Abril - Diagnóstico e planejamento
Mapa da experiência: como entender o seu cliente a fundo (e vender mais)
Tem muito empreendedor por aí que acha que conhece quem é o seu cliente. Para ele, basta o bate-papo no balcão, enquanto o cartão não passa, para fazer essa lição de casa. Se alguém perguntar onde estão esses dados, ele aponta a cabeça e garante que está tudo ali.
Era mais ou menos isso que o Alcyr Neto pensava sobre os clientes do Empório do Lazer. Até ele descobrir o mapa da experiência do cliente. Com essa metodologia, apresentada ao Neto pelo consultor Edson Rigonatti, investidor de startups e mentor Endeavor, o empreendedor pode entender melhor quem é o consumidor e, principalmente, como ele compra.
Sem o mapa, Neto estava tentando agradar o cliente sem saber direito o que fazia. Quer uma boa metáfora para isso? Ele estava tentando achar uma rua em uma cidade desconhecida sem um guia de ruas ou GPS, apenas com direções vagas.
A tarefa proposta por Rigonatti a Neto foi conversar com seus clientes a fundo para começar a desenhar esse mapa.
Depois dos primeiros contatos por telefone, o empreendedor percebeu que esse processo é trabalhoso, mas traz insights interessantes. Tanto que resolveu torná-lo rotina no Empório.
“Não é sempre que o cliente está disposto a falar, então vamos oferecer promoções para motivar essa troca de informações”, acrescenta Neto.
Definindo o mapa de clientes
Agora, você pode estar se perguntando: como fazer isso?
Ora, não há jeito melhor do que perguntando para ele. Mas deixe para fazer isso na hora do cafezinho ou no momento do pagamento. É mais fácil disponibilizar questionários para serem distribuídos na loja ou até mesmo realizar uma pesquisa online.
As primeiras perguntas estão relacionadas com a definição da persona (ou o seu cliente típico). Isso é tão importante que o nosso próximo post vai tratar especificamente sobre personas.
Depois de definir as personas (basicamente quem é o seu cliente, idade, sexo, etc), você começa a tentar descobrir como é a experiência dele na hora da compra ou o mapa da experiência do cliente.
“Com o mapa, você tenta entender quando na vida do cliente ele tomou a decisão de comprar o seu produto, o que ela fez para pesquisar, onde foi, sites que visitou, essas coisas”, conta Edson Rigonatti. “Essas respostas permitem à empresa enxergar qual é o melhor momento de tocar o cliente”, completa.
Mas nada melhor do que exemplos práticos para tudo ficar mais claro. Confira algumas das perguntas que o Impulso Digital preparou para você:
Qual foi o momento em que você se interessou por esse produto?
Quando decidiu comprá-lo de fato?
Por que decidiu comprar nesse momento?
Como encontrou essa loja?
( ) Anúncio
( ) Busca online
( ) Amigos
( ) Outros. Conte para a gente: _________________________
Você teve alguma dificuldade para encontrar o produto que atendia o que você precisava?
Você prefere comprar pela internet ou em lojas físicas?
Você pesquisou em outros lugares antes de fechar a compra nessa loja?
Se sim, quais? ________________________
Por que escolheu comprar nessa loja?
( ) Preço
( ) Conveniência
( ) Segurança
( ) Só encontrei o produto aqui
( ) Outros. Conte para a gente: _________________________
Você comprou alguma outra coisa que não havia planejado comprar? O quê? Por quê?
Você procurou algum produto na loja e não encontrou?
Com que frequência você faz compras para a sua casa?
Você teve algum problema específico durante a compra?
Você ficou satisfeito com a compra?
Como você pretende usar esse produto?
Você voltaria a comprar nessa loja?
Você indicaria essa loja para um amigo? Por quê?
Colhendo os frutos
Tendência de mercado
Agora você tem todas as informações para começar a traçar a jornada do cliente assim como o Neto, então é hora de arregaçar as mangas e mão na massa!