Abril - Diagnóstico e planejamento
Por que seu e-commerce deve abraçar o omni channel já
E isso traz uma série de consequências para quem vende.
É só ver o exemplo do Neto. Ele começou com a Empório do Lazer física e partiu para a online anos depois. Uma de suas preocupações era que os consumidores, às vezes, não finalizavam a compra pela web e preferiam ir até a loja ou ligar para fechar negócio.
Mas o que poderia parecer perigo de abandono de carrinho, à primeira vista, na verdade decorre de um comportamento natural do cliente.
“O produto do Neto é algo que o cliente tende a querer ver de perto antes de comprar. É difícil comprar uma churrasqueira, por exemplo, sem ver os detalhes. E isso não é ruim, porque indo até a loja, o cliente pode até acabar levando mais coisas”, destaca Luiz Paulo Dantas, gerente geral de grandes contas do PagSeguro, que bateu um papo com Neto sobre a importância de atender o cliente por todos os canais para não perder vendas.
Edson Rigonatti, consultor do Impulso Digital na etapa de Diagnóstico e Planejamento, fez coro à recomendação de Dantas. “Não há mais divisão de loja virtual e física para os clientes. O futuro é omni channel. Seu e-commerce está na vantagem, pois já nasceu com essa característica”, disse o especialista ao nosso empreendedor.
Se você não é omni, seu cliente é
Um levantamento recente da especialista em tecnologia IBM, feito com 30 mil clientes ao redor do mundo, elencou o que os clientes veem como as principais prioridades na hora de comprar (na ordem):
Ou seja, a mensagem é clara: o seu cliente já é omni channel e se você não é, é bom começar a repensar isso. É matemática pura: em quanto menos canais você estiver, menor é a possibilidade do consumidor comprar de você.
É importante lembrar um ponto: omni channel não está restrito a ter loja física e virtual. Ser multicanal vai muito além disso. Só parar citar alguns exemplos: mobile commerce, venda pelas redes sociais, venda pela TV, via showroom e, até, porta a porta.