Abril - Diagnóstico e planejamento

Fundador de startup de R$ 40 milhões dá dicas para empreender online

 

Se você quer empreender, deveria conhecer In Hsieh (isso se já não o conhece). Está pronto para o currículo? Olha só: In participou da criação do Submarino, co-fundou duas lojas virtuais de sucesso sendo que uma delas, a Baby.com.br, recebeu mais de 40 milhões de reais em investimento e é uma das líderes do mercado de produtos para bebês online.

Nas horas vagas, ele também participou de dezenas de eventos de startups e foi apresentador do webcast Man in the Arena, que reúne empreendedores de sucesso para bate-papos em vídeo sobre seus sucessos, fracassos e lições.

Hoje, In Hsieh é o chefe de e-commerce da fabricante chinesa Xiaomi para América Latina e o mentor do Impulso Digital, que vai acompanhar nosso empreendedor,  Alcyr Ferreira Neto, em cada passo da sua jornada.

Por isso vamos direto ao que interessa. O que In Hsieh pensa sobre empreender online, os segredos do sucesso, como se dar bem durante a crise e o erro de principiante que fez com que seu quarto virasse um estoque de CD-ROMs. Confira.

Impulso Digital: Qual é o maior erro que quem empreende pela internet comete?

In Hsieh: É a falha em entender uma coisa básica, em saber que a loja virtual é uma empresa. Está na internet, mas não deixa de ser uma empresa. E como qualquer empresa precisa ter atuação em várias frentes - planejamento, marketing, finanças, estratégia comercial. Não é só abrir um site e achar que vai começar a vender do nada.


A postura e a expectativa do empreendedor que abre uma loja online precisa ser igual a de quem tem uma loja física. E ele precisa entender que os problemas vão aparecer e é preciso estar preparado. Isso se faz procurando, sem parar, novos conhecimentos, ferramentas e outras coisas que o mercado disponibiliza. Mas o empreendedor precisa ser sincero com ele mesmo. Ele quer vender na internet porque gosta de fazer, gosta do desafio ou está nessa por puro modismo e sem ter um entendimento claro sobre como funciona?


Impulso Digital: Que diferenciais são necessários para um negócio ter sucesso?

In Hsieh: A primeira coisa é definir o modelo que você quer para a sua empresa. Uma empresa pequena não vai gerar milhões e milhões em lucro, é preciso ter isso bem claro. Se o empreendedor vê ser pequeno como uma fase, se ele quer crescer, ele precisa saber que para expandir o negócio precisa se preparar, planejar e criar uma estrutura que atenda a demanda do mercado.


Aqui, o empreendedor sai na frente se ele se conhece, se sabe seus pontos fracos e fortes. Porque assim você consegue montar uma equipe qualificada e vai buscar um negócio que tenha a ver com o seu perfil.

Impulso Digital: In, tem algum conselho que você considera fundamental?

In Hsieh: Acima de tudo, o empreendedor precisa estar preparado para ouvir as pessoas. Ninguém empreende sozinho, você precisa de gente ao seu redor. Por si, empreender é uma tarefa solitária, tem um peso enorme na hora de tomar as decisões. Então, se você tiver gente do lado, gente com quem pode compartilhar as responsabilidades e pode pensar em outras coisas, ajuda bastante. Não acho adequado ninguém tentar empreender sozinho.

Impulso Digital: Você tem diversos sucessos no currículo. Tudo o que você tentou deu certo?

In Hsieh: Eu não me considero um empreendedor de sucesso, para ser honesto. Posso dizer que adquiri mais aprendizado do que fui bem sucedido. E tudo isso que eu aprendi uso como base para avançar mais, para chegar no próximo nível.

Algo que acho fundamental para um empreendedor é tentar aprender onde errou e no que errou quando não for bem sucedido.

Lembro da minha primeira empresa. Em um momento, eu achei que vender CD-ROMs era o futuro, ia mudar a tecnologia. Era 1994, 1995. Abri uma distribuidora de CD-ROMs. O problema é que eu não consegui vender e eles ficaram parados. Foi quando minha mãe falou: "Só para você aprender, esses CDs vão ficar todos no seu quarto, para você ficar lembrando".

Quando o estoque encalhado não cabia mais no meu quarto, percebi que não ia dar certo. E segui tentando.


Impulso Digital: Como mentor do Neto no Impulso Digital, você vai acompanhá-lo durante 10 meses e dar uma ajuda na missão de impulsionar a loja virtual dele a ter lucro. Quais são as suas impressões? E expectativas?

In Hsieh: O Neto é um empreendedor que coloca a mão na massa. Isso é importante por ajudar a ver o resultado. É muito comum encontrar empreendedor que gosta de ficar pensando, planejando, remoendo as coisas e o Neto é o contrário. Mas isso tem um lado negativo. O maior desafio do Neto vai ser segurar a ansiedade em ver os resultados e fazer as coisas acontecerem com calma.