão vermelho ou azul? Tamanho de fonte 10 ou 12? Com seta apontando para o botão ou sem? Pode não parecer, mas fazer a escolha certa desses detalhes pode aumentar ou diminuir (e muito) suas vendas.
Não acredita? O Visual Website Optimizer realizou um estudo de caso com a Driving Academy que conseguiu um aumento de 161% nas vendas somente mudando uma imagem na página inicial do site.
Tomar decisões é só uma das tarefas do empreendedor. O problema está no fato de que, muitas vezes, ele simplesmente assume que sua opinião é a única que vale e que ele sabe exatamente o que seus clientes preferem. E, claro, isso pode não estar certo. A única maneira de ter certeza do que seu público mais gosta e daquilo que funciona melhor em seu e-commerce é fazendo testes.
De acordo com o relatório Conversion Rate Optimization Report 2014, produzido pela Econsultancy em parceria com a RedEye, o teste AB é o método mais usado para esta finalidade. De acordo com a apuração, 67% das companhias avaliadas usam o teste AB na hora de fazer mudanças em seus sites.
O Instituto Ascend2 também realizou uma pesquisa semelhante e descobriu que 52% dos profissionais de marketing consideraram o teste AB o método mais eficiente para otimizar páginas.
Ficou interessado? Vamos conhecer um pouco mais sobre esse mecanismo, que é o queridinho dos profissionais de comunicação digital, a seguir.
O que são testes AB?
Os testes AB são ferramentas que ajudam a medir as reações dos visitantes de um site. Funciona assim: você cria duas apresentações do site, de acordo com a mudança que está estudando aplicar. Vamos tomar como exemplo um texto para um botão. Na versão A do site a frase no botão será “criar minha conta”, e na versão B o texto exibido será “criar sua conta”. Metade do público vai ver a versão A e a outra metade a versão B.
Esse teste deve durar alguns dias e, no fim do período, você será capaz de avaliar qual foi o botão mais clicado, ou seja, aquele que gerou mais conversões. Com base nesses resultados, vai saber qual é a melhor mudança a se fazer. Bacana, não é mesmo?
Você ainda pode fazer isso para testar cores, layouts do seu site, fotos, disposição dos elementos na página, fontes, caixas de textos e ícones gráficos, como setas, cadeados para indicar segurança e caminhões para representar o frete.
“Os testes AB ajudam a descobrir quem é o seu cliente e o que ele prefere. Até você conhecê-lo muito bem, é importante fazer muitos testes e ir experimentando abordagens diferentes, até chegar na mais eficaz”, explica Roberto Muricy, analista de produtos sênior do UOL HOST.
Essa ferramenta pode ser usada para avaliar praticamente qualquer alteração que você queira fazer na sua loja virtual, é só pensar nas possibilidades e começar a testar. Existem várias plataformas que podem ajudá-lo a montar e a avaliar os resultados dos testes AB. Uma das mais usadas é o Google Analytics, que conta com um serviço chamado Content Experiments. Se você já tem uma conta no Analytics, basta acessar a aba de comportamento e depois ir para “experimentos”.
Existem, ainda, ferramentas pagas, como o Visual Website Optimizer e o Web Trends, que ajudam a executar testes e analisar os resultados de forma bem simples.
Fazer testes AB é uma das tarefas que o Alcyr Neto, protagonista do Impulso Digital, recebeu dos especialistas. Quer saber quais são as outras dicas que você pode implantar agora no seu e-commerce? Assista ao episódio de tecnologia, design e usabilidade e descubra!