Abril - Diagnóstico e planejamento

3 dicas de Edson Rigonatti, que já investiu em mais de 17 empresas, para ter um negócio de sucesso



Como enxergar melhor o estágio em que seu negócio se encontra e planejar corretamente seus próximos passos? Esse foi o assunto abordado na primeira etapa do Impulso Digital, que focou em Diagnóstico e Planejamento.

E para ajudar a projetar os próximos passos do nosso empreendedor Alcyr Ferreira Neto (o Neto), dono do Empório do Lazer, convidamos o consultor Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, que já investiu mais de 3 bilhões de dólares em transações de Merger e Aquisitions e Mercado de Capitais no setor de tecnologia.

Em sua trajetória como investidor de capital de risco e mentor Endeavor, Rigonatti aconselhou muitos empreendedores em suas jornadas.

Confira as dicas que ele deu a Neto (e a todo mundo que quer ter um negócio digital de sucesso):

Direcione seus esforços

Um erro comum de quem cria um negócio (seja ele físico ou virtual) é querer abraçar o mundo. “O maior desafio do Neto e da maioria dos empreendedores é escolher um único desafio para ser enfrentado por vez. É normal ter milhões de dúvidas e tentar fazer tudo ao mesmo tempo, mas isso derruba as chances de sucesso. É preciso ter calma e foco”, diz o especialista.

Encontre os parceiros certos

Outra falha frequente, para Rigonatti, é tentar resolver tudo por contra própria. “Ninguém consegue fazer tudo sozinho. O bom empreendedor sabe que precisa trazer as pessoas certas para agregar valor ao negócio. O primeiro ponto que avaliamos como investidores é se o empreendedor quer conquistar e trazer pessoas para a empresa dele”, diz o investidor.

Conheça seu cliente

Um dos problemas do Netoo – e de muitos outros empreendedores – é achar que conhece seu cliente apenas pelos bate-papos no balcão da loja (ou pior, apenas com base no feeling). Segundo Rigonatti, é preciso ir mais fundo se você quiser vender mais e melhor.  

“É muito comum os empreendedores não tenham consciência de quem é o cliente, como é a vida dele e como ele pensa no processo de compra. Geralmente, os empreendedores se focam na venda e esquecem da compra”, diz. “Estar atento ao cliente é a maneira mais eficiente de se conquistar cliente e de se construir um negócio”, completa o consultor.

Quer saber que outras lições e tarefas Rigonatti deu para o Neto? Então não perca o primeiro episódio do Impulso Digital.

E para aprender mais dicas práticas sobre como entender melhor seu cliente, baixe o nosso e-book gratuito sobre Diagnóstico e Planejamento.