Setembro - E-mail marketing e promoções

O Cara do Marketing ensina como criar um e-mail marketing irresistível

Apaixonado por design, formado em Propaganda e Marketing, hiperconectado e “admirador assíduo do bom café”. É com essas palavras que Marcelo Sales, “o Cara do Marketing”, se define. Em seu blog, traz dicas que ajudam empreendedores a entenderem mais sobre como promover seus negócios na internet.

Com mais de 16 anos de experiência na área, Marcelo também tem uma agência de marketing digital, que presta serviços para clientes de vários ramos e portes.

Neste post (originalmente publicado no seu blog), o especialista dá dicas para fazer um e-mail marketing de encher os olhos:

1. Personalize seu e-mail marketing

Comunicados impessoais com aparência de spam não só não atrairão a atenção do seu público como também podem penalizar a imagem da sua empresa, fazendo com que seus recursos sejam jogados no lixo e sua conta para gestão de e-mail marketing seja excluída.

Recomendamos adotar pelo menos 2 medidas fundamentais:

• Investir em um design com a identidade visual da sua marca.
• Reportar-se ao cliente sempre pelo nome.

2. Direcione para páginas estratégicas

Como o objetivo fundamental do e-mail marketing é a conversão, não deixe de incluir redirecionamentos eficazes, posicionando links e ofertas que guiarão seu cliente para suas páginas estratégicas. Experimente criar uma landing page (saiba mais sobre elas em nosso artigo) e insira links direcionando para ela.

3. Atenção ao layout

Um visual profissional com certeza fará toda a diferença para o leitor. De acordo com o objetivo da sua campanha, não deixe de manter um equilíbrio entre as imagens e o texto e destaque o seu conteúdo facilitando a leitura para diferentes dispositivos.

4. Descreva as imagens no Tag Alt

Muitas vezes podem ocorrer problemas no carregamento das imagens, por isto, inserir descrições no campo ALT é uma forma importantíssima de otimizar o conteúdo de sua campanha de e-mail marketing, pois permite ao cliente identificar sobre o que se trata. Além disto, este é um recurso utilizado por deficientes visuais, então esta preocupação também é uma medida de inclusão muito importante.

5. Cuidado com a frequência de envio

Você pode ter muita coisa para falar aos seus clientes após planejar cuidadosamente suas campanhas, no entanto, não se afobe e encaminhe este conteúdo aos poucos. Tome cuidado para não sobrecarregar as caixas de entrada e se tornar inconveniente.

6. Ofereça conteúdo de qualidade

Uma dica de ouro! A principal razão para o fracasso de muitas campanhas de e-mail marketing é o envio de conteúdos irrelevantes. Um bom conteúdo é o que dará credibilidade às suas campanhas e motivará o cliente a permanecer atraído.

7. Realize muitos testes

Outro importante segredo do sucesso é testar. Teste formatos diferentes, linguagens, horários de envio, títulos e chamadas para ação. Boas plataformas para envio de e-mail marketing disponibilizam testes A/B, uma forma importantíssima de descobrir o que realmente funciona para o seu público.

8. Chame os clientes para ação

Como toda ação com foco na conversão, você não pode se esquecer de incluir um chamado claro para ação, ele pode ser uma compra, um cadastro, uma reserva, uma inscrição, enfim, deixe sempre claras suas intenções e os próximos passos do cliente.

9. Revise bem

De nada adiantará todo o planejamento e cuidado na elaboração se não houver uma revisão decente. Priorize esta etapa para garantir a qualidade final e assegurar que pequenos erros não vão ferir a imagem do seu negócio.  Para ajudar nesta etapa, use o checklist que disponibilizamos abaixo. Você pode imprimi-lo e conferir passo a passo ao preparar cada mensagem. Com isso, seus e-mails serão abertos, lidos e clicados.

Gostou das dicas do Marcelo? Ele também oferece um e-book bacana para quem está começando a aprender sobre marketing digital. Vale a pena conferir!