Agosto - Tecnologia e design

Pequenas mudanças no site que fazem toda a diferença nas suas vendas

Muitos anos atrás, era possível ter uma empresa só no mundo “real”. Hoje, com todo mundo online, é muito arriscado (e até meio burro). Se você decidir ficar distante das lojas virtuais, das redes sociais, enfim, da internet, pode dar adeus aos bilhões que estão sendo negociados pela internet – 36 bilhões de reais no ano passado só no Brasil, para ser mais exato.

Não quer mais ficar de fora? O primeiro passo para você entrar no mundo online é abrir uma loja virtual. Se você já fez isso, mas ainda não teve lucros, talvez seja a hora de ficar atento aos detalhes. Muita gente pode não reparar, mas são eles os responsáveis por dificultar o crescimento da sua empresa.

Quer saber mais? Confira as dicas a seguir:

Organize as categorias e os menus

Facilitar a navegação faz toda a diferença para concretizar uma venda. Se o consumidor não for capaz de encontrar os produtos que procura e ter uma boa experiência no seu site, ele provavelmente vai sair para nunca mais voltar. Por isso, a organização dos menus e departamentos é muito importante.

Escolha palavras simples para classificar os seus produtos a fim de facilitar a vida do visitante na hora de encontrar o que quer. Dependendo do seu ramo de atuação, você pode categorizar seu mix por departamento (cama, mesa e banho, eletrodomésticos, eletrônicos etc.), materiais (couro, aço, prata etc.), público (roupas femininas, masculinas e infantis). Esses são apenas exemplos, você pode procurar as formas que fazem mais sentido para o seu negócio e que facilitem a busca.

Você só precisa lembrar que tem coisas que são importantes para você, o dono da loja, mas que não importam tanto para o seu cliente. Vamos imaginar um exemplo: você pode adorar os móveis de madeira maciça e fazer uma categoria específica, mas seu cliente pode estar procurando simplesmente uma mesa. Isso faz a divisão ter pouco sentido na sua loja na hora em que ele for procurar pelo produto.

Falando em busca, não deixe de posicionar o campo de pesquisas em um local bem acessível, isso também diminui o tempo de procura por um produto e aumenta suas chances de converter.

Menos logo e mais produtos

O que seu cliente quer ver quando entra na sua loja virtual? Os produtos, claro. O seu logo, por mais caprichado que seja, não é o foco principal do visitante que está conhecendo sua marca. E quem conhece já sabe como ele, o logo, é.

Então, foco no produto. O cliente vai ter muito mais chances de comprar por conta dos seus preços, da variedade de produtos, das condições de pagamento e do prazo de entrega e valor do frete. O seu logo não entra nesta lista.

Pequenos e-commerces tendem a ter logos grandes demais, e eles acabam roubando espaço do que realmente importa. Se você quer seguir as tendências mais quentes do comércio eletrônico, deixe seu logo discreto, colocando o foco nos produtos.

Rodapé precisa de atenção

Se a tendência para o topo é ser menor, com o rodapé da página a onda é outra. Ele precisa de atenção e de ter todas as informações mais importantes que o cliente não conseguiu encontrar no resto do site. Insira informações de contato, formas de pagamento, selos de segurança e páginas institucionais para deixar seu rodapé mais completo.

Facilite o checkout

Estamos quase finalizando a compra, mas se o checkout for cheio de etapas e tiver muitos campos para preencher, o cliente pode desistir ali mesmo. Simplifique o máximo possível o processo de pagamento, colocando o mínimo de campos possíveis para o cadastro e deixando bem claro para o cliente que ele já está se aproximando da conclusão do seu pedido.

Os grandes players geralmente fazem isso dividindo o checkout em abas, para que seja possível ver o avanço na finalização do pedido.

Outra dica bacana é investir no autopreenchimento de dados, que salva algumas informações de pagamento do cliente que já comprou com você. Isso também acelera a compra e garante que o consumidor faça o processo até o fim.

Faça uma limpeza de informações

Na maioria das vezes, visualmente menos é mais. Encher seu site de informações, banners, fotos, setas e cores pode parecer uma tentativa de transmitir o máximo de conteúdo para quem visita sua loja, mas pode acabar sendo um tiro no pé.

Na internet, quando temos muita coisa para ver, acabamos não vendo nada e a experiência se torna bem desagradável. Meça a importância de cada informação e destaque apenas aquilo que for essencial. Teste alguns tipos de organização e sempre opte por aquele que for o mais limpo e harmonioso.

O Alcyr Neto está recebendo consultoria de especialistas em tecnologia e design para melhorar sua loja virtual. Assista ao episódio de Tecnologia, Design e Usabilidade e saiba como você também pode otimizar seu site.