Agosto - Tecnologia e design

Como montar uma vitrine de e-commerce perfeita

Pense no seguinte: o cliente está passando na rua e encontra sua loja. Na hora, ele começa a olhar a vitrine para analisar com atenção cada um dos produtos expostos lá. Interessado, ele decide entrar na loja. Aí, ele só precisa ver o preço para decidir se compra ou não. Se deu tudo certo, ele fecha a compra e você ganha um cliente.

Isso acontece desde sempre, né? Mas, diferentemente do que muito empreendedor de primeira viagem pensa, não é algo exclusivo para lojas físicas − a vitrine é fundamental nas lojas virtuais (muita gente chama a vitrine da loja virtual de home).

É ela a responsável pela maior parte das vendas. Segundo o E-commerce News, a cada 20 clientes que entram em uma loja, 15 foram motivados pelo conteúdo da vitrine!

Se a vitrine é a mesma, o mundo na internet é diferente do mundo normal. Enquanto sua loja física concorre com as rivais do bairro, sua loja online compete com rivais de todas as partes do país e, por isso, a vitrine (ou home) do seu e-commerce precisa ser muito bacana para chamar a atenção.

Mas quais os componentes de uma boa vitrine? Basta escolher alguns produtos aleatórios? E como apresentá-los? Vamos descobrir isso agora!

Entenda o seu layout

Você conhece bem todas as funcionalidades do layout do seu site? O design da sua loja virtual pode favorecer ou prejudicar a construção de uma boa vitrine. O Empório do Lazer, loja do Alcyr Neto, mostrava produtos em duas colunas. Se você der uma olhada nas lojas dos grandes varejistas, vai reparar que elas têm 4 colunas de produtos. Sabendo como funciona o layout do seu site você pode aproveitar ou corrigir algumas funcionalidades para criar uma vitrine mais bonita.

Antes

Depois

A mudança foi uma sugestão de Eduardo Delfino, CEO do Peras Tecnologia de Resultados. A desenvolvedora parceira do UOL HOST foi responsável por reformular todo o site do Empório do Lazer. “Mostrar só duas colunas de produtos está ultrapassado”, disse. “Quanto mais produtos, maiores as chances de vender. O dono da loja pequena precisa entender que seu cliente está acostumado a comprar com os grandes varejistas e vai esperar o mesmo tipo de qualidade”, acrescentou.

Que produtos quero mostrar?

Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer. A vitrine tem um espaço limitado e é preciso escolher bem quais são as mercadorias que quer expor lá. Tal qual em uma vitrine de loja física, o ideal é colocar itens que estejam em alta no momento. Lançamentos e promoções também são ótimas pedidas para uma vitrine campeã.

É imprescindível, também, que as páginas desses produtos tenham informações caprichadas e imagens em boa qualidade. Afinal, não adianta conquistar o cliente na vitrine e decepcionar na página do produto.

Fique atento às oportunidades

Quais são os produtos em alta no momento? Essas chances você não pode deixar passar. No inverno, não adianta muito colocar piscinas e churrasqueiras na vitrine, não é? Sua vitrine não precisa – nem deve – ser estática, muito pelo contrário.

Eleja produtos diferentes para a vitrine no Dia das Mães, no Dia dos Namorados, durante as férias, na Black Friday e por aí vai. Não perca a oportunidade de destacar seus produtos na hora certa.

Olho nos detalhes

É importante estar atento à padronização das imagens. Todas elas devem ser do mesmo tamanho e ter a mesma orientação (horizontal ou vertical) para criar uma ordem. Aproveite, também, para criar tags padronizadas de descontos nos itens da vitrine ou de condições de parcelamento exclusivas. Esses detalhes também chamam a atenção.

Antes

Depois

“A foto deve ter qualidade. Na loja virtual, elas equivalem ao cliente pegar o produto na mão para ver se vale a pena ou não”, afirma Eduardo Delfino, da Peras. “Economizar aqui é dar um tiro no pé”.

Capriche no preço

Embora não seja o único, o preço é um dos valores decisivos para o cliente fechar negócio. Na vitrine, vale também destacar os produtos que estejam com desconto para chamar a atenção do público. Só não se esqueça de precificar bem sua mercadoria, porque colocar produtos muito abaixo do valor de mercado pode deixar o cliente desconfiado.

O Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer, também está na batalha para otimizar sua vitrine e deixar sua loja virtual linda. Agora, assista ao novo episódio do Impulso Digital e acompanhe a jornada dele.