Abril - Diagnóstico e planejamento

Matriz SWOT: saiba como ela pode ajudá-lo a se planejar

Expandir um negócio exige muita cautela. Qualquer passo em falso pode colocar a perder tudo que já foi conquistado. Por isso, antes de partir para ação, é preciso planejar.
 
Alcyr Neto, protagonista do Impulso Digital, aprendeu logo no primeiro mês do projeto que essa é uma etapa fundamental para fazer sua loja online, o Empório do Lazer, crescer. “Antes a gente tentava fazer tudo ao mesmo tempo. Aprendemos que é importante priorizar”, diz Neto.
 
 
E para planejar bem os próximos passos é necessário entender bem qual é a situação atual do seu negócio. Uma ferreamente extremamente útil para isso é a matriz SWOT.
 
Ela foi concebida nos anos 60, pelo pesquisador Albert Humphrey, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, como uma ferramenta para ajudar os gerentes a conhecerem e administrarem melhor suas organizações.
 
Mas as aplicações da matriz são inúmeras. Basicamente, ela pode ser empregada em qualquer situação em que se deseje obter um panorama geral, interno e externo, e estudar possíveis influências que possam ajudar ou atrapalhar o desempenho de um projeto – pode ser a criação ou ampliação do seu negócio, uma mudança de emprego ou até uma reforma na casa.
 
Em inglês, SWOT é a sigla para “strenghts, weakness, opportunities and threats”, o que seria em português “forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”.
 
Fazer uma matriz SWOT, portanto, nada mais é que identificar esses quatro itens, estudá-los bem e usá-los para administrar melhor, crescer e gerenciar possíveis crises e contratempos.
 
O primeiro passo é listar todos os aspectos internos e externos à sua empresa considerando se eles representam as forças ou fraquezas ou se podem ser encarados como oportunidades ou ameaças.
 

Ambiente interno – Forças e fraquezas

 
Estudar as forças e fraquezas do seu negócio significa conhecer o ambiente interno, isto é, a estrutura da sua empresa, aquilo que você, como empreendedor é capaz de controlar e definir.
 
Esta análise deve ser bem minuciosa e honesta. Estude todos os processos que caracterizam a produção, desde a escolha dos fornecedores, a comunicação visual, o treinamento dos funcionários até a apresentação do produto.  
 
Força: aquilo que sua empresa faz de melhor. Exemplos: rapidez na entrega, matéria prima de qualidade, exclusividade, boa localização, excelente desempenho dos funcionários, etc.
 
Fraqueza: aquilo que prejudica e tem impedido sua empresa de crescer. Exemplos: tempo de entrega do fornecedor, matéria prima muito cara, dificuldade de engajamento do público nas redes sociais da empresa, pouco espaço de estoque, etc.
 
Conhecer os pontos fortes vai te ajudar a entender o que você faz bem e entender onde está o seu diferencial. 
 
Reconhecer as fraquezas vai deixar claro em que pontos se pode melhorar. Procurar novas alternativas de fornecedores pode resolver o problema de matéria prima com custo elevado e testar novas estratégias de marketing de conteúdo deverá fortalecer o contato com o público online, por exemplo. 
 

Ambiente externo – Oportunidade e ameaças

 
O ambiente externo são os elementos que não podem ser controlados pelo empreendedor diretamente, mas que, se bem compreendidos, podem facilitar o planejamento e a tomada de decisões em momentos críticos. É preciso fazer uma sondagem minuciosa do meio em que sua empresa está inserida. Nesse ponto vamos levantar as oportunidades e as ameaças: 
 
Oportunidades: fatores alheios ao seu controle que podem beneficiar a sua organização e oportunidades que não estão sendo exploradas. Exemplos: produto sazonal que está em alta na época, moda que favorece suas vendas, segmento com potencial não explorado pelo seu negócio.
 
Ameaças: atributos que podem prejudicar o seu desenvolvimento, tais como surgimento de novo concorrente, aumento de preços de matéria prima, mudança na legislação que atrapalhe a sua produção, mão de obra sem qualificação e pirataria. 
 
Reconhecer as oportunidades, imediatas ou não, vai ajudar no planejamento e na demarcação dos objetivos.
 
Diagnosticar as ameaças antes que elas cheguem a lhe prejudicar pode evitar muita dor de cabeça e poupar dinheiro. 
 
Além disso, tenha em mente que uma ameaça não é motivo para se desesperar. Boa parte delas pode ser contornada e até mesmo convertida em oportunidade só investindo em planos de contingência (que corrigem as falhas).
 
Se surge uma nova concorrente no mercado, considere fazer contratos de longa duração com os fornecedores para evitar que eles fiquem tentados a parar de vender para você e começar a vender para o concorrente. No caso de uma mudança na legislação você pode se planejar com antecedência para cumprir as novas regras e virar exemplo de responsabilidade social, por exemplo.
 
Deu para perceber que a matriz SWOT cobre desde o planejamento inicial (estudo de mercado, tendências e fornecedores) até o gerenciamento de crises e estratégias a longo prazo. Quando bem executada, ela oferece uma imagem ampla da organização e do meio em que ela atua. 
 
Ai fica mais fácil aproveitar bem as oportunidades que o mercado oferece e transformar as ameaças em fatores positivos.
 

Análise Cruzada

 
Só essa análise simples já é uma mão na roda para os empreendedores planejarem desde os primeiros passos até lidarem com uma crise que mude os parâmetros da organização. Mas a matriz SWOT ainda oferece a possibilidade de estudar os itens levantados de forma cruzada, isto é cruzar fator de ambiente interno x fator de ambiente externo.
 
Pontos fortes x oportunidades: investir em estratégias ofensivas e criar novas oportunidades.
 
Pontos fortes x ameaças: investir na força para transformar as ameaças em oportunidades.
 
Pontos fracos x oportunidades: investir em planos de ação que transformem os pontos fracos em fortes e aproveitar as oportunidades. 
 
Pontos fracos x ameaças: minimizar o impacto das fraquezas e criar planos de contingência para contornar as ameaças.
 
Com um modelo simples como SWOT é possível conhecer, planejar e gerenciar com uma melhor visão estratégica de dentro e fora da sua empresa. Essa é uma matriz que pode ser montada em softwares de planilha como o Microsoft Excell, por exemplo, mas já existem aplicativos sendo desenvolvidos para que você, empreendedor, possa fazer essa análise no seu smartphone ou tablet. 
 
iSWOT: criado por uma empresa brasileira, o app para IOS permite criar matrizes e dividi-las em categorias para que você seja capaz de estudar diferentes setores separadamente. Ainda é possível mandar as tabelas por e-mail e fazer anotações.
 
Swot Analysis HD: disponível para Android o aplicativo tem como bônus abas explicativas que explicam com detalhes e exemplos a dinâmica da matriz SWOT em inglês.
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