Dezembro - Natal e datas comemorativas

As melhores estratégias para Black Friday e Natal para você se inspirar

Na primeira edição da Black Friday no Brasil, lá em 2010, pouca gente sabia do que se tratava. Com o passar dos anos, o evento foi ganhando força, e hoje é difícil encontrar uma loja que não faça algum desconto na sexta-feira de liquidações.

Mas quando todo mundo começa a fazer algo, a loja que quer vender mais tem de se destacar, não é mesmo?

Muitas marcas já vão além dos descontos e oferecem ainda mais vantagens ao consumidor. Para você já ir se preparando para a Black Friday do próximo ano, separamos algumas das melhores ideias de campanhas de Black Friday.

Ofertas + desconto à vista

Em 2013, o Submarino foi um pouco além do desconto e ofereceu uma condição especial para quem fizesse o pagamento à vista. Todo o site estava com 12% de desconto para pagamento em uma única vez. Isso além dos produtos que chegavam aos 80% de desconto.

Esta é uma tática simples, que você provavelmente emprega no seu e-commerce, no dia a dia, mas que pode acabar sendo esquecida durante a Black Friday.

Black Friday adiantada ou a diferença em dobro

Muita gente para de comprar durante o mês de novembro esperando por uma boa oportunidade na Black Friday. Para não ver o faturamento cair durante todo o mês, a Americanas apostou em uma tática interessante. Antes da sexta-feira de promoções chegar, o cliente poderia escolher entre antecipar o preço de Black Friday ou comprar pelo preço normal e receber o valor em dobro como crédito em uma próxima compra.

Por exemplo, o preço normal de um sofá era de 1.500 reais. Na Black Friday, o valor seria reduzido para 1.300 reais. O consumidor poderia escolher entre pagar o valor promocional antes da Black Friday ou receber um crédito de 400 reais, o dobro da diferença. Boa estratégia, não?

Compre agora e volte no Natal

Muitos consumidores aproveitam os baixos preços da Black Friday para adiantar suas compras de Natal. O resultado disso são alguns empreendedores desgostosos com a baixa de vendas em dezembro.

Para não sofrer com isso, a Americanas lançou uma promoção em que os clientes que fizessem compras na Black Friday teriam um desconto de 10% em seu próximo pedido, que seria, provavelmente, no Natal.

Essa é uma maneira interessante de fidelizar o cliente e elevar um pouco mais o faturamento de dezembro.

Black Friday em dezembro

Também, para não deixar a Black Friday “ofuscar” o Natal, a World Tennis apostou em uma Black Friday em dezembro. A marca promete comercializar alguns produtos com os mesmos preços que foram praticados na sexta-feira de promoções.

Essa é uma ótima saída para liquidar de uma vez produtos que tenham encalhado no estoque e se diferenciar dos seus concorrentes. Vale apostar.

Black Friday estendida

Para muitas lojas, foi-se o tempo em que a Black Friday durava 24 horas. Neste ano, boa parte dos comércios instalou uma Black Weekend ou até Black Month para potencializar os resultados das vendas.

A Netshoes, por exemplo, promoveu um mês inteiro de vendas com desconto. E o Alcyr Neto, protagonista do Impulso Digital, seguiu a tendência e estendeu sua Black Friday até a segunda-feira.

Quer mais dicas para faturar ainda mais com suas ações promocionais? Assista ao episódio do Impulso Digital deste mês e já se prepare para 2016!