Agosto - Tecnologia e design

Outpeças: como uma oficina de bairro cresceu com a ajuda do e-commerce

“Eu cresci dentro da oficina mecânica porque meu pai tem o negócio há muito tempo.” Muito tempo, para ser mais preciso, são 24 anos. Foi em 1991 que Jair Ciboto, o pai de Rodrigo Ciboto, inaugurou a CJ Check-up.

Nos primeiros anos, o estabelecimento funcionava na garagem da casa da família, e Rodrigo se lembra com carinho de trabalhar na oficina durante as férias escolares, período em que aprendia sobre mecânica e atendimento ao cliente e, inclusive, recebia salário.

Mesmo assim, Rodrigo relutou em assumir o negócio da família: “Fugi desse destino quando escolhi estudar Veterinária. Eu me formei, atuei durante cinco anos na área, mas, trabalhando em uma multinacional de nutrição animal, ganhei experiência com gestão, distribuição de produtos, marketing e vendas”, ele conta. “Com essa experiência, percebi que não podia perder a oportunidade de impulsionar a empresa da família e voltei às origens.”

Foi em 2009 que Rodrigo assumiu a administração do empreendimento e revolucionou a dinâmica de vendas da CJ Check-up. Ele passou a organizar um estoque e enxergou que os seus clientes não precisavam apenas dos serviços da oficina, mas também de peças para os veículos.

Em pouco tempo, Rodrigo ingressou no mundo do varejo digital, mas ainda de forma tímida, anunciando em plataformas de classificados online. Ele revela que o desejo de vender pela internet nasceu de uma matéria em uma revista de empreendedorismo que mostrava como vários negócios estavam crescendo graças ao e-commerce.

Em 2012, a CJ Check-up lançou sua loja virtual, usando a plataforma UOL HOST. “Tivemos bons resultados, facilidade em construir o site e, principalmente, estabilidade para os usuários.” Atualmente, o e-commerce é responsável por 90% dos negócios da empresa.

Inspirado com o sucesso, Rodrigo criou uma nova marca independente, porém complementar à oficina do pai. A Outpeças é uma loja exclusiva de peças que nasceu da percepção de Rodrigo de que os clientes precisavam de outros serviços, além da oficina. Hoje, ele garante que a venda de peças já é tão importante quanto a oficina.

E os planos não param por aí. “Queremos lançar outro site, com mais recursos, e melhorar as instalações físicas para atender melhor o volume de pedidos, que só aumenta”, diz.

Um dos obstáculos que o empreendedor encontra para seguir com seus planos de expansão é encontrar tempo em meio aos frequentes e-mails e ligações de clientes pedindo informações de produtos.

Confira as dicas que a consultora do Impulso Digital Luciana Terceiro, gerente de Concepção, Interface e Produtos do UOL, deu a Rodrigo para que ele possa vencer esse desafio com a ajuda da tecnologia: