Setembro - E-mail marketing e promoções

Seu e-mail marketing funciona? Faça o diagnóstico e melhore seus resultados

Um dos maiores medos de quem pensa em trabalhar com e-mail marketing como estratégia de relacionamento e vendas é lidar com os números. Não é todo mundo que entende e gosta de mexer com planilhas e gráficos de todos os tipos.

Acontece que sem os números você simplesmente não consegue descobrir onde está acertando – e, assim, continuar investindo naquilo que dá certo – e corrigir o que está errado.

Mas temos uma notícia boa para você: o e-mail marketing é uma ferramenta muito fácil de ser mensurada. “Isso significa que você consegue mapear exatamente as pessoas que clicaram na sua campanha e visualizar os produtos mais e menos clicados. Com esses dados, fica mais fácil traçar a sua próxima estratégia”, explica Roberto Muricy, analista de Negócios Sênior do UOL HOST.

Se nem assim você se animou a dar uma olhada nos relatórios, preparamos para você um resumo dos principais números que precisam ser analisados para descobrir a eficiência do seu e-mail marketing (e melhorar esses índices, se nada estiver dando certo).

Taxa de entrega

Eventualmente, você vai enviar mensagens para e-mails que tenham sido cadastrados de forma errada, não existem ou estão desativados. A taxa de entrega revela qual a porcentagem de e-mails que realmente chegaram até o destinatário final, mesmo que seja na pasta de spam. Analisá-la e levantar os e-mails que não receberam a peça é fundamental para excluir os endereços inválidos e melhorar sua lista de e-mail (mailing).

Taxa de abertura

Seu e-mail foi disparado, chegou até a caixa de mensagens do cliente e… Agora, como o próprio nome diz, essa porcentagem mostra quantos clientes abriram o seu e-mail (e quantos o ignoraram). É aqui que um título diferente pode fazer muita diferença, então, arregace as mangas e faça os testes. Se houver perfis diferentes dentro da sua lista de e-mails, crie um e-mail marketing com foco nesses grupos.

Taxa de cliques (CTR)

Mede o volume de cliques em relação ao número de e-mails enviados. O cálculo é feito multiplicando os cliques por 100 e dividindo pelos e-mails válidos (que chegaram às caixas de entrada). Por exemplo, se de 1.000 mensagens disparadas 812 foram clicadas, a taxa de CTR é 81,2%. Vale a pena lembrar que cada destinatário pode clicar várias vezes na peça. Ou seja, quanto maior esse número, melhor foram suas ofertas ou o conteúdo no e-mail marketing.

Taxa de clique por abertura (CTOR)

Essa taxa calcula o volume de cliques com relação ao número de e-mails abertos. Nela são considerados apenas cliques únicos, ou seja, um clique por usuário, e a multiplicação de cliques únicos por 100 e, em seguida, a divisão por e-mails abertos. Se dos 1.000 e-mails enviados, no exemplo anterior, 520 foram abertos e, desses, 308 foram clicados, a taxa de CTOR é de aproximadamente 59,2%. Isto significa que mais da metade das pessoas que visualizaram a peça clicaram.

Taxa de conversão

Essa aqui é a que você vai gostar mais, garantimos. É, simplesmente, quantas compras foram feitas depois do e-mail marketing, ou seja, o resultado prático das campanhas.

Só que nunca é demais lembrar que nem todos os disparos de e-mail marketing precisam ter o perfil exclusivo de vendas – você pode mandar conteúdo para melhorar o relacionamento com o cliente. Ainda assim, não custa nada separar um canto na peça de e-mail marketing para deixar uma oferta bacana – quem sabe, né?

Provavelmente, você já está convencido da importância de analisar cada indicador das suas campanhas de e-mail marketing, certo? Mas, só para reforçar, vale prestar atenção na dica do In Hsieh, fundador da Baby.com.br e da 4vets e mentor do Impulso Digital: “Você só vai entender se as suas campanhas de e-mail marketing têm relevância para os seus clientes, quando começar a acompanhar a evolução desses indicadores”.

Depois de muito fugir das ações de e-mail marketing, Alcyr Neto, o protagonista do Impulso Digital, resolveu disparar uma campanha de Dia dos Pais. Quer saber como foi o desempenho dessa campanha de e-mail marketing? Então, confira o episódio abaixo!