Setembro - E-mail marketing e promoções
Glossário do marketing digital: conheça os termos que vão ajudá-lo a planejar suas ações
Você já quis fazer campanhas de marketing digital tão boas quanto as das maiores empresas do varejo? Já pensou sua loja trazendo muita gente, o pessoal comprando e os resultados chegando?
Acontece que, saindo do mundo dos sonhos, você precisa lidar com coisas como briefing, opt-in e CTR (e muitos outros da mesma turma). Se você estava perdido no meio dessa sopa de letrinhas e não sabe por onde começar, seus problemas acabaram.
Criamos um glossário de termos usados em campanhas de marketing digital para você ver que não há motivo para pânico e, com as dicas dos especialistas do Impulso Digital, as ferramentas de marketing vão se tornar suas melhores amigas.
Briefing: coleta de informações e roteiro de ações que serão tomadas para a execução de um trabalho. Pode chamar de plano, pois funciona igual.
CAC: custo de aquisição por cliente, isto é, quanto está sendo gasto em estratégias de marketing e publicidade para trazer novos clientes.
Call to action: comandos que indicam ao consumidor o que ele deve fazer, como “compre”, “faça o download”, “inscreva-se”.
Canvas de marketing: instrumento que possibilita criar e organizar estratégias de marketing de uma maneira fácil e visual.
CRM: “Costumer relationship management”. Em português: “gerenciamento de relacionamento com clientes”. Estratégias e softwares de CRM que buscam criar relações com os consumidores por meio do disparo de e-mails, campanhas e redes sociais, por exemplo.
CTR: o retorno em cliques em relação à quantidade de e-mails enviados, ou seja, o total de cliques dividido pelo número de e-mails enviados.
Engajamento: fazer os clientes e fãs nas redes sociais simpatizar com a marca a ponto de frequentemente interagir, comentando e divulgando sua loja.
Header: é o topo. Pode ser do site, do e-mail marketing, do blog. É, geralmente, a parte que mais chama a atenção do cliente.
Ideia força: frase que transmite o conceito da sua loja, parecido com slogan.
Inbound marketing: tendência que defende que as estratégias de marketing devem fazer com que o cliente venha até a empresa, e não o contrário. Isso pode ser feito quando o interesse do cliente é conquistado através de um bom relacionamento e no investimento em conteúdo via internet.
Indicadores: são instrumentos que ajudam a medir a eficiência de uma ação.
Lead: pessoa que entrou em contato, de alguma forma, com sua marca (seja por um cadastro para receber newsletter ou um telefone para se informar sobre um produto), mas ainda não concretizou nenhuma compra. Em outras palavras, é um cliente em potencial.
Mailing: lista de contatos. Geralmente é a base de e-mails para a qual você vai enviar suas peças de e-mail marketing.
Marketing: área que estuda o cliente e as maneiras mais eficientes de atingi-lo, entendê-lo, criar relações e vender produtos e serviços para ele de forma mais eficiente.
Opt-in: momento em que o cliente coloca suas informações de contato, afirmando que aceita receber suas mensagens.
Opt-out: ação de “descadastro” do cliente. Quando ele escolhe retirar seu e-mail do mailing da loja e, portanto, não receber mais mensagens da sua loja.
Pageviews: visualizações de páginas. O número de pageviews indica quantas vezes uma página foi aberta durante um período de tempo.
Pré-header: texto que vem antes do header. Costuma funcionar como um subtítulo do e-mail marketing e explica o que será encontrado na mensagem.
Promoção: campanha que promove uma oportunidade única para compra por tempo limitado. Geralmente um desconto em um produto, frete grátis ou liquidações. Muito úteis para aumentar a popularidade da loja, liberar espaço no estoque e vender itens encalhados.
Régua de relacionamento: é a linha que acompanha o progresso do cliente, desde quando ele visita o seu site até se tornar um cliente frequente e passar a divulgar sua marca.
Remarketing: é a estratégia de entrar em contato com pessoas que tenham visitado produtos no seu site ou abandonado o carrinho. Ela oferece uma chance a mais de converter aquele cliente que demonstrou interesse, mas não executou a compra.
Rodapé: elemento final de um site ou peça de e-mail marketing. Contém informações importantes que podem ter passado despercebidas pelo leitor, como contatos, páginas institucionais e links para redes sociais.
ROI: é o retorno sobre investimento (return on investiment, em inglês), em outras palavras, a métrica que calcula quanto do valor investido retornou à empresa por meio de conversões.
Segmentação: ação de dividir um grande grupo em grupos menores, de acordo com suas características. É possível, por exemplo, segmentar clientes de acordo com suas preferências de compra para enviar promoções mais eficientes.
Spam: e-mail enviado sem o consentimento ou solicitação do remetente, geralmente disparado em massa e com fins publicitários.
Taxa de abertura: porcentagem de e-mails abertos pelos clientes em relação aos que foram disparados.
Pronto, agora você está por dentro de alguns dos temas mais quentes de marketing digital. Mas a teoria é só o início. Você precisa colocar tudo em prática. Para isso, o Impulso Digital pode ajudar. Aqui você tem e-books, posts, infográficos e muito material para download. Não perca!