Ao longo desta primeira etapa do Impulso Digital falamos muito sobre
planejamento. O empreendedor,
Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer, aprendeu com os nossos consultores que, se quiser fazer a sua loja virtual decolar, precisa ter objetivos claros e criar processos para que eles possam ser alcançados.
Mas, na correria do dia a dia, é difícil achar tempo para fazer essa lição de casa. Por isso, muitos empreendedores desistem no caminho e vão tocando o negócio apenas na base do feeling, sem estrutura ou planos definidos. Infelizmente, essa é uma rota quase certa para o fracasso.
Como encontrar o caminho para se planejar sem se perder em meio às tarefas do dia a dia?
Vamos conferir algumas dicas para chegar lá:
Entenda por que é importante planejar
O objetivo do planejamento é definir metas gerais para o seu negócio e desenvolver um plano para alcançá-los. Por que é importante fazer isso?
Bem, é simples: é difícil chegar a qualquer lugar sem saber para onde você vai. Planejar é o primeiro passo para poder realizar.
Com um planejamento em mãos, fica mais fácil entender quais são os próximos passos na caminhada rumo aos seus objetivos.
O Neto, por exemplo, quer tornar o e-commerce seu principal negócio, fazendo com que ele venda mais que a loja física.
Mas, para fazer isso acontecer, ele precisa ter um plano e entender se a estrutura que tem hoje dá conta desse crescimento. Precisa também entender quais são os gargalos da sua operação e corrigi-los. Por fim, ele precisa ter claras as ações que deve tomar para alcançar essa ambiciosa meta.
Por isso o primeiro passo na sua jornada foi identificar seus desafios e definir como ele vai superá-los.
Saiba o que não pode faltar no seu planejamento
São várias as ferramentas que você pode usar para fazer um planejamento. A escolha certa depende do estágio em que seu negócio se encontra e também da sua preferência pessoal. Sim, aqui o gosto tem peso. Afinal, você só vai usar a ferramenta no dia a dia se se adaptar a ela.
Mas existem alguns elementos que não podem faltar em um bom planejamento.
Como ponto de partida, você precisa perguntar a si mesmo as seguintes três questões:
Onde está o seu negócio agora? O primeiro passo para planejar bem é fazer uma boa avaliação da situação atual. Você precisa entender bem quais são seus pontos fortes e o que precisa melhorar na sua operação. Quais são os seus diferencias competitivos? De onde vem o seu lucro? O que você não está fazendo direito? Também é fundamental fazer uma análise do cenário externo, identificando ameaças e oportunidades. O que seus concorrentes estão fazendo de diferente? Quais as tendências que estão pautando o seu mercado? Para fazer essa análise, a
matriz SWOT é uma ótima ferramenta.
Onde você quer levá-lo? Aqui você precisa definir os seus objetivos. Descreva sua visão, missão e valores e estabeleça suas metas de curto e longo prazo. Quais são os seus planos para o próximo ano? Onde você vê seu negócio em cinco ou dez anos? Qual o foco que você quer dar para a sua empresa? Como você pretende se destacar dos seus rivais no mercado? Esta etapa será a base para o plano final.
O que você precisa fazer para chegar lá? Que mudanças você precisa fazer para cumprir seus objetivos estratégicos? Qual é a melhor forma de implementar essas mudanças? O que muda na estrutura do negócio? Quais os recursos necessários para financiar essas mudanças? Que tarefas precisam ser cumpridas para chegar lá e quem vai executá-las? Quais são os prazos para cada ação? Tudo isso tem que estar detalhado para que o planejamento possa surtir efeito.
Coloque tudo no papel
Com todas as informações em mãos, é hora de documentar. Organize todas as informações levantadas acima e coloque-as no papel.
De novo, não há fórmula certa para fazer isso. Mas, se você não sabe por onde começar, pode distribuir os dados acima nas seguintes seções:
Análise de fatores internos – corresponde aos pontos fortes e fracos da sua análise
SWOT. Recapitulando rapidamente: o que você faz bem e o que precisa fazer melhor.
Análise de fatores externos – são as oportunidades e ameaças. Entram aqui concorrentes, tendências, cenário econômico, etc.
Visão - um resumo conciso de como você vê o seu negócio daqui a cinco ou dez anos.
Objetivos principais - são os principais objetivos que precisam ser atingidos para que sua visão possa ser realizada. Aqui podem entrar metas como: conquistar um novo filão de mercado, oferecer novos produtos e serviços, ou encontrar novas fontes de receita.
Implementação – aqui serão detalhadas todas as ações necessárias e prazos para que os objetivos possam ser alcançados.
Recursos – você pode precisar de mais pessoas, equipamentos ou dinheiro no banco para financiar seus objetivos. Aqui você detalha os recursos necessários para chegar lá.
Envolva as pessoas
Como você viu acima, planejar requer muita informação e conhecimento do negócio. Se você tem uma equipe, é fundamental envolvê-la no processo.
Só assim você terá em mãos todos os dados necessários para concluir a tarefa com sucesso.
Além disso, quando você envolve as pessoas no planejamento, há uma chance muito maior de que elas se empenhem para alcançar os objetivos acordados.
Mas muito cuidado: se você tentar fazer isso no meio da rotina, as interrupções serão frequentes e o risco de perder o foco é grande.
O ideal é reservar um dia só para planejar, sem distrações. Vale até ir para um local diferente, como uma sala de reunião ou até um hotel, se for possível.
Não exagere no perfeccionismo
Quer saber qual o principal segredo para não se perder no planejamento? É não exagerar na dose. Como tudo na vida, é preciso ter moderação.
Já ouviu aquele ditado que diz que o feito é melhor do que o perfeito? Você precisa aplicar isso no seu planejamento. Se ficar lapidando, retocando na tentativa de deixar tudo perfeito, você perde o timing, e quando perceber, tudo o que bolou já não é mais útil e serão horas e horas gastas para nada.
Não se esqueça da execução
Se planejar de menos é um problema, planejar demais também pode ser. Alguns empreendedores gastam energia demais com a tarefa e acabam deixando de lado a parte um elemento fundamental para o sucesso de qualquer planejamento: a execução.
Planejamento guardado na gaveta não faz milagre. Coloque as tarefas em prática e crie instrumentos para acompanhar se elas estão realmente sendo cumpridas e trazendo os resultados esperados.
No final de cada ciclo – um trimestre, um semestre, um ano, dois anos, cinco anos, e por aí vai – faça um balanço do que foi alcançando e adapte seus planos. Um bom planejamento deve sempre estar sendo ajustado à realidade.
E, acima de tudo, não se deixe paralisar pelo medo. A tendência é criarmos barreiras imaginárias na nossa cabeça e complicar tudo. Então respire fundo e mão a obra! Quer saber ainda mais sobre Planejamento? Baixe nosso e-book grátis.