Abril - Diagnóstico e planejamento

E-commerce é alternativa para crescer em meio à crise, dizem especialistas



Alcyr Neto, protagonista do Impulso Digital; Ricardo Dutra, diretor de marketing e UOL HOST; Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL


Nem a perspectiva de desaceleração econômica pode segurar o crescimento do e-commerce em 2015. Essa foi a conclusão dos especialistas que participaram do debate de abertura do evento de lançamento do Impulso Digital, reality show online sobre empreendedorismo que estreou na última sexta-feira (24/04).


Entre os participantes da mesa redonda estavam Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos; Gerson Rolim, consultor e diretor de marketing da Câmara e-Net; e Luiz Manzano, diretor de apoio a empreendedorismo da Endeavor. O bate papo foi mediado por Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL.

Para os debatedores, a expectativa de crescimento do setor deve se confirmar nesse ano, com um aumento acima de 20% no faturamento em relação a 2014.

“Sem dúvidas teremos um crescimento no comércio eletrônico de dois dígitos esse ano”, resumiu Rolim.

O diretor da Endeavor, Luiz Manzano, foi além e disse que a crise, tem um forte viés psicológico, além do lado econômico. “É mais uma crise de confiança, pelo menos é isso que acreditamos na Endeavor”, disse.

Segundo os especialistas, quem tem o desejo de empreender deve aproveitar o momento, pois existe um amplo mercado de consumidores esperando por produtos e iniciativas novas.

“Fechamos o ano de 2014 com 51 milhões de e-consumidores. Se pensarmos na população economicamente ativa do Brasil, esse mercado pode, potencialmente, dobrar”, disse Rolim.

Os painelistas concordaram, ressaltando, no entanto, que há desafios no caminho. E grande parte deles está mais ligada ao comportamento do próprio empreendedor que a fatores externos.

“O maior erro dos empreendedores é fazer um pouco de tudo e não fazer nada muito bem. Se você tiver foco, já tem vantagem", opinou Rigonatti.

Para Rolim, é fundamental investir em aprendizado para contornar as dificuldades. “A vontade de empreender não é suficiente. É preciso conhecer o mercado e ir a fundo para se dar bem no mercado online”, disse. O consultor destacou ainda que planejamento é a palavra chave para ter sucesso na empreitada.

E este é justamente o tema da primeira etapa do Impulso Digital. Se você quer ficar por dentro do assunto, assista ao primeiro episódio da história de Alcyr Neto, o protagonista do reality, e baixe um e-book completo sobre o tema.